Sumários

Apresentações de Alunos

26 Maio 2022, 18:00 Rita Sousa


Apresentações de alunos, como parte integrante da avaliação final desta uc; o programa da uc explicita o seguinte: Apresentação oral individual sobre tema lecionado nas aulas que seja pertinente para o desenvolvimento da tese: 40%

Apresentações de Alunos

24 Maio 2022, 18:00 Rita Sousa


Apresentações de alunos, como parte integrante da avaliação final desta uc; o programa da uc explicita o seguinte: Apresentação oral individual sobre tema lecionado nas aulas que seja pertinente para o desenvolvimento da tese: 40%

A Formação da Opinião na Era Digital

10 Maio 2022, 18:00 Rita Sousa


I. O Papel das Crenças no Processo de Formação da Opinião

II. As Metáforas do Ecossistema dos Media Digitais

III. Feedback Loops e o Reforço de Opiniões

Referências:

Bruns, A. (2019) 'It's Not the Technology, Stupid: How the 'Echo Chamber' and 'Filter Bubble' Metaphors Have Failed Us.' Paper presented at the IAMCR 2019 CONFERENCE in Madrid, Spain, 7-11 July 2019. Submission nº 19771 (Mediated Communication, Public Opinion and Society Section).

Duguay, S. (2017) 'Social media's breaking news: the logic of automation in Facebook Trending Topics and Twitter Moments.' Media International Australia 166(1): 20-33.

Flaxman, S.R., Goel, S., & Rao, J.M. (2016) 'Filter bubbles, echo chambers, and online news consumption'. Public Opinion Quarterly 80(S1): 298-320.

Consumo dos Media, Cultura Popular e Cidadania II

3 Maio 2022, 18:00 Rita Sousa


I. Cidadania e Formação de Opinião Pública

II. Consumo Produtivo, Cidadania Alargada e Capital Social

III. Do Primado da 'Vox Populi' aos Públicos Online

Referências bibliográficas:

Couldry, N. (2004) 'The productive "consumer" and the dispersed "citizen"', International Journal of Cultural Studies 7(1): 21-32.

Hermes, J. (2006) 'Citizenship in the Age of the Internet', European Journal of Communication 21(3): 295-309.

Livingstone, S. (2004) 'The Challenge of Changing Audiences Or, What is the Audience Researcher to do in the Age of the Internet?', European Journal of Communication 19(1): 75-86.

Consumo dos Media, Cultura Popular e Cidadania I

26 Abril 2022, 18:00 Rita Sousa


I. Infotainment, Géneros Híbridos e Modelo Comercial da Comunicação

II. Afetos, Comunidades de Fãs e Capital Social

Referências bibliográficas:

Brants, K. (1998) 'Who's Afraid of Infotainment?', European Journal of Communication 13(3): 315-335.

Couldry, N. (2004) 'The productive "consumer" and the dispersed "citizen"', International Journal of Cultural Studies 7(1): 21-32.

Van Zoonen, L. (2004) 'Imagining the Fan Democracy', European Journal of Communication 19(1): 39-52.