Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se enquadrar a publicidade como um elemento do sistema de comunicação social, mas que possui objectivos pré-determinados, e verdadeiramente estratégicos. É também objectivo revelar a publicidade como um discurso que valoriza o novo, o ideal de juventude, a cultura do efémero, a estetização dos produtos e a construção de universos imagéticos. O objectivo da segunda parte consiste em promover a discussão e reflexão sobre qual dos cenários traçados por White e Mazur (1995) será mais pertinente para pensar o futuro das Relações Públicas. Pretende-se, assim, fomentar o pensamento crítico e a aquisição de competências que permitam a todos os que desejem tornar-se investigadores na área da Comunicação Estratégica,Relações Públicas ou da Comunicação no Interesse Público um elevado grau de conhecimento e capacidade de reflexão crítica sobre os fundamentos,problemas e desenvolvimentos desta disciplina tanto ao nível dos seus pressupostos teóricos como da sua prática profissional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se enquadrar a publicidade como um elemento do sistema de comunicação social, mas que possui objectivos pré-determinados, e verdadeiramente estratégicos. É também objectivo revelar a publicidade como um discurso que valoriza o novo, o ideal de juventude, a cultura do efémero, a estetização dos produtos e a construção de universos imagéticos. O objectivo da segunda parte consiste em promover a discussão e reflexão sobre qual dos cenários traçados por White e Mazur (1995) será mais pertinente para pensar o futuro das Relações Públicas. Pretende-se, assim, fomentar o pensamento crítico e a aquisição de competências que permitam a todos os que desejem tornar-se investigadores na área da Comunicação Estratégica,Relações Públicas ou da Comunicação no Interesse Público um elevado grau de conhecimento e capacidade de reflexão crítica sobre os fundamentos,problemas e desenvolvimentos desta disciplina tanto ao nível dos seus pressupostos teóricos como da sua prática profissional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta unidade curricular organiza-se em unidades temáticas: Na primeira serão abordadas as problemáticas da publicidade como estratégia de Comunicação e da relevância dos objectivos de comunicação; do discurso publicitário, da persuasão e dos apelos; das condicionantes do Consumo; e da dimensão psicológica do acto de consumo Na segunda será abordada a noção de ?comunicação? no quadro delimitado pelas Relações Públicas: a) a comunicação não é uma adenda às nossas acções mas um tipo especial de acção humana, uma acção humana intencional; b) aquilo que significamos excede o que dizemos; c) a linguagem está imbricada na trama que são todas as nossas actividades. As RP como uma função estratégica de integração e desenvolvimento social permitindo às organizações conhecer e adaptar-se ao meio envolvente, promovendo e fomentando a negociação entre diferentes grupos visando o desenvolvimento social e económico.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Para se atingir os objectivos enunciados - a publicidade como dispositivo que realça o novo, que contribui para modelar um ideal de juventude, que alimenta a cultura do efémero, que encoraja a estetização dos produtos e a construção de universos imagéticos ? os conteúdos desta unidade curricular devem privilegiar tanto a esfera da produção como a esfera da recepção da publicidade. Isto é, devem remeter para a dupla dimensão ilocutória e perlocutória da publicidade. Ilocutória naquilo que há de intenção na publicidade produzida. Perlocutória, nos efeitos que essa publicidade produzida consegue, ou não, atingir. Tal opção implica, a montante, o recurso a campos disciplinares como o da semiótica, susceptíveis de fornecer elementos para uma análise discursiva verbal e não verbal; para um estudo comparado do texto e da imagem enquanto sistemas autónomos e, simultaneamente, interdependentes.
Avaliação / Assessment
Os doutorandos serão avaliados através de uma investigação de carácter individual.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas expositivas seguidas de aulas de debate após a leitura pelos discentes de textos considerados fundadores, bem como da bibliografia que, no momento, for considerada como apresentando the state of the art das questões em discussão. O objectivo geral é o de proporcionar não só um referencial integrador de outras perspectivas e saberes transmitidos, mas também a integração dos instrumentos necessários para a compreensão e praxis da comunicação segundo um ponto de vista estratégico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino deverão assumir um carácter eminentemente demonstrativo, recorrendo a exemplos de campanhas publicitárias, nacionais ou estrangeiras, que registaram ou grande sucesso ou retumbante fracasso procurando, em cada caso, isolar os aspectos que explicam os resultados obtidos. Deverão insistir, também, na desconstrução/reconstrução do discurso publicitário, evidenciando as respectivas estratégias argumentativas e retóricas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
White, J. e E Mazur, L. [1995] Strategic Communications Management, Addison, England. Veríssimo, J.(2008) O corpo na Publicidade, Lisboa:Edições Colibri Tellis, Geradrd (2004), Effective Advertising, Sage Publications, Califórnia Searle, J. R.[1969] Speech Acts,An Essay in the Philosophy of Language, Cambridge University Press, New York, reimpresso 1994 Percy, Larry, Elliott, Richard (2005), Strategic Advertising Management, New York., Oxford University Press, Lipovestky, Jilles(2007) A felicidade paradoxal, Lisboa, Edições 70 Grice, H. P.[1957] ?Meaning?, Philosophical Review, 66 Falconi, T.[2004] Governare le relazioni ? obiettivi, strumenti e modelli delle relazioni pubbliche, il sole 24 ORE, Milão. Dilenshneider,R.[2010] The AMA Handbook of Public Relations, AMA, New York De Pelsmacker P.; Geuens M.; Van den Bergh J.(2004), Marketing Communications - A European Perspective, London: Prentice Hall Adam,J-M. & Bonhomme, M.(2000) La Argumentación Publicitaria, Madrid, Catedra
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16