Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01700
Acrónimo :
01700
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
17.0h/sem
Trabalho Autónomo :
133.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


- Contribuir para a análise das implicações da Internet e tecnologias relacionadas nas sociedades contemporâneas, fornecendo os fundamentos conceptuais, teóricos e metodológicos para o aprofundamento de estudos nesta área; - Reflectir e transmitir um conjunto alargado de perspectivas teóricas, modelos de pesquisa e na área dos estudos de internet; - Introduzir temáticas e discutir experiências internacionais de pesquisa e teorização em torno dos impactos e transformações sociais na Era da Informação e das Redes. Competências a adquirir: - compreender o significado da existência de diferentes posicionamentos teóricos e conceptuais no contexto dos estudos de internet; - desenvolver a capacidade de desenvolver pesquisas nesta área de estudos; - adquirir a capacidade de avaliar criticamente a própria pesquisa e a de outros investigadores, contribuindo com investigação aprofundada nesta área, nomeadamente na pesquisa sobre transformações e impactos sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os participantes do seminário debaterão, pesquisarão e promoverão seus conhecimentos nas seguintes dimensões: - Estudos mundiais de pesquisa na Internet. - Redes sociais on-line e culturas em rede do pertença. - O debate sobre medias novas e tradicionais: a transformação das paisagens medias. - Culturas e gerações da media: cultura móvel; novas práticas sociais; novas práticas de comunicação; linguagem e interação; comunidade e identidade; espaço e lugar. - Media móvel: Internet móvel; televisão móvel; música para celular; jogos para telemóvel; papel electrónico móvel; redes sociais. - Televisão e cultura na era digital - Impactos da Internet no consumo e produção cultural - Internet, Religião e Comunidades Espirituais - Transnacionalismo na Internet e mobilidades

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Revolução Informacional 2. Redes e Estados: política Global e Internet 3. Internet, Política e Sociedade (liberdade, participação, partilha, vigilância e privacidade) 4. A interacção social e os ambientes virtuais 5. As redes sociais e a vida quotidiana

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao focar-se em teorias, abordagens e conceitos multidisciplinares sobre a Internet e dinâmica social, e ao monitorizar os vários objetivos mencionados, o conteúdo da UC expressa os objetivos do seminário.

Avaliação / Assessment


A avaliação terá dois momentos essenciais, através da realização de uma apresentação de um texto em aula (artigo de revista científica ou um livro ou capítulo de um autor de referência - 40% da nota final) e um trabalho final ? apresentação de uma proposta de projecto de investigação, nas suas diversas etapas, ou ensaio crítico e argumentado de um ponto do programa (60% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A abordagem da disciplina é estruturada com base em leccionação de carácter teórico e teórico-prático. As aulas teóricas são destinadas à apresentação e discussão dos vários pontos do programa. As aulas teórico-práticas serão espaços destinados à apresentação e discussão de temáticas e assenta na exposição, na pesquisa e leitura de bibliografia de referência e no debate presencial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre métodos de ensino e objetivos do curso é salvaguardada pela procura de uma revisão crítica e pela exploração das discussões em torno dos assuntos apresentados na parte teórica e com uma abordagem multidisciplinar.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press. Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, Londres. Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann. Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press. Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA. Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg. Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Dutton, W. H. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of internet studies. OUP Oxford. Buckingham D. e R. Willett, Digital Generations, Erlbaum. Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y e Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vaidhyanathan, S. (2011). The Googlization of everything. University of California Press. Livingstone, S., & Lievrouw, L. (2006). Handbook of new media: social shaping and social consequences. Sage Publications Ltd. Levinson, P. (2009). New new media. Boston: Allyn & Bacon. Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures and their consequences. Sage. Hacker, K. L., & van Dijk, J. (Eds.). (2000). Digital democracy: Issues of theory and practice. Sage. Fuchs, C., Boersma, K., Albrechtslund, A., & Sandoval, M. (Eds.). (2013). Internet and surveillance: The challenges of Web 2.0 and social media (Vol. 16). Routledge. Fuchs, C. (2007). Internet and society: Social theory in the information age. Routledge. Fuchs, C. (2011). Foundations of critical media and information studies. Routledge. Curran, J., Fenton, N., & Freedman, D. (2016). Misunderstanding the internet. Routledge. Curran, J. (2010). Media and society. Bloomsbury Publishing. Consalvo, M., & Ess, C. (Eds.). (2011). The handbook of internet studies (Vol. 14). John Wiley & Sons. Castells, M. (2013). Communication power. OUP Oxford. Benkler, Y. (2008). The wealth of networks. Yale University Press. Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16