Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01700
Acrónimo :
01700
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
17.0h/sem
Trabalho Autónomo :
133.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Contribuir para a análise das implicações da Internet e tecnologias relacionadas nas sociedades contemporâneas, fornecendo os fundamentos conceptuais, teóricos e metodológicos para o aprofundamento de estudos nesta área; OG2. Refletir e transmitir um conjunto alargado de perspetivas teóricas, modelos de pesquisa na área científica dos estudos de internet; OG3. Introduzir temáticas e discutir experiências internacionais de pesquisa e teorização em torno dos impactos e transformações sociais na Era dos dados, da Informação e das Redes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são os seguintes: OA1. Compreender o desenvolvimento histórico dos estudos da Internet e dos seus principais referenciais teóricos. OA2. Analisar criticamente a forma como a internet influencia vários aspetos da sociedade, incluindo as interações sociais, a cultura, a política e a economia. OA3. Analisar questões atuais, como as desigualdades digitais, a plataformização e a governação. OA4. Avaliar as implicações éticas e sociais das tecnologias da Internet. Os OA estão alinhados com os métodos de ensino. As aulas permitem uma compreensão do desenvolvimento histórico e das estruturas teóricas, reforçada através de leituras e seminários críticos. Os estudos de caso e as discussões em grupo facilitam a análise dos impactos da internet. As apresentações dos alunos garantem uma familiarização com questões atuais e emergentes. As implicações éticas e sociais são integradas nos tópicos tratados na UC e em estudos de caso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução aos Estudos da Internet e aos seus principais quadros teóricos CP2. Para Além de “Dualismos Digitais”: o Género, o Corpo e a interseccionalidade na era Digital CP3. Desigualdades digitais: Divisões, acesso e Participação Digital CP4. Os impactos das redes digitais na vida quotidiana e social dos utilizadores CP5. Plataformização e a Economia Política da Internet CP6. Internet e as crises epistémica, epistemológica e comunicacional CP7. Redes, Governação e Política da Internet CP8. Poder e Movimentos Sociais na Era Digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos da UC Estudos da Internet estão alinhados com os objetivos de aprendizagem para garantir a coerência e a cobertura abrangente da matéria. A introdução (CP1) estabelece os quadros teóricos fundamentais para a compreensão da matéria. Tópicos como os dualismos digitais (CP2) e as desigualdades digitais (CP3) abordam diretamente a análise crítica dos impactos sociais, culturais e económicos, promovendo uma compreensão profunda e o pensamento crítico. A exploração de redes digitais (CP4), a plataformização (CP5) e a governação da Internet (CP7) alinham-se com objetivos centrados na investigação de questões atuais e emergentes. As implicações éticas e sociais estão presentes ao longo de todo a UC (CP6, CP8), proporcionando uma visão holística do papel da Internet na sociedade contemporânea. A UC culmina num trabalho final e apresentações. Esta estrutura garante que cada objetivo é sistematicamente abordado através de conteúdos relevantes e interligados.

Avaliação / Assessment


Estrutura de Avaliação: A avaliação será realizada em dois momentos essenciais, destinados a avaliar tanto a compreensão dos alunos sobre conceitos-chave como a sua capacidade de realizar investigação original. Apresentação de Texto em Aula (30% da Nota Final): Descrição: Cada aluno escolherá um texto relacionado com uma das áreas temáticas do curso. Apresentarão em aula uma revisão crítica e análise do texto escolhido. Objetivos avaliados: Compreender o desenvolvimento histórico e os fundamentos teóricos. Analise criticamente os impactos sociais, culturais, políticos e económicos. Avalie as implicações éticas e sociais. Critério de avaliação: Compreensão e explicação dos principais argumentos e teorias do texto. Análise crítica e capacidade de contextualizar o texto dentro da literatura mais vasta de estudos da Internet. Clareza, coerência e profundidade da apresentação. Envolvimento com o público através de perguntas e respostas e discussões. Trabalho Final (70% da Nota Final): Descrição: Os alunos escreverão um ensaio crítico e argumentado num ponto específico do programa da UC. Este ensaio deve demonstrar a sua capacidade de se envolver profundamente com o conteúdo da UC e fornecer um argumento bem fundamentado. Objetivos avaliados: - Análise crítica dos impactos sociais, culturais, políticos e económicos. - Identificação de questões atuais e emergentes. - Avaliar as implicações éticas e sociais. Critérios de avaliação do trabalho final: - Profundidade de análise e argumentação. - Integração de evidência teórica e empírica. - Clareza, coerência e organização do trabalho. - Originalidade e pensamento crítico demonstrados na argumentação. Cronograma e Prazos: Apresentação do Texto: Seleção e aprovação do texto: Até ao final da Semana 3. Datas de apresentação: Programadas ao longo das semanas 4 a 10, com base na relevância do tema. Trabalho final: Envio de proposta ou esboço de trabalho: Final da semana 8. Esta estrutura de avaliação garante uma avaliação equilibrada da compreensão teórica, do pensamento crítico e das capacidades de investigação dos alunos, estando alinhada com os objetivos de aprendizagem e o conteúdo programático do curso.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A abordagem da disciplina é estruturada com base em leccionação de carácter teórico e teórico-prático. As aulas teóricas são destinadas à apresentação e discussão dos vários pontos do programa. As aulas teórico-práticas serão espaços destinados à apresentação e discussão de temáticas e assenta na exposição, na pesquisa e leitura de bibliografia de referência e no debate presencial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


The Internet Studies course aims to ensure that teaching and assessment methodologies are in alignment with the learning objectives as follows, providing students with a comprehensive and integrated educational experience: OA1: Understanding Historical Development and Theoretical Foundations Teaching Methodologies: Lectures (CP1): Provide structured and comprehensive overviews of the historical development and theoretical foundations of Internet studies. Readings: familiarization with foundational theorists and contemporary scholars. Seminars: discussions that allow students to question, debate and deepen their understanding of theories and historical context. Assessment Methodologies: Presentation of a text in class and final essay: Students present a critical review of a chosen text and carry out a final work, demonstrating their understanding of the main theoretical frameworks and historical developments. OA2: Critically analyze the social, cultural, political and economic impacts of the Internet Teaching Methodologies: Case Studies (CP4, CP5): Discussion of cases that illustrate the impact of the Internet in different social, cultural, political and economic spheres. Group discussions: fostering critical thinking and considering diverse perspectives on the multifaceted impacts of the Internet. Assessment Methodologies: The presentation encourages critical engagement with participants, promoting analytical skills. The Final essay: requires students to critically analyze specific aspects of Internet studies, demonstrating their ability to apply theoretical knowledge to concrete issues. OA3: Investigate current and emerging issues such as digital inequalities, platformization and governance. Teaching Methodologies: Seminars: encouraging students to stay up to date on ongoing trends. Presentations: Allow students to explore and present emerging issues, promoting a dynamic and up-to-date learning environment. Assessment Methodologies: Text Presentation in Class: Engages students with contemporary issues and theoretical debates. Final Assignment: Students investigate and critically analyze current and emerging issues in their chosen topic. OA4: Assess the ethical and social implications of Internet technologies Teaching Methodologies: Lectures (CP6, CP7): Provide basic knowledge on ethical and social issues, ensuring students understand the wider implications of Internet technologies. Group discussions: Encouragement of critical thinking and diverse perspectives on ethical issues. Case studies (CP2, CP4): Analysis of real examples of ethical and social challenges. Assessment Methodologies: Presentation of a text in class: Students criticize key texts, engaging with ethical and social dimensions. Final essay: Requires the exploration and argumentation of ethical and social implications.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Baldi, V. (2024). Otimizados e desencontrados: ética e crítica na era da inconsciência artificial. Braga: Húmus. Cardoso G, (org) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina 2024 Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Mundos Sociais. Cardoso, G., da Costa, A. F., Coelho, A. R., & Pereira, A. (2015). A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina. Castells, M. (2013). Communication power. Oxford: OUP Oxford. Dutton, W. H. (Ed.). (2013). The Oxford handbook of internet studies. Oxford: OUP Oxford. Espanha, R., & Lapa, T. (2019). Literacia dos novos media. Lisboa: Mundos sociais. Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford university press. Van Dijk, J. (2020). The digital divide. John Wiley & Sons. Webster, F. (2014). Theories of the information society. Londres: Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Altay, S., Berriche, M., & Acerbi, A. (2023). Misinformation on misinformation: Conceptual and methodological challenges. Social media+ society, 9(1) Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of social media. Sage. Cardoso, G. et al. (2013). A sociedade dos ecrãs. Lisboa: Tinta da China. Cardoso, G., Lapa, T., & Di Fatima, B. (2016). People are the message? Social mobilization and social media in Brazil. International Journal of Communication, 10, 22. Cardoso, G., Accornero, G., Lapa, T. & Azevedo, J. (2017). Social movements, participation and crisis in Europe. In Manuel Castells, Olivier Bouin, Joao Caraça, Gustavo Cardoso, John Thompson, Michel Wieviorka (Ed.), Europe’s crises. (pp. 405-427). Cambridge: Polity Press. Dahlgren, P. (2018). Media, knowledge and trust: The deepening epistemic crisis of democracy. Javnost-The Public, 25(1-2), 20-27. Evangelista, R., & Bruno, F. (2019). WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation. Internet policy review, 8(4), 1-23. Graham, M., & Dutton, W. H. (Eds.). (2019). Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. Oxford University Press. Helsper, E. J. (2021) The digital disconnect: the causes and consequences of digital inequalities. EBSCOhost Hirsch-Kreinsen, H. (2023). Artificial intelligence: A “promising technology”. AI & SOCIETY, 1-12. Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures and their consequences. Sage. Lapa, T. et al (2018) “As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças” In Carmo et al (Orgs.) Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa: Mundos Sociais. Lima-Quintanilha, T., Torres-da-Silva, M., & Lapa, T. (2019). Fake news and its impact on trust in the news. Using the Portuguese case to establish lines of differentiation. Communication & Society, 32(3), 17-33. Munn, L. (2022). Thinking through silicon: Cables and servers as epistemic infrastructures. New Media & Society, 24(6), 1399-1416. Rowell, L., & Call-Cummings, M. (2020). Knowledge Democracy, Action Research, the Internet and the Epistemic Crisis. Journal of Futures Studies, 24(4). Tsatsou, P. (2016). Internet studies: Past, present and future directions. Routledge. Üzelgün, M. A., Giannouli, I., Archontaki, I., Odstrčilová, K., Thomass, B., & Álvares, C. (2024). Transforming Toxic Debates towards European Futures: Technological Disruption, Societal Fragmentation, and Enlightenment 2.0. Central European Journal of Communication, 17. Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism. Profile Books.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27