Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
1) Colocar os doutorandos a par das tendências atuais da produção teórica e investigação em ciências da comunicação. 2) Conhecer exemplos de teorizações e investigações de excelência em comunicação apresentadas em seminário por convidados e, através das mesmas, boas práticas e desafios. 3) Sensibilizar os doutorandos, através deste portfólio de exemplos, para a escolha de temas de investigação pertinentes bem como enquadramentos téoricos, desenhos de pesquisa e metodologias adequadas de acordo com os interesses particular de cada aluno. 4) Potenciar exercícios de problematização de desenhos de pesquisa e articulação entre teorias e opções metodológicas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1) Estar a par do panorama contemporâneo internacional da produção teórica e investigação em comunicação: principais temas, teorias, agendas de investigação, objetos, problemáticas, desenhos de pesquisa e metodologias 2) Conhecer de forma aprofundada e articulada uma diversidade de problematizações teóricas, investigações em comunicação e processos inerentes 3) Reconhecer a diversidade de temas, teorias e desenhos de pesquisa e estratégias metodológicas em comunicação 4) Estar ciente dos principais desafios de investigação em comunicação 5) Deter um manual de boas práticas de pesquisa social em comunicação 6) Conseguir elaborar um exercício de pesquisa, desconstrução crítica e problematização teórico-metodológica de investigações académicas em comunicação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Apresentação da UC: objetivos, calendarização e avaliação. 2) Sessões temáticas em seminário com convidados internacionais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta unidade curricular procura proporcionar aos doutorandos um contacto direto com investigadores em comunicação através de um conjunto de seminaristas internacionais convidados de universidades estrangeiras com as quais o Iscte estabeleceu protocolos de cooperação. Em cada sessão (em articulação com o MCCTI) será dado acesso a um convidado e um tema particular. Os objetivos serão assegurados em cada seminário com o recurso a exemplos de diferentes projetos em comunicação pela voz dos seus protagonistas convidados. Estes exemplos pretendem-se diversificados, não só quanto aos temas e objetos bem como aos enquadramentos teóricos, desenhos de pesquisa e metodologias aplicadas se for caso disso. Esta unidade curricular constitui um lugar de partilha e debate de ideias.
Avaliação / Assessment
Os alunos deverão apresentar um trabalho individual escrito (com peso de 100%) onde procedam a um exercício de pesquisa e mapeamento das investigações pertinentemente relacionadas com a temática da sua tese. Seguidamente o discente deverá escolher uma ou mais investigações de relevo para conduzir uma desconstrução crítica do seu desenho de pesquisa e problematização teórico-metodológica. A avaliação não contínua será realizada por trabalho nos mesmo moldes do anterior.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino serão do tipo: expositivo, participativo e de estudo autónomo. Serão expostos temas e casos de pesquisas e será fomentado o diálogo entre investigadores sénior convidados e alunos. Implicar-se-á ainda os doutorandos na pesquisa bibliográfica autónoma de investigações relevantes para as suas temáticas específicas e desenvolvimento de pensamento crítico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino de tipo expositivo e o debate fomentado pelos temas e projetos e no qual se pretendem fazer ligações com a investigação de cada aluno potenciará o alcance dos objetivos de aprendizagem. Para além do estudo aprofundado e debate sobre um tema diferenciado por sessão a pesquisa bibliográfica autónoma concorrerá na prossecução dos objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Dada atual situação pandémica, algumas dimensões da FUC (tais como programa, objetivos de aprendizagem e avaliação) poderão sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário. Mais se informa que tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Reforças-se que todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Treadwell, D., & Davis, A. (2019) Introducing communication research: Paths of inquiry (4ª. ed.), Londres, Sage McQuail, Denis & M. Deuze (2020) McQuails Media and Mass Communication Theory (7ª. ed.), London; Sage Kubitschko, S., & Kaun, A. (Eds.). (2016) Innovative methods in media and communication research. Cham, Palgrave Macmillan Jensen, K. Bruhn (ed.) (2012) A handbook of media and communication research: qualitative and quantitative methodologies (2ª. ed.), London, Routledge Hansen, Anders & Machin, David (2013) Media and communication research methods. London, Palgrave Croucher, Stephen M. & Cronn-Mills, Daniel (2015) Understanding communication research methods: a theoretical and practical approach, New York, Routledge Bryman, Alan (2016) Social Research Methods (5ª. ed.), Oxford, Oxford University Press Berger, Arthur Asa (2019) Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches, Londres, Sage
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Schrøder, K., Murray, C., Drotner, K. & Kline, S. (2003) Researching Audiences: A Practical Guide to Methods in Media Audience Analysis. London, Bloomsbury Rose, G. (2012) Visual Methodologies: An Introduction to Researching with Visual Materials. London, Sage van Leeuwen, Theo & Carey Jewitt (2008) Handbook of Visual Analysis, London, Sage Quan-Haase, Anabel & Sloan, Luke (2022) The SAGE Handbook of Social Media Research Methods, 2ª edição. Sage Halfpenny, Peter & Rob Procter (2016) Innovations in digital research methods, London, Sage Griffin, E., Ledbetter, A. & Sparks, G. (2019). A First Look at Communication Theory (10ª edição). New York: McGraw Hill Education Flick, U. (1998) An Introduction to Qualitative Research. London, Sage de Vaus, David (2014, 6a ed) Surveys in Social Research, New York, Routledge Croucher, S. & Daniel Cronn-Mills (2018) Understanding Communication Research Methods: A Theoretical and Practical Approach (2a ed), London, Routledge Corbin, Juliet & Anselm Strauss (2015) Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory: Londres, Sage Bertrand, Ina & Hughes, Peter (2017) Media Research Methods. Audiences, Institutions and Texts (2ª ed.) New York, Palgrave Bauer, M. W., & Gaskell, G. D. (2000) Qualitative Researching with Text, Image and Sound: A Practical Handbook for Social Research. London, Sage Balnaves, Mark; Stephanie H. Donald & B. Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Hampshire: Palgrave Macmillan
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16