Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01701
Acrónimo :
01701
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
17.0h/sem
Trabalho Autónomo :
133.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como principal objetivo a familiarização e ajuda no desenho de uma investigação em ciências da comunicação nas suas várias etapas. Como tal pretende proporcionar competências conceptuais e operativas na conceção, planeamento e realização de um projeto de investigação para a tese de doutoramento em ciências da comunicação, nomeadamente na revisão da literatura e escolha do dispositivo metodológico. Pretende ainda dotar os alunos de capacidade crítica sobre investigações anteriores no sentido de fortalecer as escolhas individuais no desenho das suas teses e antecipação de desafios futuros. Esta unidade curricular constitui um lugar de partilha e debate de ideias sobre investigações em ciências da comunicação, bem como de experimentação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: OA1 - Perceber as várias etapas de uma investigação em ciências da comunicação. OA2 - Efetuar uma revisão da literatura sobre um (sub)campo científico da sua tese, conseguido sistematizar e apresentar os resultados dessa revisão. Nomeadamente, principais agendas de investigação, temas, teorias, autores, objetos, problemáticas, objetivos, desenhos de pesquisa e metodologias, bem como desafios de investigação em comunicação. OA3 - Conseguir elaborar um exercício de desconstrução crítica e problematização teórico-metodológica de investigações em comunicação. OA4 - Estar a par da multiplicidade de dispositivos metodológicos no quadro de uma investigação em ciências da comunicação no sentido de tomar decisões mais informadas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P0 - Apresentação da UC: objetivos, bibliografia, calendarização e avaliação. P1 - Como desenhar uma investigação em ciências da comunicação P2 - A revisão da literatura P3 - Como analisar criticamente investigação em ciências da comunicação P4 - Estratégias metodológicas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O grande objetivo desta UC é familiarizar os alunos com a investigação em ciências da comunicação e ajudar no desenho das suas próprias investigações. Para esse efeito as sessões (como refletido no programa) irão ser organizadas de forma articulada e estruturar-se da seguinte forma: Inicia-se com um enquadramento mais vasto sobre como desenhar uma investigação em ciências da comunicação. (OA1 - P1). Depois será dedicado espaço a uma fase crucial da investigação: a revisão da literatura. (OA2 - P2). Segue-se uma fase de crítica sobre investigações anteriores. (OA3- P3). Por fim, remata-se com uma componente mais metodológica. (OA4 - P4).

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre é desdobrada nas seguintes componentes: a) Apresentação em aula (30%) b) Trabalho final escrito (70%) de acordo com enunciado fornecido pelo docente. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino a adotar privilegia uma abordagem ativa, interativa e diversificada, centrada na promoção da autonomia e participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e alinhada com o modelo pedagógico do Iscte. Serão implementadas estratégias específicas para fomentar a participação ativa dos estudantes, como debates em sala de aula e sessões de feedback entre pares, entendendo a aprendizagem como um processo dialógico onde a interdependência entre docentes e estudantes é essencial e focada na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências. Serão combinados métodos expositivos participados, enraizados numa pedagogia heurística, para a introdução de novos conceitos e temas, a par com métodos demonstrativos, como apresentações de casos de estudo e demonstrações práticas em sala de aula de investigações em ciências da comunicação. As aulas serão teórico-práticas começando com uma breve exposição teórica seguida de atividades práticas, como análise de estudos de caso, simulações e exercícios de resolução de problemas. Será feito o uso de ferramentas multimédia e serão aplicadas, nomeadamente, estratégias de gamificação. Serão realizadas atividades que desenvolvem o pensamento crítico e criativo, como sessões de brainstorming, debates e análise crítica de investigações em ciências da comunicação, incentivando os estudantes a questionar e construir argumentos sólidos. O trabalho autónomo deverá ser cuidadosamente planeado, com leituras prévias, tarefas de pesquisa individual, e apresentações em sala de aula que permitam aos estudantes aprofundar os seus conhecimentos e partilhar as suas descobertas com os colegas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver os conhecimentos e competências para a condução de uma investigação em ciências da comunicação. Esta UC requer conceitos teóricos fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, mas também inclui uma parte prática com ligação à investigação aplicada. As aulas teórico-práticas permitem uma compreensão teórica articulada com a aplicação de conhecimentos numa dimensão prática, implicando participação ativa em aula e trabalho autónomo por parte dos estudantes. A articulação do trabalho do docente com o esforço individual dos alunos, através da exposição em aula, discussão entre pares e a realização de um trabalho escrito final, é essencial para atingir os objetivos de aprendizagem, garantindo um real processo de aprendizagem e, com isso, o fortalecimento das investigações individuais. As apresentações e discussões em aula têm como objetivo estimular a capacidade de exposição e argumentação oral, bem como o raciocínio crítico baseado na apropriação dos conhecimentos lecionados, preparando os alunos para a defesa de argumentos em situações de debate. A realização do trabalho escrito promoverá a capacidade de mapeamento e pensamento crítico sobre uma área da investigação em ciências da comunicação afecta às teses, facilitando desta forma um melhor desenho das pesquisas individuais. A combinação de metodologias expositivas, demonstrativas, participativas e interativas, promovendo a interação e discussão com os alunos em sala de aula, em articulação com a apresentação em sala, debate e realização de trabalhos escritos, é considerada a mais adequada para uma disciplina teórico-prática com as características desta UC.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Treadwell, D., & Davis, A. (2019) Introducing communication research: Paths of inquiry (4ª. ed.), Londres, Sage McQuail, Denis & M. Deuze (2020) McQuails Media and Mass Communication Theory (7ª. ed.), London; Sage Kubitschko, S., & Kaun, A. (Eds.). (2016) Innovative methods in media and communication research. Cham, Palgrave Macmillan Jensen, K. Bruhn (ed.) (2012) A handbook of media and communication research: qualitative and quantitative methodologies (2ª. ed.), London, Routledge Hansen, Anders & Machin, David (2013) Media and communication research methods. London, Palgrave Croucher, Stephen M. & Cronn-Mills, Daniel (2015) Understanding communication research methods: a theoretical and practical approach, New York, Routledge Bryman, Alan (2016) Social Research Methods (5ª. ed.), Oxford, Oxford University Press Berger, Arthur Asa (2019) Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches, Londres, Sage

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Schrøder, K., Murray, C., Drotner, K. & Kline, S. (2003) Researching Audiences: A Practical Guide to Methods in Media Audience Analysis. London, Bloomsbury Rose, G. (2012) Visual Methodologies: An Introduction to Researching with Visual Materials. London, Sage van Leeuwen, Theo & Carey Jewitt (2008) Handbook of Visual Analysis, London, Sage Quan-Haase, Anabel & Sloan, Luke (2022) The SAGE Handbook of Social Media Research Methods, 2ª edição. Sage Halfpenny, Peter & Rob Procter (2016) Innovations in digital research methods, London, Sage Griffin, E., Ledbetter, A. & Sparks, G. (2019). A First Look at Communication Theory (10ª edição). New York: McGraw Hill Education Flick, U. (1998) An Introduction to Qualitative Research. London, Sage de Vaus, David (2014, 6a ed) Surveys in Social Research, New York, Routledge Croucher, S. & Daniel Cronn-Mills (2018) Understanding Communication Research Methods: A Theoretical and Practical Approach (2a ed), London, Routledge Corbin, Juliet & Anselm Strauss (2015) Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory: Londres, Sage Bertrand, Ina & Hughes, Peter (2017) Media Research Methods. Audiences, Institutions and Texts (2ª ed.) New York, Palgrave Bauer, M. W., & Gaskell, G. D. (2000) Qualitative Researching with Text, Image and Sound: A Practical Handbook for Social Research. London, Sage Balnaves, Mark; Stephanie H. Donald & B. Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Hampshire: Palgrave Macmillan

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27