Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01702
Acrónimo :
01702
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
16.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
17.0h/sem
Trabalho Autónomo :
133.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


MÓDULO I (M I) - Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores na área da comunicação. - Proporcionar o desenvolvimento de competências práticas que permitam aos estudantes a recolha, análise e exposição de dados de investigação. Principais competências a adquirir: - Domínio das principais metodologias aplicáveis a contextos comunicacionais. - Capacidade de identificar um problema de investigação, decidir sobre os objectivos da investigação e seleccionar os métodos e técnicas apropriados para levar a cabo a investigação. MÓDULO II (M II) Proporcionar uma formação avançada em tratamento qualitativo dos resultados de uma pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de competências necessárias à utilização, em contexto académico e profissional, do software para Análise de Conteúdo - MAXqda(R).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


MÓDULO I (M I) - Identificar e avaliar criticamente uma variedade de métodos de investigação utilizados pelos investigadores na área da comunicação. - Proporcionar o desenvolvimento de competências práticas que permitam aos estudantes a recolha, análise e exposição de dados de investigação. Principais competências a adquirir: - Domínio das principais metodologias aplicáveis a contextos comunicacionais. - Capacidade de identificar um problema de investigação, decidir sobre os objectivos da investigação e seleccionar os métodos e técnicas apropriados para levar a cabo a investigação. MÓDULO II (M II) Proporcionar uma formação avançada em tratamento qualitativo dos resultados de uma pesquisa qualitativa, através do desenvolvimento de competências necessárias à utilização, em contexto académico e profissional, do software para Análise de Conteúdo - MAXqda(R).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


MÓDULO I 1.Teorias e abordagens gerais às questões da investigação. 2. O primado da teoria. A construção dos modelos de análise. 2.1.Modelos de investigação qualitativos, quantitativos e mistos. 3. Metodologias ?lógico-dedutivas? 4. Metodologias ?compreensivas? 4.1. Fundamentos, características, objectivos e conceitos fundamentais. 4.2. Modelos e modelização da investigação qualitativa. 4.3. Principais técnicas qualitativas de recolha de informação. As entrevistas, as abordagens biográficas, a observação. 5. Selecção das unidades de observação e amostragem. MÓDULO II Design da pesquisa Análise de Conteúdo: teoria e método Análise de Conteúdo Assistida por Computador: - Introdução ao MAXqda - Codificação em MAXqda - Codificação automática com Maxdictio - Outputs do MAXqda - Ferramentas visuais do MAXqda Análise da relevância temática: Articulação entre o MAXqda e o Excel.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos decorrem, naturalmente, dos objectivos a atingir: dotar os doutorandos dos instrumentos mais eficazes para a investigação em Ciências da Comunicação. Note-se que, à partida, o nível de conhecimentos dos doutorandos no que toca a metodologias não será o mesmo. Haverá, por um lado, doutorandos já com conhecimentos aprofundados nesse domínio ? os titulares de Licenciaturas ou de Mestrados do ISCTE-IUL ou da ESCS-IPL ? e, por outro, doutorandos provenientes de cursos nos quais a vertente metodológica é menos acentuada. Esta disparidade exigirá alguma plasticidade na forma de estruturar os conteúdos assim como nos tipos de relacionamento a implementar no contexto da aula.

Avaliação / Assessment


- Trabalho escrito individual com a estrutura de um projecto de investigação que traduza reflexão e aprofundamento de metodologias e técnicas a utilizar em Ciências da Comunicação. - Revisão crítica de um artigo científico tendo em conta os conhecimentos adquiridos em contexto de aula.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


M I. Discussão das principais questões epistemo., compreensão dos prob. centrais que se colocam nas diversas fases do proc. de investig., reflexão sobre a definição da estratégia de investig.. Os conhecimentos referentes a cada tópico serão aplicados aos projectos dos doutorandos. M II. As aulas incidirão tanto nas componentes teó. e concept.,que sustentam uma adequada compreensão dos métodos, como nas componentes instrumentais, fazendo uso de exemplos concretos de aplicação desta metodologia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As considerações desenvolvidas no ponto 3.3.6. justificam que, paralelamente às aulas dirigidas ao conjunto dos doutorandos, sejam programadas sessões especiais para grupos mais pequenos. Só assim, apostando também num ensino de proximidade, será possível dar resposta a carências particularmente sentidas por doutorandos que os incapacitam de acompanhar o ritmo normalmente imprimido à exposição de matérias na aula. Por outro lado, e até por se situar a um nível de 3º ciclo, esta unidade curricular deve excluir toda a rigidez e constituir-se como lugar onde os interessados encontram soluções para os problemas que, de facto, vão encontrando na estruturação do respectivo projecto de investigação.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa ? Fundamentos e Práticas, Lisboa: Piaget Ketele, J-M. e X. Roegiers (s/d), Metodologia de Recolha de Dados - Fundamentos dos Métodos de Observações, de Questionários, de Entrevistas e de Estudo de Documentos, Lisboa: Instituto Piaget. Guerra, I. C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril: Principia. Gigglione, R e B. Matalon (1992), O Inquérito-Teoria e prática, Oeiras: Celta. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor. MÓDULO II Wimmer, R. D., & Dominick, J. R. (2003). Mass Media Research: An Introduction. CA: Thomson/Wadsworth. Hammersley, M. & Atkinson, P. (2007). Ethnography: Principles in practice. London: Routladge. Gunter, B. (2000). Media research methods: measuring audiences, reactions and impact. London: Sage. Creswell, J. W. (2009). Research Design ? Quantitative, Qualitative and Mixed Methods Approaches. London: Sage. MÓDULO I

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16