Sumários
Do qualI (tativo) ao quanti (tativo) (conclusão)
3 Dezembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Do qualI (tativo) ao quanti (tativo)
Sistematização de um conjunto de etapas desde:
- a identificação do universo a partir do qual serão identificados os entrevistados
- ...
- à análise de conteúdo das entrevistas
- ...
- à identificação das categorias/subcategorias conceptuais
explicação da articulação do qualitativo para o quantitativo.
Template a adoptar no trabalho da UC.
P.S. estiveram 4 estudantes em presencial e 15 on-line.
Do qualI (tativo) ao quanti (tativo)
26 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Do qualI (tativo) ao quanti (tativo) - Exemplificação de procedimentos e potencialidades de articulação entre análise de conteúdo e análise quantitativa:
- Proposta metodológica - análise quantitativa sobre as categorias conceptuais
- Como operacionalizar? Como passar do QUALI para o QUANTI ?
- Transformação de cada categoria conceptual em uma variável
- Exemplificação de análise univariada
- Exemplificação de análise bivariada
-
Da multidimensionalidade conceptual à multidimensionalidade analítica - aplicação de um método de análise multivariado para identificar dimensões de análise do conceito.
Nota: nesta aula apenas esteve uma estudante presencialmente. Estiveream 22 estudantes em ZOOM.
Glossário de conceitos metodológicos (conclusão)
19 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Glossário de conceitos metodológicos:
- Rigor no uso dos conceitos de natureza metodolõgica equiparável ao rigor usado na apresentação/discussão dos conceitos substantivos que sustentam a revisão da literatura da pesquisa
- Leitura critica de extractos de texto usado em relatórios de pesquisa na seção do Método.
Métodos mistos
Universo de trabalho (ou população) e amostra em pesquisa de natureza quantitativa:
- Cálculo da dimensão da amostra
- (re)Cálculo do erro amostral findo o processo de inquirição
- Discussão de valore de nível de confiança e erro amostral mais habitualmente usados.
Brain storming sobre conceitos metodológicos
12 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Brain storming sobre conceitos metodológicos com o objetivo de construir um glossário:
- Rigor no uso dos conceitos metodológicos equiparável ao rigor usado na apresentação/discussão dos conceitos substantivos que sustentam a revisão da literatura da pesquisa
- Leitura critica de extractos de texto usado em relatórios de pesquisa na seção de apresentação da estratégia metodológica:
- questionários ou questionário? significado da diferença
- questionário e inquérito não são sinónimos
- diferença entre universo de trabalho e amostra
- amostra representativa
- uma amostra não é «mais represntativa» por ser de maior dimensão
- vantagens da aplicação de um questionário on-line.
Nota: estiveram presencialmente 5 estudantes + 12 em ZOOM.
Visita ao MediaLab/Análise e discussão de metodologias
5 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Visita ao MediaLab (CIES-Iscte) com apresentação das ferramentas Brandwatch, CrowdTangle e do MediaMonitor TeleNews. Análise e discussão de metodologias qualitativas e mistas em Ciências da Comunicação a partir dos tópicos de pesquisa dos doutorandos.
Aula lecionada presencialmente e através de videoconferência.