Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01703
Acrónimo :
01703
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
34.0h/sem
Trabalho Autónomo :
416.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


No final da unidade curricular os estudantes devem estar aptos a elaborar um projecto para uma investigação. No final da unidade curricular os estudantes devem ter o seu projecto de tese elaborado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular os estudantes devem estar aptos a elaborar um projecto para uma investigação. No final da unidade curricular os estudantes devem ter o seu projecto de tese elaborado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Identificar o processo de se iniciar uma investigação; Identificar o processo de justificar e conceptualizar uma investigação; Identificar o processo de definir objectivos e hipóteses numa investigação, assim como os resultados esperados dessa investigação; Identificar o processo através da qual se define o método para levar a efeito uma investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta unidade curricular destina-se a acompanhar o doutorando na escolha do seu tema de doutoramento e na elaboração do respectivo projecto. Culmina com a apresentação e defesa do projecto referido, perante um júri constituído por doutorados internos e externos, tanto no que respeita ao ISCTE-IUL como à ESCS do Instituto Politécnico de Lisboa. Projecto cuja aprovação é condição indispensável para o ingresso no 2º ano do Curso Doutoral. Pela razão exposta, é um Seminário cujos conteúdos se adequam, de ano para ano, às necessidades e às expectativas manifestadas pelos doutorandos.

Avaliação / Assessment


As metodologias serão essencialmente práticas onde os estudantes terão um percurso ao longo da unidade que os orientará para elaborar o seu projecto de tese | A avaliação será a apresentação do referido projecto perante um júri.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias serão essencialmente práticas onde os estudantes terão um percurso ao longo da unidade que os orientará para elaborar o seu projecto de tese

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Criada para funcionar como apoio à construção do projecto de doutoramento, esta unidade curricular deverá, metodologicamente, investir na distinção entre tema e objecto de investigação, apresentar critérios que presidam à adequada escolha da amostragem, expor metodologias adaptadas aos temas escolhidos pelos doutorandos, sugerir bibliografias. Competindo-lhe acompanhar a construção do projecto, deverá constituir um espaço de diálogo/debate entre o docente e os discentes assim com um espaço de diálogo/debate entre os próprios discentes convidados a comentar as opções efectuadas por cada um. Pela sua natureza, este Seminário decorrerá, em grande parte, segundo o grau de empenhamento dos doutorandos que o frequentam. Caberá, no entanto, ao docente responsável, a tarefa de propor constantemente novas questões, de detectar debilidades e complementar projectos em construção. Pedagogicamente, este Seminário deverá convidar os doutorandos a partilhar as suas dúvidas e os seus pressupostos. Deverá, em suma, colaborar no sentido de se ultrapassarem as barreiras que, frequentemente, impedem a exposição pública dos trabalhos pessoais. Deverá, enfim, recorrer à colaboração de outros docentes, internos e externos à equipa do Curso Doutoral, sempre que as necessidades expostas pelos doutorandos o justifiquem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


MALHOTRA, N. K.; BIRKS, D. F.(1999) Marketing Research an applied approach. 2nd European Edition, Prentice Hall, London KRUEGER, R.(1994, 2 Ed), Focus Groups, A Practical Guide for Applied Research, Sage Publications HILL, M.; HILL, A.(2000), Investigação por Questionário, Ed. Sílabo, Lisboa GUNTER, B.(2000). Media Research Methods, measuring audiences, reactions and impact. Sage Publications FINK, A.,(1995), The Survey Kit, Sage Publications DENZIN, N.; LINCOLN, Y.(1994) Handbook of Qualitative Research, Sage Publications, California DAVIS, J.,(1998), Advertising Research: Theory and Practice, Prentice Hall Business Publishing CRESWELL, J. W.(2009) Research Design, Qualitative, Quantitative, and Mixed Approaches, 3rd Ed, Sage Publications Ltd. BEARDEN, W.,NETEMEYER, R.;(1999), Handbook of Marketing Scales - Multi-Item measures for Marketing and Consumer Behaviour Research, Sage Publications ALRECK, P.; SETTLE, R.(1995)The Survey Research Handbook, 2ª Ed. McGraw-Hill, Boston

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16