Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
No final da unidade curricular os estudantes devem estar aptos a elaborar um projecto para uma investigação. No final da unidade curricular os estudantes devem ter o seu projecto de tese elaborado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular os estudantes devem estar aptos a elaborar um projecto para uma investigação. No final da unidade curricular os estudantes devem ter o seu projecto de tese elaborado.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Identificar o processo de se iniciar uma investigação; Identificar o processo de justificar e conceptualizar uma investigação; Identificar o processo de definir objectivos e hipóteses numa investigação, assim como os resultados esperados dessa investigação; Identificar o processo através da qual se define o método para levar a efeito uma investigação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta unidade curricular destina-se a acompanhar o doutorando na escolha do seu tema de doutoramento e na elaboração do respectivo projecto. Culmina com a apresentação e defesa do projecto referido, perante um júri constituído por doutorados internos e externos, tanto no que respeita ao ISCTE-IUL como à ESCS do Instituto Politécnico de Lisboa. Projecto cuja aprovação é condição indispensável para o ingresso no 2º ano do Curso Doutoral. Pela razão exposta, é um Seminário cujos conteúdos se adequam, de ano para ano, às necessidades e às expectativas manifestadas pelos doutorandos.
Avaliação / Assessment
As metodologias serão essencialmente práticas onde os estudantes terão um percurso ao longo da unidade que os orientará para elaborar o seu projecto de tese | A avaliação será a apresentação do referido projecto perante um júri.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias serão essencialmente práticas onde os estudantes terão um percurso ao longo da unidade que os orientará para elaborar o seu projecto de tese
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Criada para funcionar como apoio à construção do projecto de doutoramento, esta unidade curricular deverá, metodologicamente, investir na distinção entre tema e objecto de investigação, apresentar critérios que presidam à adequada escolha da amostragem, expor metodologias adaptadas aos temas escolhidos pelos doutorandos, sugerir bibliografias. Competindo-lhe acompanhar a construção do projecto, deverá constituir um espaço de diálogo/debate entre o docente e os discentes assim com um espaço de diálogo/debate entre os próprios discentes convidados a comentar as opções efectuadas por cada um. Pela sua natureza, este Seminário decorrerá, em grande parte, segundo o grau de empenhamento dos doutorandos que o frequentam. Caberá, no entanto, ao docente responsável, a tarefa de propor constantemente novas questões, de detectar debilidades e complementar projectos em construção. Pedagogicamente, este Seminário deverá convidar os doutorandos a partilhar as suas dúvidas e os seus pressupostos. Deverá, em suma, colaborar no sentido de se ultrapassarem as barreiras que, frequentemente, impedem a exposição pública dos trabalhos pessoais. Deverá, enfim, recorrer à colaboração de outros docentes, internos e externos à equipa do Curso Doutoral, sempre que as necessidades expostas pelos doutorandos o justifiquem.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
MALHOTRA, N. K.; BIRKS, D. F.(1999) Marketing Research an applied approach. 2nd European Edition, Prentice Hall, London KRUEGER, R.(1994, 2 Ed), Focus Groups, A Practical Guide for Applied Research, Sage Publications HILL, M.; HILL, A.(2000), Investigação por Questionário, Ed. Sílabo, Lisboa GUNTER, B.(2000). Media Research Methods, measuring audiences, reactions and impact. Sage Publications FINK, A.,(1995), The Survey Kit, Sage Publications DENZIN, N.; LINCOLN, Y.(1994) Handbook of Qualitative Research, Sage Publications, California DAVIS, J.,(1998), Advertising Research: Theory and Practice, Prentice Hall Business Publishing CRESWELL, J. W.(2009) Research Design, Qualitative, Quantitative, and Mixed Approaches, 3rd Ed, Sage Publications Ltd. BEARDEN, W.,NETEMEYER, R.;(1999), Handbook of Marketing Scales - Multi-Item measures for Marketing and Consumer Behaviour Research, Sage Publications ALRECK, P.; SETTLE, R.(1995)The Survey Research Handbook, 2ª Ed. McGraw-Hill, Boston
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16