Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo da UC está centrado no desenvolvimento de conhecimentos e competências avançadas para a conceção, planeamento e realização de um projeto de investigação para tese de doutoramento em ciências da comunicação. Esta unidade curricular destina-se a acompanhar o doutorando na escolha do seu tema de doutoramento e na elaboração do respectivo projecto em ciências da comunicação. A UC culmina com a apresentação e defesa do projecto referido, perante um júri constituído por doutorados internos e externos. A aprovação do projecto é condição indispensável para o ingresso no 2º ano do Curso Doutoral.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar os requisitos e as componentes principais de um projeto de investigação na área das ciências da comunicação, com parâmetros académicos exigentes em termos de qualidade e ética; OA2. Conceber um projeto de tese de doutoramento em ciências da comunicação que contribua para o avanço do conhecimento sobre fenómenos sociais, económicos, políticos e culturais tendo por objeto o estudo da comunicação e/ou dos instrumentos teóricos e metodológicos das ciências da comunicação, como por exemplo os métodos digitais, a um nível suscetível de publicação científica; OA3. Planear o desenvolvimento da investigação de maneira consistente, exequível e ajustada ao período de tempo disponível para a realização da tese de doutoramento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A investigação em ciências da comunicação: objetivos, modalidades e resultados. CP2. Projetos de investigação científica, enquadramento em centros de investigação, publicação científica. CP3. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação. Teoria e investigação empírica. Problemas de operacionalização. Familiarização e distanciamento: Problemas de interferência. Teorias auxiliares de pesquisa. Níveis de análise. Modos de inferência. Modos de explicação. CP4. Questões éticas na investigação em ciências da comunicação. CP5. Desenho da pesquisa e componentes do projeto de investigação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Contributos dos conteúdos programáticos para os objetivos de aprendizagem: OA1: CP1, CP4, CP5 OA2: CP2, CP3 OA3: CP5
Avaliação / Assessment
A avaliação incide sobre: i) a participação no seminário; ii) a elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, apresentado em documento escrito segundo modelo FCT.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Contacto direto do docente com os alunos em seminário e orientação tutorial. Trabalho autónomo dos alunos: a) participação no seminário; b) contacto com projetos num centro de investigação, com teses de doutoramento em ciências da comunicação, e com revistas científicas relevantes para o projeto doutoral; c) elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, com apoio de um orientador, em documento escrito segundo modelo FCT; d) apresentação e debate do projeto no seminário.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As primeiras sessões do seminário visam o debate aprofundado e crítico dos principais tópicos dos conteúdos programáticos. As sessões seguintes têm como objetivo a apresentação e debate das primeiras versões dos projetos de cada aluno. O trabalho autónomo de cada aluno consiste fundamentalmente na preparação, apresentação, debate e aperfeiçoamento do seu projeto de investigação para tese de doutoramento. Esta UC foi criada para funcionar como apoio permanente à construção do projecto de doutoramento em ciências da comunicação, pelo que, metodologicamente, investe na distinção entre tema e objecto de investigação, apresentando critérios que presidam à adequada escolha da amostragem, à exposição de metodologias adaptadas aos temas escolhidos pelos doutorandos e na sugestão de bibliografias. Nesta UC acompanha-se a construção do projecto, constituindo um espaço de diálogo/debate entre o docente e os doutorandos, bem como um espaço de diálogo/debate entre os próprios doutorandos ao serem convidados a comentar as opções efectuadas por cada um. Dada a sua natureza, este Seminário decorre, em grande parte, segundo o grau de empenhamento dos doutorandos que o frequentam. Cabe, no entanto, ao docente responsável, a tarefa de propor constantemente novas questões, de detectar debilidades e complementar projectos em construção. Pedagogicamente, este Seminário convida os doutorandos a partilhar as suas dúvidas e os seus pressupostos, colaborando no sentido de se ultrapassarem as barreiras que, frequentemente, impedem a exposição pública dos trabalhos pessoais.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cardoso, Gustavo (2023). A Comunicação da Comunicação. As Pessoas são a Mensagem. Mundos Sociais. Castells, M. (2023). The Network Society Revisited. American Behavioral Scientist, 67(7). 940-946. https://doi.org/10.1177/00027642221092803 Eco, U. (2021) ‘Hard and Soft Communication’, Observatorio (OBS*), 15(2). doi: 10.15847/obsOBS15220212010. McQuail, D. & Deuze, M. (2020). McQuail’s Media & Mass Communication Theory (seventh edition). London: SAGE. Paquete de Oliveira, J.M. (2017) ‘A comunicação numa perspectiva sociológica’. In: Cardoso, G. (ed.) Comunicação e quotidiano: textos e intervenções (1983-2016). Lisboa: Tinta-da-China. Winston, B. (1998) Media technology and society: a history: from the telegraph to the internet. Oxford: Routledge. Winston, B. (2002) ‘Towards Tabloidization? Glasgow revisited, 1975-2001’, Journalism Studies, 3:1, 5-20. doi: 10.1080/14616700120107301.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Foucault, M. (1979). Truth and Power: An Interview with Michel Foucault. Critique of Anthropology, 4(13–14), 131–137. https://doi.org/10.1177/0308275X7900401311 Bourdieu, P. (2005). The Political Field, the Social Science Field, and the Journalistic Field. In R. Benson & E. Neveu (Eds.), Bourdieu and the Journalistic Field. Cambridge, UK: Polity. Castells, M. (2013). Communication Power. Oxford: Oxford University Press. Cardoso, G. (2020). Networked Communication: People Are the Message. Mundos Sociais. Lisboa. Benkler, Y. (2006). The Wealth of Networks: How Social Production Transforms Markets and Freedom. New Haven & London: Yale University Press. Beer, D. (2017). The Social Power of Algorithms. Information, Communication & Society, 20(1), 1–13. https://doi.org/10.1080/1369118X.2016.1216147 Gillespie, T. (2018). Custodians of the Internet: Platforms, Content Moderation and Hidden Decisions that Shape Social Media. New Haven: Yale University Press. Diakopoulos, N. (2015). Algorithmic Accountability. Digital Journalism, 3(3), 398–415. https://doi.org/10.1080/21670811.2014.976411 Bennett, W. L., & Livingston, S. (2018). The Disinformation Order: Disruptive Communication and the Decline of Democratic Institutions. European Journal of Communication, 33(2), 122–139. https://doi.org/10.1177/0267323118760317 Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The Mediated Construction of Reality. Cambridge, UK: Polity.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-03