Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Primeiro ano do curso de doutoramento completo, ou equivalência. Projeto de tese de doutoramento aprovado e registado.
Objetivos Gerais / Objectives
Promover a produção pelos estudantes das suas teses de doutoramento em ciências da comunicação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de, no contexto da área das ciências da comunicação: OA1. Identificar, analisar e julgar criticamente problemas e resultados científicos; OA2. Usar e explicar teorias e conceitos assim como métodos e competências de pesquisa; OA3. Planear e realizar uma investigação científica de acordo com padrões de qualidade internacionais; OA4. Produzir e apresentar investigação relevante e original que contribua para o avanço do conhecimento e mereça difusão nacional e internacional em publicações com avaliação científica; OA5. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à ciência e ao mundo social em geral e na área das ciências da comunicação em particular; OA6. Comunicar com os pares, a comunidade científica e a sociedade em geral e explicar resultados de investigação; OA7. Aplicar princípios e regras de ética da investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento, incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante, proporcionada pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise em ciências da comunicação e baseados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos professores; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas e em curso, apresentadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros; d) uma componente de apresentação pública do trabalho num Colóquio Doutoral em Ciências da Comunicação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP permitem o desenvolvimento de competências de investigação em ciências da comunicação a nível avançado e a produção de uma tese de doutoramento . Todos os aspetos estão fortemente interligados, porém, os tópicos gerais e específicos abordados no trabalho de pesquisa e no acompanhamento tutorial são fundamentais para o desenvolvimento de competências avançadas de identificação de problemas, planeamento e realização de pesquisas, utilização de teorias e métodos científicos, produção de novos conhecimentos e ética da investigação. Os tópicos transversais dos seminários de investigação e a participação nos debates e Colóquio Doutoral têm importância especial para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica e comunicação científica. Por sua vez, os tópicos tratados nas conferências doutorais são fundamentais para objetivos de aprendizagem relativos a competências de análise de ideias novas, acompanhamento do estado da arte e adoção de padrões científicos elevados.
Avaliação / Assessment
Anualmente os doutorandos apresentam textos de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e um relatório de progresso (para transição de ano) que é avaliado pelo Painel de Avaliação designado pela comissão científica do doutoramento. No 3º ano apresentam uma comunicação no Colóquio Doutoral. A participação no ciclo internacional é monitorizada. A tese é discutida publicamente e avaliada por júri científico (art.º.31º e 32º, NRGD do ISCTE-IUL).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os doutorandos preparam a tese com o orientador e são incentivados a desenvolver a pesquisa num centro de investigação. Os doutorandos apresentam anualmente textos de pesquisa, nos seus vários estádios de evolução, no seminário de investigação. Os doutorandos apresentam, igualmente, uma comunicação no Colóquio Doutoral e, também, frequentam o ciclo internacional de conferências doutorais. Durante a duração do seminário de tese, os doutorandos são incentivados a apresentar resultados da investigação em conferências científicas e submeter artigos à revistas com avaliação científica. Por fim, os doutorandos elaboram anualmente um relatório de progresso e recebem comentários de avaliadores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Um fator importante para o sucesso na tese de doutoramento é a colaboração estreita dos doutorandos com os seus orientadores, que acompanham regularmente o processo em sessões tutoriais. Outro fator de sucesso é a integração dos estudantes de doutoramento e do seu trabalho de pesquisa num centro de investigação de nível científico elevado. Os doutorandos são incentivados a participarem nas atividades científicas do centro de investigação que organiza o programa doutoral, o CIES-IUL, e a prepararem as suas teses integrados em equipas de investigação do centro no quadro do laboratório "MediaLab CIES" e da linha de investigação em "Comunicação & Cultura". Os objetivos de aprendizagem complexos inerentes à preparação da tese podem ser melhor alcançados em intercâmbio regular com outros cientistas e estudantes de doutoramento. Tal, é conseguido não só pelo trabalho com os orientadores e pela ligação com centros de investigação, mas também pela participação regular dos estudantes de doutoramento nos seminários doutorais de investigação, coordenados por professores do programa doutoral. Nesses seminários, os doutorandos apresentam e discutem anualmente textos de pesquisa, na sua evolução ao longo do ano, e participam no debate dos textos de pesquisa dos colegas. Os doutorandos também participam regularmente no ciclo internacional de conferências doutorais organizado pelo programa de doutoramento. Nele podem ouvir, e debater com, investigadores e académicos reputados, nacionais e estrangeiros, que vêm apresentar investigações e análises de alto nível científico, já concluídas ou em curso. O requisito de apresentar e debater regularmente textos de pesquisa dá suporte ao processo de aprendizagem e o retorno avaliativo regular permite um acompanhamento próximo da investigação e da elaboração da tese. Complementarmente, a comparação com os colegas motiva os doutorandos a prosseguirem nos objetivos de aprendizagem, incentiva-os a ultrapassar dificuldades, estimula a entre-ajuda e ajuda a estabelecer padrões científicos e éticos elevados. A apresentação de comunicações em conferências científicas e a submissão de artigos a revistas com avaliação científica proporciona aos doutorandos competências para participarem e integrarem a comunidade científica internacional e permite-lhes retorno sobre o mérito científico do seu trabalho de investigação.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Não se aplica/ Not applicable
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Habermas, J. (1989). The structural transformation of the public sphere: An inquiry into a category of bourgeois society. Cambridge, MA: MIT Press. Hall, S. (1980). Encoding/Decoding. In Hall, S. et al. (eds.), Culture, Media, Language: Working Papers in Cultural Studies 1972–79. Oxford: Routledge. Hallin, D. C., & Mancini, P. (2004). Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press. Hjarvard, S. (2008). The Mediatization of Society: A Study of Media as Agents of Social and Cultural Change. Nordicom Review, 29(1), 105–134. Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: NYU Press. Kitchin, R. (2014). The Data Revolution: Big Data, Open Data, Data Infrastructures & Their Consequences. London: Sage. Berger, P. L., & Luckmann, T. (1991). The Social Construction of Reality: A Treatise in the Sociology of Knowledge. London: Penguin Books. McCombs, M. E., & Shaw, D. L. (1972). Agenda-setting function of mass media. Public Opinion Quarterly, 36(2), 176–187. Pasquale, F. (2015). The Black Box Society: The Secret Algorithms That Control Money and Information. Cambridge, MA: Harvard University Press. Poell, T., Nieborg, D., & van Dijck, J. (2019). Platformisation. Internet Policy Review, 8(4).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-03