Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01704
Acrónimo :
01704
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
120.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
80.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
24.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
110.0h/sem
Trabalho Autónomo :
2890.0
Horas de Trabalho Total :
3000.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Trata-se de criar condições propícias ao trabalho de produção da tese de doutoramento. Na transição do 1º para o 2º ano do Curso Doutoral, o doutorando já estará munido de um projecto de investigação coerente e exequível, características estas comprovadas pela respectiva avaliação pública. Agora, será o momento de dar continuidade a esse projecto através de um enquadramento mais específico de cada doutorando que não se sobreponha, no entanto, à orientação a cargo do director de estudos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Trata-se de criar condições propícias ao trabalho de produção da tese de doutoramento. Na transição do 1º para o 2º ano do Curso Doutoral, o doutorando já estará munido de um projecto de investigação coerente e exequível, características estas comprovadas pela respectiva avaliação pública. Agora, será o momento de dar continuidade a esse projecto através de um enquadramento mais específico de cada doutorando que não se sobreponha, no entanto, à orientação a cargo do director de estudos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Serão aqueles julgados, em cada ano, mais ajustados aos projectos de investigação apresentados e implementados pelos doutorandos, procurando sempre, através da apresentação e discussão de investigações realizadas ou em curso, tanto em Portugal como no estrangeiro, fundamentos para uma melhor contextualização teórica dos trabalhos dos doutorandos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tratando-se de fornecer elementos que permitam aos doutorandos desenvolver e concluir a respectiva tese, os conteúdos a disponibilizar nesta fase de preparação devem incidir sobre modelos teóricos e analíticos que se tenham revelado particularmente fecundos. A escolha de tais modelos não deverá, no entanto, ser imposta arbitrariamente ou como expressão de um qualquer modismo de ocasião. Deverá, pelo contrário, ajustar-se aos temas escolhidos pelos doutorandos para as respectivas teses, de tal forma que resulte evidente, para cada doutorando, o interesse em abordá-los.

Avaliação / Assessment


1. Exposição de teorias, métodos e práticas adequadas aos projectos de investigação em preparação 2. Organização de ciclos seminariais focalizados em problemáticas específicas 3. Fornecimento de bibliografias convenientemente actualizadas 4. Organização de conferências | A participação e a intervenção nos seminários e nas conferências serão avaliadas pelo docente responsável e traduzir-se-ão num Parecer que culminará o ciclo de estudos e cujo teor, se negativo, condicionará a apresentação da tese.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Exposição de teorias, métodos e práticas adequadas aos projectos de investigação em preparação 2. Organização de ciclos seminariais focalizados em problemáticas específicas 3. Fornecimento de bibliografias convenientemente actualizadas 4. Organização de conferências

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos da unidade curricular Esta unidade curricular assume-se, por definição, como momento último da formação do doutorando e como lugar por excelência da relação com o exterior. Por isso, e paralelamente ao processo produtivo da tese de doutoramento, os doutorandos são chamados a intervir em conferências e debates, nomeadamente sobre questões epistemológicas e a partir de temas e de textos de referência com investigadores externos, nacionais e estrangeiros, aos quais serão pedidos testemunhos sobre dificuldades que encontram/encontraram na prossecução dos respectivos trabalhos e sobre a forma de os ultrapassar. Será preocupação constante implicar os doutorandos nos debates e familiarizá-los com as práticas científicas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Não se aplica/ Not applicable

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16