Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01705
Acrónimo :
01705
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo geral desta unidade curricular é dotar os alunos de conhecimento e informação necessários ao desenvolvimento de competências de análise de políticas públicas concretas. Nesse sentido, ao longo das sessões apresentam-se os principais conceitos, modelos e instrumentos de análise de políticas públicas e, simultaneamente, são realizados, pelos alunos, exercícios de aplicação à análise de casos reais, previamente seleccionados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular os alunos devem estar familiarizados com os principais conceitos, modelos e instrumentos de análise de políticas públicas devendo estar habilitados a aplicar estes métodos e técnicas de análise a casos concretos. Pretende-se que no final do semestre os alunos estejam capacitados para aplicar pelo menos o modelo das etapas na análise e desenho de políticas públicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Porquê estudar as políticas públicas? 2 - Teorias do Poder e do Processo Político. 3 - Conceitos da Análise de Políticas Públicas: Actores, Recursos, Regras e Instituições. 4 - Análise do processo político: Tipos de políticas e fases do processo; Problemas e agendamento; Alternativas e grupos de interesse; Formulação: desenho e instrumentos; Decisão e concretização; Comunicação; Avaliação, impactos e mudança. 5 - Influência internacional: difusão, transferência e convergência em políticas públicas. 6 - Investigação em Políticas Públicas 7 - Políticas Públicas em Portugal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos percorrem um vetor que conduz das teorias, métodos e conceitos gerais de análise e desenho de políticas públicas até à aplicação prática de critérios e métodos de análise a casos concretos de políticas públicas.

Avaliação / Assessment


Exercício escrito (máximo 20 páginas) de análise de uma política pública sectorial (50%); Apresentação e discussão pública de um poster, síntese do exercício de análise de uma política pública (40%); Participação ativa nas aulas (10%). A participação activa nas aulas inclui a presença nas aulas, mas também a capacidade de colocar questões, argumentar, defender pontos de vista e participar nos debates sobre os temas em discussão.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Em cada sessão será entregue o sumário e bib específica e no final haverá debate e esclarecimento de dúvidas. As duas últimas sessões serão destinadas à apres de casos concretos de análise de PP em Portugal e apresentação e discussão pública dos posters, para efeitos de avaliação. Serão desenvolvidas várias atividades complementares tendo em vista o reforço da aquis de competências: - Março realização do Fórum de Políticas Públicas. - Maio realização do colóquio dos alunos do 3º ano do dout.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino promove a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de enquadramento e ao mesmo tempo a experimentação prática de análise de políticas públicas concretas.

Observações / Observations


Não aplicável

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Theodoulou, Stella, e Matthew Cahn (1995). Public Policy: The Essential Readings, New Jersey, Prentice Hall. Rodrigues, Maria de Lurdes (coord.) (2014). Exercícios de Análise de Políticas Públicas, Lisboa, INCM; Parsons, Wayne (1996). Public Policy: An Introduction to the Theory and Practice of Policy Analysis, Edward Elgar Pub; Kraft, Michael E., e Scott R. Furlong (2010), Public Policy. Politics, Analysis, and Alternatives, Washington DC, CQPress, Knoepfel, Peter, Corrine Larrue, Frédéric Varone, e Michael Hill (2011). Public Policy Analysis. Bristol, Polity Press University of Bristol; Kingdon, John W. (2003), Agendas, Alternatives, and Public Policies, New York, Longman. Hill, Michael (2009), The Public Policy Process, London, Pearson/Longman. Dye, Thomas R. (2010), Understanding Public Policy, Boston, Longman. Birkland, Thomas (2020). An Introduction to the Policy Process, New York, Routledge; Anderson, James (2003). Public Policymaking. Boston. Houghton Mifflin Company;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Smith, Catherine (2010), Writing Public Policy, New York, Oxford University Press Sabatier, Paul (2007, 2019). Theories of the Policy Process, Colorado, Westview Press; Rodrigues, Maria de Lurdes, e Helena Carreiras; (org.) (2017). Exercícios de Análise de Políticas Públicas 2, Lisboa, Editora Rodrigues, M. L. e Silva, P. A. (org.) (2013), Políticas públicas para a Reforma do Estado, Coimbra, Almedina; Rodrigues, Maria de Lurdes, e Pedro Adão e Silva (org.) (2012). Políticas Públicas em Portugal, Lisboa, INCM; Quiñones, Edgar (2015). Políticas Públicas: Métodos Conceptuales y Métodos de Evaluatión, Huncayo, Universidad Continental; Ordóñez-Matamoros, Gonzalo (2013). Manual de Análisis y Diseño de Políticas Públicas, Bogotá, Universidade Externaso Moran, M, Martin Rein, e Robert Goodin (2008), The Oxford Handbook of Public Policy, Oxford, Oxford University Press. Knill, Christoph, e Jale Tosun (2012). Public Policy: A New Introduction, Hampshire, Palgrave Macmillan Howlett, Michael (2019). The Policy Design Primer. Choosing the Right Tools for the Job. New York, Routledge; Cairney, Paul (2011, 2020). Understanding Public Policy, London, Red Globe Press; Bardach, Eugene (2009), A Practical Guide for Policy Analysis, Washington DC, CQPress. Araújo, Luísa, e Maria de Lurdes Rodrigues (2017). "Modelos de Análise de Políticas Públicas", Sociologia Problemas e Práticas, n.º 83;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16