Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimento básico dos métodos das ciências sociais e do sistema político nacional; noções de teorias de análise de políticas; conhecimento geral sobre a União Europeia. Compreensão da lingua inglesa.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular visa consolidar o conhecimento empírico e a compreensão teórica do funcionamento das instituições europeias, dos processos políticos multinível de tomada de decisão na União Europeia, bem como a nível global/internacional. Trabalhos académicos recentes nesta área servirão de base às discussões em aula.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes aprenderão a aplicar diferentes perspectivas teóricas - das teorias neo-institucionalistas às teorias da análise de políticas - às políticas Europeias. Por outro lado, o sistema europeu e a sua interação com outros atores globais (outras organizações internacionais) será objeto de análise. Um outro objetivo didático fundamental é o de encorajar os estudantes a desenvolver a sua própria questão de pesquisa no âmbito dos temas da unidade curricular, refletindo sobre a modalidade de análise a adotar e desenvolvendo um programa de trabalho individual. Finalmente, pretende-se treinar competências de análise, tanto orais, no âmbito de apresentações em aula, como escritas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução: o estudo das políticas públicas Europeias e internacionais 1.1 Policy-making no sistema multi-nível europeu e global 1.2 Teorias das políticas públicas 2. Políticas públicas Europeias 2.1 A Europeização de políticas públicas 2.2 Novos modos de policy-making: governança experimental na UE 2.3 A União Europeia como actor na política internacional 3. Políticas Internacionais 3.1 O poder de Policy-Making das Organizações Internacionais 3.2 Actores transnacionais na política internacional 3.3 A difusão internacional de políticas públicas: uma nova forma de governança global? 4. Conclusão: "Governança sem governo" ou "governança com muitos governos"?
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência do programa com os objetivos da unidade curricular é demonstrada pela lista de tópicos acima referidos.
Avaliação / Assessment
A realização da avaliação ao longo do semestre inclui: 1) desenvolvimento de uma questão de pesquisa e identificação de uma abordagem teórica/analítica (30%) e trabalho final individual escrito (70%). O trabalho final escrito pode ser um exercício de investigação (até 7 pgs.) ou uma revisão da literatura sobre uma questão específica no domínio da análise das políticas europeias e internacionais. (até 7 pgs.). A avaliação por exame consiste na elaboração de um trabalho final escrito individual (7 pp).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Introdução ao tema da aula pelo docente - Discussão sobre o tema, com base na bibliografia básica da aula - 1-2 apresentações de alunos Os estudantes são encorajados a desenvolver as suas próprias questões de pesquisa e respetivas estratégias metodológicas para levar a cabo a sua investigação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A unidade curricular está concebida para estudantes de nível pós-graduado (mestrado e doutoramento), ou seja, para estudantes com um conhecimento básico da área que pretendam discutir tópicos actuais e controversos, e interessados nas metodologias utilizadas para produzir trabalho de investigação de elevada qualidade. Nesta medida, a escolha de trabalho académico de grande qualidade como base de aprendizagem é muito valorizador. Por outro lado, a u.c aspira a introduzir os alunos ao desenvolvimento e implementação do seu próprio trabalho de investigação. O encorajamento ao trabalho autónomo e independente dos estudantes (apresentações na aula, apresentação do desenho dos seus projectos escritos) é aqui um elemento fundamental. Finalmente , ao proporcionar acesso electrónico a um conjunto alagado de referências e trabalhos científicos de elevada qualidade ajuda os estudantes a envolverem-se e aprofundarem a sua própria pesquisa.
Observações / Observations
Devido à situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Börzel, T.A. and Risse, T. (2003) 'Conceptualizing the Domestic Impact of Europe', in Featherstone/Radaelli (eds), The Politics of Europeanization, Oxford, 57-80. Carlsnaes, W., Risse, T. and Simmons, B.A. (eds) (2012) Handbook of International Relations, 2nd Edition, London (cap. 13 e 17). Enderlein, H., Zürn, M. and Wälti, S. (eds) (2010) Handbook on Multi-level Governance, Cheltenham (cap. 1 e 5). Falkner, G. (2016). The EU?s Current Crisis and Its Policy Effects: Research Design and Comparative Findings. Journal of European Integration, 38(3), 219?235. Schmidt, V. A. (2018). Rethinking EU Governance: From ?Old? to ?New? Approaches to Who Steers Integration Journal of Common Market Studies, 56(7), 1544?1561. Vogler, J. (2011) 'The European Union as a Global Environmental Policy Actor', in J. Connelly and R.K.W. Wurzel (eds), The European Union as a Leader in International Climate Change Politics, London, 21-37.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Alter, K.J. (2008) 'The European Court and Legal Integration: An Exceptional Story or Harbinger of the Future?', in K.E. Whittington, R.D. Kelemen and G.A. Caldeira (eds), The Oxford Handbook of Law and Politics, Oxford: Oxford University Press, pp. 209-28. Andresen, S. (2013) 'International Regime Effectiveness', in R. Falkner (ed.), The Handbook of Global Climate and Environment Policy, Malden: John Wiley & Sons, pp. 304-19. Barnett, M. and Finnemore, M. (2004) Rules for the World: International Organizations in Global Politics, Ithaca, NY: Cornell University Press. Baylis, J., Smith, S. and Owens, P. (eds) (2014) The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations, Oxford: Oxford University Press. Bickerton, C. J., Hodson, D., & Puetter, U. (2015). The New Intergovernmentalism: European Integration in the Post-Maastricht Era. Journal of Common Market Studies, 53(4), 703?722. Biermann, F. and Siebenhüner, B. 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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23