Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01706
Acrónimo :
01706
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento básico dos métodos das ciências sociais e do sistema político nacional; noções de teorias de análise de políticas; conhecimento geral sobre a União Europeia. Compreensão da lingua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa consolidar o conhecimento empírico e a compreensão teórica do funcionamento das instituições europeias, dos processos políticos multinível de tomada de decisão na União Europeia, bem como a nível global/internacional. Trabalhos académicos recentes nesta área servirão de base às discussões em aula.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes aprenderão a aplicar diferentes perspectivas teóricas - das teorias neo-institucionalistas às teorias da análise de políticas - às políticas Europeias. Por outro lado, o sistema europeu e a sua interação com outros atores globais (outras organizações internacionais) será objeto de análise. Um outro objetivo didático fundamental é o de encorajar os estudantes a desenvolver a sua própria questão de pesquisa no âmbito dos temas da unidade curricular, refletindo sobre a modalidade de análise a adotar e desenvolvendo um programa de trabalho individual. Finalmente, pretende-se treinar competências de análise, tanto orais, no âmbito de apresentações em aula, como escritas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: o estudo das políticas públicas Europeias e internacionais 1.1 Policy-making no sistema multi-nível europeu e global 1.2 Teorias das políticas públicas 2. Políticas públicas Europeias 2.1 A Europeização de políticas públicas 2.2 Novos modos de policy-making: governança experimental na UE 2.3 A União Europeia como actor na política internacional 3. Políticas Internacionais 3.1 O poder de Policy-Making das Organizações Internacionais 3.2 Actores transnacionais na política internacional 3.3 A difusão internacional de políticas públicas: uma nova forma de governança global? 4. Conclusão: "Governança sem governo" ou "governança com muitos governos"?

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência do programa com os objetivos da unidade curricular é demonstrada pela lista de tópicos acima referidos.

Avaliação / Assessment


A realização da avaliação contínua inclui: 1) desenvolvimento de uma questão de pesquisa e identificação de uma abordagem teórica/analítica (30%) e trabalho final individual escrito (70%). O trabalho final escrito pode ser um exercício de investigação (até 7 pgs.) ou uma revisão da literatura sobre uma questão específica no domínio da análise das políticas europeias e internacionais. (até 7 pgs.). A avaliação por exame consiste na elaboração de um trabalho final escrito individual (10 pp). Regime de presença nas aulas: 75% de assiduidade para avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Introdução ao tema da aula pelo docente - Discussão sobre o tema, com base na bibliografia básica da aula - 1-2 apresentações de alunos Os estudantes são encorajados a desenvolver as suas próprias questões de pesquisa e respetivas estratégias metodológicas para levar a cabo a sua investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular está concebida para estudantes de nível pós-graduado (mestrado e doutoramento), ou seja, para estudantes com um conhecimento básico da área que pretendam discutir tópicos actuais e controversos, e interessados nas metodologias utilizadas para produzir trabalho de investigação de elevada qualidade. Nesta medida, a escolha de trabalho académico de grande qualidade como base de aprendizagem é muito valorizador. Por outro lado, a u.c aspira a introduzir os alunos ao desenvolvimento e implementação do seu próprio trabalho de investigação. O encorajamento ao trabalho autónomo e independente dos estudantes (apresentações na aula, apresentação do desenho dos seus projectos escritos) é aqui um elemento fundamental. Finalmente , ao proporcionar acesso electrónico a um conjunto alagado de referências e trabalhos científicos de elevada qualidade ajuda os estudantes a envolverem-se e aprofundarem a sua própria pesquisa.

Observações / Observations


Devido à situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Börzel, T.A. and Risse, T. (2003) 'Conceptualizing the Domestic Impact of Europe', in Featherstone/Radaelli (eds), The Politics of Europeanization, Oxford, 57-80. Carlsnaes, W., Risse, T. and Simmons, B.A. (eds) (2012) Handbook of International Relations, 2nd Edition, London (cap. 13 e 17). Enderlein, H., Zürn, M. and Wälti, S. (eds) (2010) Handbook on Multi-level Governance, Cheltenham (cap. 1 e 5). Falkner, G. (2016). The EU?s Current Crisis and Its Policy Effects: Research Design and Comparative Findings. Journal of European Integration, 38(3), 219?235. Schmidt, V. A. (2018). Rethinking EU Governance: From ?Old? to ?New? Approaches to Who Steers Integration Journal of Common Market Studies, 56(7), 1544?1561. Vogler, J. (2011) 'The European Union as a Global Environmental Policy Actor', in J. Connelly and R.K.W. Wurzel (eds), The European Union as a Leader in International Climate Change Politics, London, 21-37.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Alter, K.J. (2008) 'The European Court and Legal Integration: An Exceptional Story or Harbinger of the Future?', in K.E. Whittington, R.D. Kelemen and G.A. Caldeira (eds), The Oxford Handbook of Law and Politics, Oxford: Oxford University Press, pp. 209-28. Andresen, S. (2013) 'International Regime Effectiveness', in R. Falkner (ed.), The Handbook of Global Climate and Environment Policy, Malden: John Wiley & Sons, pp. 304-19. Barnett, M. and Finnemore, M. (2004) Rules for the World: International Organizations in Global Politics, Ithaca, NY: Cornell University Press. Baylis, J., Smith, S. and Owens, P. (eds) (2014) The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations, Oxford: Oxford University Press. Bickerton, C. J., Hodson, D., & Puetter, U. (2015). The New Intergovernmentalism: European Integration in the Post-Maastricht Era. Journal of Common Market Studies, 53(4), 703?722. Biermann, F. and Siebenhüner, B. (eds) (2009) Managers of Global Change: The Influence of International Environmental Bureaucracies, Cambridge, Mass: MIT Press. Börzel, T.A. (2003) Environmental Leaders and Laggards in Europe: Why there is (not) a Southern Problem, Aldershot: Ashgate. Bulmer, S. (2009) 'Institutional and Policy Analysis in the European Union: From the Treaty of Rome to the Present', in D. Phinnemore and A. Warleigh-Lack (eds), Reflections on European Integration: 50 Years of the Treaty of Rome, Basingstoke: Palgrave Macmillan, pp. 109-24. Busch, P.-O. and Jörgens, H. (2012) 'Governance by Diffusion: Exploring a New Mechanism of International Policy Coordination', in J. Meadowcroft, O. Langhelle and A. Ruud (eds), Governance, Democracy and Sustainable Development: Moving Beyond the Impasse?, Cheltenham: Edward Elgar, pp. 221-48. Colomer, J.M. (2016) How Global Institutions Rule the World, Basingstoke: Palgrave. Cowles, M.G., Caporaso, J.A. and Risse, T. (eds) (2001) Transforming Europe. 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Heidbreder, E. G., & Brandsma, G. J. (2018). The EU Policy Process. In E. Ongaro & S. van Thiel (Eds.), The Palgrave Handbook of Public Administration and Management in Europe (pp. 805?821). Palgrave. Heinelt, H., & Münch, S. (Eds.). (2018). Handbook of European Policies: Interpretive Approaches to the EU. Edward Elgar. Héritier, A., Knill, C. and Mingers, S. (1996) Ringing the Changes in Europe: Regulatory Competition and the Transformation of the State, Berlin: de Gruyter. Herz, M. and Ribeiro Hoffmann, A. (2004) Organizações Internacionais: História e Práticas, Rio de Janeiro: Campus. Holzinger, K., Knill, C. and Arts, B. (eds) (2008) Environmental Policy Convergence in Europe. The Impact of International Institutions and Trade, Cambridge: Cambridge University Press. Hooghe, L. (2001) The European Commission and the Integration of Europe. Images of Governance, Cambridge: Cambridge University Press. Hooghe, L. and Marks, G. (2010) 'Types of Multi-level Governance', in H. Enderlein, M. Zürn and S. Wälti (eds), Handbook on Multi-level Governance, Cheltenham: Edward Elgar, pp. 17-31. Hooghe, L., & Marks, G. (2019). Grand Theories of European Integration in the Twenty-First Century. Journal of European Public Policy, 26(8), 1113?1133. Jörgens, H., Lenschow, A. and Liefferink, D. (eds) (2014) Understanding Environmental Policy Convergence: The Power of Words, Rules and Money, Cambridge: Cambridge University Press. Kelemen, R.D. (2011) Eurolegalism: The Transformation of Law and Regulation in the European Union, Cambridge, Mass: Harvard University Press. Keohane, R.O. and Nye, J.S. (2012) Power and Interdependence, Boston: Longman. Lelieveldt, H., & Princen, S. (2011). The Politics of the European Union. Cambridge University Press. Lynggaard, K. (2019). Discourse Analysis and European Union Politics. Palgrave. Magone, J. M. (2016). Portugal as the ?Good Pupil of the European Union?: Living Under the Regime of the Troika. In J. M. Magone, B. Laffan, & C. 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Pollack, M.A. and Ruhlman, M.A. (2009) 'The Heroic Age of European Integration is Over: Institutional and Policy Developments, 1957-2007', in D. Phinnemore and A. Warleigh-Lack (eds), Reflections on European Integration: 50 Years of the Treaty of Rome, Basingstoke: Palgrave Macmillan, pp. 43-73. Princen, S. (2009) Agenda-Setting in the European Union, Basingstoke: Palgrave Macmillan. Richardson, J., & Mazey, S. (Eds.). (2015). European Union: Power and Policy-Making (4th ed.). Routledge. Risse, T. (2012) 'Transnational Actors and World Politics', in W. Carlsnaes, T. Risse and B.A. Simmons (eds), Handbook of International Relations, London: Sage, pp. 426-52. Sabel, C.F. and Zeitlin, J. (eds) (2010) Experimentalist Governance in the European Union: Towards a New Architecture, Oxford: Oxford University Press. Sabel, C.F. and Zeitlin, J. (2010) 'Learning From Difference: The New Architecture of Experimentalist Governance in the EU', in C.F. Sabel and J. Zeitlin (eds), Experimentalist Governance in the European Union: Towards a New Architecture, Oxford: Oxford University Press, pp. 1-28. Sandholtz, W. and Stone Sweet, A. (eds) (1998) European Integration and Supranational Governance, Oxford: Oxford University Press. Scharpf, F.W. (2010) 'Multi-level Europe - The Case for Multiple Concepts', in H. Enderlein, M. Zürn and S. Wälti (eds), Handbook on Multi-level Governance, Cheltenham: Edward Elgar, pp. 66-79. Schmidt, V.A. (2006) Democracy in Europe: The EU and National Polities, Oxford: Oxford University Press. Warleigh-Lack, A. and Drachenberg, R. (2010) 'Policy Making in the European Union', in M. Cini and N. Pérez-Solórzano Borragán (eds), European Union Politics, Oxford: Oxford University Press, pp. 209-24. Weiss, T. G., & Wilkinson, R. (Eds.). (2018). International Organization and Global Governance (2nd ed.). Routledge. Zahariadis, N., & Buonanno, L. (Eds.). (2018). The Routledge Handbook of European Public Policy. Routledge. Zaun, N. (2016). Why EU Asylum Standards Exceed the Lowest Common Denominator: The Role of Regulatory Expertise in EU Decision-Making. Journal of European Public Policy, 23(1), 136?154. Zürn, M. (2010) 'Global Governance as Multi-level Governance', in H. Enderlein, M. Zürn and S. Wälti (eds), Handbook on Multi-level Governance, Cheltenham: Edward Elgar, pp. 80-99.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16