Sumários
Aula 5
16 Março 2022, 20:30 • Rita Sousa
Comparação do volume de matriculados em todo o sistema de ensino em Portugal, Repúblia Checa e Suécia em virtude da similitude populacional apresentada. Verificação das enormes diferenças em volumes de matriculados, particularmente dos grupos etários mais jovens. Relação com a situação demográfica portuguesa.
Indicadores da Estratégia Europa 2020 no domínio da educação: redução do abandono escolar precoce para menos de 10% (idade 18-24) e formação terciária superior a 40% (idades 30-34). Fo r mação escolar da população portuguesa e constatação da carência estrutural nos níveis médios e superior de qualificação portuguesa na população ativa.
Aula 4
9 Março 2022, 20:30 • Rita Sousa
Recenseamento escolar em Portugal e taxas real e bruta de escolarização desde os anos 60 até à atualidade. As políticas educativas do estado novo e a respetiva implicação na atual qualificação escolar da população ativa. Realização de um pequeno exercício de cálculo da taxa bruta de escolarização nos últimos anos a partir dos dados da DGEEC e do INE.
As políticas públicas de educação dos últimos 15 anos e o respetivo reflexo nos dados do recenseamento escolar. Quebra na natalidade, formação de adultos, novas ofertas formativas, encerramento de escolas, extensão da escolaridade obrigatória.
Aula 3
23 Fevereiro 2022, 20:30 • Rita Sousa
Continuação da abordagem das Estatística da População.
Realização de uma pirâmide etária a partir das estimativas da população residente por sexo e grupo etário nos anos 1970 e 2020. Pesquisa de informação no INE, formatação da informação no Excel e construção técnica de dois exemplos de pirâmide etária.
A alteração progressiva da composição das famílias entre 1991 e 2011. Recolha de dados, cálculos e elaboração de um gráfico de radar. Valores, comportamentos e implicações nas estruturas demográficas.
As alterações da estrutura demográfica e o envelhecimento da população. Que políticas públicas para a inversão do atual rumo dos indicadores.
Aula 2
16 Fevereiro 2022, 20:30 • Rita Sousa
Os recenseamentos da população e da habitação como temas clássicos da produção estatística. Estatística e Estados-nação. O conhecimento acerca da distribuição da população e das suas características como base do planeamento e políticas públicas.
Estatísticas da população. Recenseamentos e Estimativas: duas fontes fundamentais de informação com características muito diferenciadas.
Pesquisa de dados no INE acerca da evolução da distribuição da população residente em Portugal entre as operações censitárias de 2011 e 2021 (dados provisórios). Cálculos no excel para contabilização das percentagens por NUT 2. Realização do gráfico mais adequado à informação estatística a representar (histograma) e inclusão da informação de suporte (título detalhado e fonte). Análise e interpretação dos dados.
Estatísticas do território. Cálculo da taxa de variação da densidade populacional por município em Portugal entre 1981 e 2021 a partir do Pordata. Elaboração de um mapa a partir do site mapinseconds.
Realização de um mapa com a informação da taxa de desemprego na Europa a partir do Eurostat. Execução do mapa a partir do Excel.
Aula 1
9 Fevereiro 2022, 20:30 • Rita Sousa
Apresentação, exposição do programa e do sistema de avaliação.
Estatísticas e Políticas Públicas. A produção de estatísticas oficiais: Institutos Nacionais de Estatísticas e Órgãos de Competências Delegadas. A regulação do sistema estatístico nacional, europeu e internacional.
O Sistema de Metainformação e seus componentes. As estatísticas como processo dinâmico, exemplos com a integração de novas áreas, atualizações de conceitos e classificações.