Planeamento


Aulas do tipo Teórico-Prático

Aula 1

Apresentação, exposição do programa e do sistema de avaliação.

Estatísticas e Políticas Públicas. A produção de estatísticas oficiais: Institutos Nacionais de Estatísticas e Órgãos de Competências Delegadas. A regulação do sistema estatístico nacional, europeu e internacional.

O Sistema de Metainformação e seus componentes. As estatísticas como processo dinâmico, exemplos com a integração de novas áreas, atualizações de conceitos e classificações.


Aula 2

Os recenseamentos da população e da habitação como temas clássicos da produção estatística. Estatística e Estados-nação. O conhecimento acerca da distribuição da população e das suas características como base do planeamento e políticas públicas.

Realização de exercício sobre a evolução da densidade populacional em Portugal entre 2001 e 2021 com pesquisa de informação no portal do INE. Formatação de dados com o Excel e mapas com o Mapinseconds.


Aula 3

Estrutura da população: abordagem de um conjunto de indicadores . 

Realização de uma pirâmide etária a partir dos censod da população residente por sexo e idade nos anos 2011 e 2022

Pesquisa de informação no INE, formatação da informação no Excel e construção técnica da pirâmide etária.


Aula 4

Realização de um segundo modo de execução de uma estrutura etária a bartir da combinação de um gráfico de barras com um gráfico de dispersão.

Políticas Públicas de Educação. Indicadores da Estratégia Europa 2020 no domínio da educação: redução do abandono escolar precoce para menos de 10% (idade 18-24) e formação terciária superior a 40% (idades 30-34). Formação escolar da população portuguesa e constatação da carência estrutural nos níveis médios e superior de qualificação portuguesa na população ativa.



Aula 5

Realização de um pequeno exercício de cálculo das taxas real e bruta de pré-escolarização em Portugal nos últimos anos a partir dos dados da DGEEC e do INE.



Aula 6

Conclusão da secção correspondente às Estatísticas da Educação.


Aula 7

O inquérito ao emprego: características e potencialidades. As flutuações da economia e repercussões na atividade, emprego e desemprego. A União económica e monetária, o mercado único e o respetivo reflexo na distribuição do emprego: a evolução da distribuição do emprego por setor da atividade económica comparada entre a média da UE, Portugal e Austria em 2008 e 2022.    


Aula 8

A União económica e monetária, o mercado único e o respetivo reflexo na distribuição do emprego: a evolução da distribuição do emprego por profissão, comparada entre a média da UE, Portugal e Austria em 2008 e 2022.    
O Desemprego na Europa sob o prisma de diversas variáveis independentes: sexo, grupo etário e nacionalidade.
Outras fontes sobre o Mercado de Trabalho em Portugal. IEFP e Quadros de Pessoal.


Aula 9

Políticas Públicas para a Sociedade da Informação e necessidades de cobertura estatística.

Vagas de desenvolvimento económico e enquadramento da Sociedade da Informação/Sociedade Rede. O impulso político à criação de uma nova área de estatísticas oficiais. Dos primeiros indicadores baseados na informação disponível à criação de um conjunto de inquéritos para a recolha de dados. A produção de estatísticas harmonizadas OCDE/Eurostat.

O fosso digital do início do século e a tendencial aproximação do acesso e utilização da internet no conjunto dos países europeus, mantando-se ainda, no entanto, algum diferencial de acordo com variáveis independentes como a idade e educação.

A circulação da informação. Dos BBS às redes sociais. O advento do Big Data e respetivos aproveitamentos comerciais. A criação do novo hype em torno da Inteligência Artificial


Aula 10

A desigualdade de rendimento num sistema democrático e capitalista. Estatísticas da desigualdade de rendimento como monitorização e gestão do sistema.

Desigualdade de rendimento e risco de pobreza na Europa através de diferentes perspetivas e indicadores. Rácio S80/S20 e índice Gini na Europa e no mundo. Rendimento mediano por adulto equivalente e pontos de corte nos quintis. Rendimento por qualificação escolar e proporção do rendimento por quintil. Risco de pobreza por grupo etário e tipo de alojamento. Trabalhadores pobres na Europa.