Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular Métodos de Avaliação tem como objetivo geral a aquisição de conhecimentos e competências na conceção e programação de exercícios de avaliação de políticas públicas desde uma perspetiva eminentemente científica, desde logo no concerne ao seu rigoroso enquadramento epistemológico e à identificação dos principais procedimentos e opções instrumentais que devem anteceder a sua realização.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre as principais opções e procedimentos que devem anteceder o desenho de um exercício de avaliação de políticas públicas; OA2 - Aquisição de conhecimentos sobre ferramentas métodos e avançados de suporte da análise das distintas componentes dos exercícios de avaliação; OA3 - Desenvolvimento da capacidade de conceber exercícios de avaliação cientificamente robustos e exequíveis em diferentes áreas de intervenção das políticas públicas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
M1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO 1.1. Etapas e percurso evolutivo da avaliação das políticas públicas 1.2. Enquadramento nas grandes correntes e paradigmas do pensamento científico 1.3. Marcos teóricos de referência 1.4. O juízo de valor em avaliação M2. TIPOS DE AVALIAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS 2.1. Perspetiva temporal 2.2. Perspetiva operacional 2.3. Perspetiva das abordagens avaliativas 2.4. Perspetiva metodológica M3. O QUE AVALIA A AVALIAÇÃO 3.1. O objeto da avaliação 3.2. As dimensões de avaliação M4. CONSTRUÇÃO DE DESENHOS AVALIATIVOS 4.1. Roteiros para o desenho de uma avaliação 4.2. Operacionalização de um protocolo de construção de desenhos avaliativos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo de aprendizagem OA1 centra-se nos conhecimentos teóricos e metodológicos relativos às principais opções e procedimentos que devem anteceder o desenho de um exercício de avaliação, matérias que serão abordadas no módulo relativo ao enquadramento teórico e epistemológico (M1) e no que explora os diferentes tipos de avaliação e suas implicações metodológicas (M2). O objetivo de aprendizagem OA2 foca-se nas ferramentas métodos e avançados de suporte da análise das distintas componentes dos exercícios de avaliação, matérias que serão abordadas no módulo relativo aos diferentes tipos de avaliação e suas implicações metodológicas (M2) e nos que incorpora a problemática do objeto da avaliação e das principais dimensões de avaliação (M3). O objetivo de aprendizagem OA3 foca-se na capacidade de conceber exercícios de avaliação cientificamente robustos e exequíveis, matérias que serão abordadas no módulo relativo construção de desenhos avaliativos (M4).
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre é realizada através de um trabalho individual repartido em duas componentes. A nota final será obtida com recurso à seguinte ponderação: - Componente 1: 40% da nota final; - Componente 2: 60% da nota final. A UC não contempla prova escrita de Exame. Como alternativa à avaliação ao longo do semestre poderão ser apresentados a título individual e em época de exame os elementos previstos na modalidade de avaliação contínua. Estes elementos de avaliação terão que ser inteiramente originais, não podendo ser sido, total ou em parcialmente, alvo de avaliação em momento prévio.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e de aprendizagem para o curso de Métodos de Avaliação incluem: ME1 - aulas teórico-práticas, que fornecem o enquadramento das matérias teóricas e metodológicas, abordam os principais conceitos e teorias da avaliação de políticas públicas e discutem as etapas e marcos teóricos de referência; ME2 - aulas práticas, que envolvem a realização de exercícios práticos para aplicar os conhecimentos adquiridos, análise crítica e resolução de casos concretos de avaliação de políticas públicas e a utilização de ferramentas e métodos avançados para suportar análises; ME3 - debates e discussões em grupo, que promovem debates sobre dilemas e problemas complexos, incentivam a análise de abordagens complementares e a busca de soluções, e estimulam o desenvolvimento do sentido crítico e pensamento analítico; ME4 - trabalhos individuais, focados na conceção de exercícios avaliativos, avaliação contínua através de componentes práticas e teóricas, e reflexão e aplicação dos conhecimentos teóricos em contextos práticos; ME5 - trabalho autónomo do estudante, que inclui estudo independente para consolidar conhecimentos adquiridos nas aulas, leitura de literatura científica relevante para aprofundar temas específicos, e preparação de trabalhos e apresentações, promovendo a autonomia e responsabilidade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC foi estruturada para garantir que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e metodológicos (OA1), aprendam a utilizar ferramentas avançadas (OA2) e desenvolvam a capacidade de conceber exercícios de avaliação robustos (OA3). As aulas teórico-práticas (ME1) proporcionam o enquadramento necessário para a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos, abordando conceitos e teorias fundamentais da avaliação de políticas públicas. Isso está diretamente alinhado com OA1, que se concentra no conhecimento teórico e metodológico preliminar ao desenho de exercícios de avaliação. As aulas práticas (ME2) são desenhadas para aplicar o conhecimento adquirido, promovendo a análise crítica e a resolução de casos concretos. Estas aulas atendem ao OA2, pois envolvem o uso de métodos e ferramentas avançadas para apoiar a análise das diferentes componentes dos exercícios de avaliação. Os debates e discussões em grupo (ME3) são essenciais para estimular o pensamento crítico e analítico, incentivando os alunos a discutir dilemas complexos e explorar abordagens complementares. Esta metodologia reforça tanto OA1 quanto OA2, promovendo uma compreensão mais profunda dos métodos e procedimentos avaliativos. Os trabalhos individuais (ME4) permitem que os alunos se concentrem na conceção de exercícios avaliativos, refletindo e aplicando o conhecimento teórico em contextos práticos. Este método é crucial para atingir OA3, que visa desenvolver a capacidade de conceber avaliações científicas robustas e exequíveis. Finalmente, o trabalho autónomo (ME5) incentiva o estudo independente, a leitura de literatura científica relevante e a preparação de trabalhos e apresentações. Este componente promove a autonomia e responsabilidade dos alunos, consolidando os conhecimentos adquiridos nas aulas e permitindo um aprofundamento dos temas específicos, essenciais para todos os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Alkin, M. & Vo, A. (2018). Evaluation essentials: from A to Z. (2nd. ED.). The Guilford Press. Bamberger, M. & Mabry, L. (2020). RealWorld evaluation. Working under budget, time, data and political constrains. (3rd. Ed.). Sage. Barrington, G. & Triana-Tremain, B. (2022). Evaluation time: a practical guide for evaluation. Sage. Capucha, L. & Caramelo, S. (2024). Ciências sociais aplicadas: planeamento e avaliação de políticas públicas. Almedina. Fitzpatrick, J., Sanders, J. & Worthen, B. (2023). Program evaluation: Alternative approaches and practical guidelines. (5th. Ed.). Pearson. Giancola, S. (2020). Program evaluation: embedding evaluation into program design and development. Sage. Rossi, P., Lipsey, M. & Henry, G. (2019). Evaluation: a systematic approach. (8th. Ed.). Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bakken, L. (2018). Evaluation practice for collaborative growth: a guide to program evaluation with stakeholders and communities. Oxford University Press. Barrett, N. (2016). Program evaluation: a step-by-step guide. Sunnycrest Press. Braverman, M. (2022). Evaluating program effectiveness: validity and decision-making in outcome evaluation. Sage. Burch, P. & Heinrich, C. (2016). Mixed Methods for policy research and program evaluation. Sage. Chen, H. (2015). Practical program evaluation: theory-driven evaluation and the integrated evaluation perspective. (2nd. Ed.). Sage. Chouinard, J. & Cram, F. (2019). Culturally responsive approaches to evaluation: empirical implications for theory and practice. Sage. Chyung, S. (2018). 10-Step Evaluation for Training and Performance Improvement. Sage. Cousins, J. (2019). Collaborative approaches to evaluation: principles in use. Sage. Donaldson, S. I. (2021). Introduction to theory-driven program evaluation: culturally responsive and strengths-focused applications (2nd. Ed.). Routledge. Donaldson, S., Christie, C. & Mark, M. (2015). Credible and actionable evidence: the foundation for rigorous and influential evaluations. (2nd. Ed.) Sage. Duffy, D. (2017). Evaluation and governing in the 21st century: disciplinary measures, transformative possibilities. Palgrave Macmillan UK. Ferrão, J. & Paixão, J. (eds.) (2018). Metodologias de avaliação de políticas públicas. Imprensa da Universidade de Lisboa. Fink, A. (2015). Evaluation fundamentals: insights into program effectiveness, quality and value. (3th. Ed.). Sage. Fox, C., Grimm, R. & Caldeira, R. (2017). An introduction to evaluation. Sage. Fröhlich, M. &; Sperlich, S. (2019). Impact evaluation, treatment effects and causal analysis. Cambridge University Press. Gertler, P., Martinez, S., Premand, P., Rawlings, L. & Vermeersch, C. (2018). Avaliação de Impacto na Prática. (2th. Ed.). World Bank Publications. Glewwe, P., & Todd, P. (2022). Impact evaluation in international development: theory, methods, and practice. World Bank Publications. Grinnell, R. & Unrau, Y. (2018). Social work research and evaluation. (7th. Ed.). Oxford University Press. Grinnell, R., Gabor, P. & Unrau, Y. (2019). Program evaluation for social workers: foundations of evidence-based programs. (8th. Ed.). Oxford University Press. Guerra-López, I. (2017). Performance evaluation: proven approaches for improving program and organizational performance. Jossey-Bass. Hardy, A., Preiser, W. & Schramm, U. (2017). Building performance evaluation: from delivery process to life cycle phases. (2nd. Ed.). Springer International Publishing. HM Treasury (2018). The green book central government guidance on appraisal and evaluation. Crown Copyright. HM Treasury (2020). Magenta book: guidance for evaluation. Crown Copyright. Josselin, J. & Maux, B. (2017). Statistical tools for program evaluation methods and applications to economic policy, public health, and education. Springer. Kenneth J. & Posavac, E. (2018). Program evaluation: methods and case studies. (9th. Ed.). Routledge. Kilmer, R. & Cook, J. (2021). The practice of evaluation: partnership approaches for community change. Sage. Markiewicz, A. & Patrick, I. (2015). Developing monitoring and evaluation frameworks. Sage. Mcdavid, J., Huse, I. & Hawyhorn, L (2019). Program evaluation and performance measurement. An introduction to practice. (3th. Ed.). Sage. McKegg, K., Patton, M. & Wehipeihana, N. (2016). Developmental evaluation exemplars: principles in practice. The Guilford Press. Mertens, D. (2018). Mixed Methods design in evaluation. Sage. Mertens, D. & Wilson, A. (2018). Program evaluation theory and practice: a comprehensive guide. (2nd. Ed.). The Guilford Press. Monsen, K. A. (2018). Intervention effectiveness research: Quality improvement and program evaluation. Springer International Publishing. Neumeister, K. S., & Burney, V. H. (2021). Gifted program evaluation: A handbook for administrators and coordinators. Routledge. Nkwake, A. (2015). Credibility, validity, and assumptions in program evaluation methodology. Springer. Nkwake, A. (2020). Working with assumptions in international development program evaluation. (2nd. Ed.). Springer Nature. Newcomer, K. & Hart, N. (2021). Evidence-building and evaluation in government. Sage. Parsons, D. (2017). Demystifying evaluation: Practical approaches for researchers and users. Policy Press. Pasanen, T. & Shaxson, L. (2016). How to design a monitoring and evaluation framework for a policy research project. Methods Lab. Patton, M. (2017). Principles-focused evaluation: the guide. The Guilford Press. Patton, M. (2018). Facilitating evaluation: principles in practice. Sage. Patton, M. (2022). Utilization-focused evaluation. (5th. Ed.). Thousand Oaks: Sage. Patton, M., McKegg, K & Wehipeihana, N. (2016). Developmental evaluation exemplars. The Guilford Press. Peck, L. (2019). Experimental evaluation design for program improvement (Vol. 5). Sage. Perret, B. (2016). L’evaluation des politiques publiques. La Découverte. Podems, D. R. (2018). Being an evaluator: Your practical guide to evaluation. Guilford Publications. Posavac, E. & Linfield, K. (2018). Program evaluation: methods and case studies. (9th. Ed.). Routledge. Preskill, H. & Russ-Eft, D. (2016). Building evaluation capacity. (2nd. Ed.) Sage. Rico, J. (2020). Guía de evaluación de resultados de políticas públicas. Madrid: Ministerio de Política Territorial y Función Pública. Rohanna, K. (2021). Leading Change through evaluation: improvement science in action. Sage. Rubin, A. (2020). Pragmatic program evaluation for social work: an introduction. Cambridge University Press. Saunders, R. (2016). Implementation monitoring and process evaluation. Sage. Schmid, C., Stijnen, T. & White, I. (eds.) (2021). Handbook of meta-analysis. Boca Raton: CRC Press. Shah, A. (2020). Policy, program and project evaluation: a toolkit for economic analysis in a changing world. Palgrave Macmillan. Stern, E. (2015). Impact evaluation: a guide for commissioners and managers. Bond. Stufflebeam, D. & Shinfield, A. (2014). Evaluation theory, models and applications. (2nd. Ed.). Wiley and Sons. Stufflebeam, D., & Zhang, G. (2017). The CIPP evaluation model: How to evaluate for improvement and accountability. Guilford Publications. Thomas, V. & Campbell, P. (2020). Evaluation in today’s world: respecting diversity, improving quality, and promoting usability. Sage. Trevisan, M. & Walser, T. (2015). Evaluation assessment: improving evaluation quality and use. Sage. Wauters, B. (2018). Process tracing and congruence analysis to support theory-based impact evaluation. In Evaluation, 24(3), pp. 284-305. Westhorp, G. (2014). Realist impact evaluation: an introduction. London: Overseas Development Institute. White, H. & Raitzer, D. (2017). Impact evaluation of development interventions. Asian Development Bank. Wholey, J., Harty, H. & Newcomer, K. (eds.) (2015). Handbook of practical program evaluation. (4th. Ed.). Jossey-Bass. Wright, B.& Wallis, S. (2019). Practical mapping for applied research and program evaluation. Sage Vedung, E. (2017). Public policy and program evaluation. Routledge.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23