Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01712
Acrónimo :
01712
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Métodos de Avaliação tem como grande objectivo expor quais os principais procedimentos que devem anteceder a realização de um exercício de avaliação e as opções instrumentais que poderão ser tomadas para a plena concretização dos objectivos da avaliação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Competências: OA1 - Aquisição de conhecimentos metodológicos e técnico-operativos sobre os principais procedimentos que devem anteceder o desenho de um exercício de avaliação; OA2 - Aquisição de conhecimentos sobre métodos avançados de suporte da análise das distintas componentes dos exercícios de avaliação; OA3 - Desenvolvimento da capacidade de conceber processos detalhados de avaliação em diferentes áreas de intervenção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. FUNDAMENTOS PARA O DESENHO E PROGRAMAÇÃO DA AVALIAÇÃO 1.1. O(s) conceito(s) de avaliação de políticas públicas 1.2. Definição do objecto, dos objectivos e dos recursos 1.3. Tipos genéricos de avaliação 1.4. Conceitos relevantes 1.5. Ética e serviço público na prática da avaliação CP2. OPÇÕES METODOLÓGICAS EM AVALIAÇÃO 2.1. Formulação e utilização de questões de avaliação 2.2. Abordagens metodológicas em avaliação 2.3. Ferramentas de suporte à avaliação 2.4. Avaliar a avaliação 2.5. Métodos de suporte às estratégias de comunicação de resultados CP3. ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE DE COMPONENTES DE AVALIAÇÃO 3.1. Relevância/pertinência 3.2. Coerência 3.3. Eficácia 3.4. Eficiência 3.5. Resultados e impacto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diferentes conteúdos estão expressos através dos objectivos de aprendizagem: OA1-CP1, CP2 OA2-CP2, CP3 OA3-CP1, CP2, CP3

Avaliação / Assessment


Aulas teóricas. Exploração da Bibliografia. Sessões teórico-práticassobre casos concretos. | A avaliação da unidade curricular Métodos de Avaliação é realizada ao longo do período lectivo através de um trabalho de grupo realizado por fases e com recurso ao acompanhamento em aula.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas. Exploração da Bibliografia. Sessões teórico-práticassobre casos concretos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa estabelece uma correlação entre os conteúdos, a metodologia de ensino e os processos de avaliação. A metodologia procura uma abordagem holística, complexa e completa para o problema. Pretende-se fomentar o sentido crítico dos alunos e incentivar debates consistentes. A discussão de problemas cria a necessidade de analisar abordagens complementares e a busca de soluções obriga à aplicação dos conhecimentos adquiridos. Por fim, o trabalho de grupo permite aos alunos aplicar as suas competências, não só de forma a sintetizar os conhecimentos de forma autónoma, mas também para discutir os seus interesses e procurar um consenso.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


KNOWLTON, L. e PHILLIPS, C. (2009), The logic model guidebook, Sage, Thousand Oaks. WHOLEY, J., HARTY, H. e NEWCOMER, K. (eds.) (2004), Handbook of practical program evaluation, Jossey-Bass, Washington. STUFFLEBEAM, D. e SHINFIELD, A. (2007), Evaluation Theory, Models and Applications, Wiley and Sons, London. SHAW, I. F., GREENE, J. C. e MARK, M. M. (2006), The SAGE handbook of evaluation, Sage, London. HOLDEN, D. e ZIMMERMAN, M. (2009), A practical guide to program evaluation planning, Sage, Thousand Oaks. FUNNELL, S. e ROGERS, P. (2011), Purposeful program theory: effective use of theories of change and logic models, Jossey-Bass, San Francisco. CHEN, Huey T. (2004), Practical program evaluation. Assessing and improving planning, implementation and effitiveness, Sage, Londres. BAMBERGER, M. J., RUGH, J. e MABRY, L. (2006), RealWorld evaluation. Working under budget, time, data and political constrains, Sage, London.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WITKIN, Belle e ALTSHULD, James (1996), Planning and conducting needs assessments: a practical guide, Sage, London. WANDERSMAN, Abraham (et. al.) (1990), Getting to outcomes: methods and tools for planning, self-evaluation and accountability, CSAP, Rochville. STERN, Elliot (2005), Evaluation research methods, 4 Vol., Sage, London. SHAW, Ian (1999), Qualitative evaluation, Sage, London. RIETBERGEN-MCCRACKEN, Jennifer e NARAYAN, Deepa (eds.)(1998), Participation and social assessment: tools and techniques, The World Bank, Washington. PATTON, Michael Q. (2012), Essentials of utilization-focused evaluation, Sage, Thousands Oaks. . MAXWELL, Joseph A. (2004), Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Sage, London. KING, Jean E. e STEVAHN, Laurie (2013), Interactive évaluation practice: mastering the interpersonal dynamics of program evaluation, Sage, Thousands Oaks. KESSLER, M., LASCOUMES, P., SETBON, M. e THOENIG, J. (1998), Évaluation des politiques publiques, L'Harmattan, Paris. KAPP, S. A. E ANDERSON, G. R. (2010), Agency-based program evaluation: lessons from practice, Sage, Thousands Oaks. . GREFFE, X. (1997), L'évaluation des projets publics, Economica, Paris. FULBRIGFT-ANDERSON, K. (et. al.) (1998), New approaches to evaluating Community Initiatives: theory, measurement and analysis, The Aspen Institute, Washington. ESTRELA, M. (2000), Learning from change. Issues and experiences in participatory monitoring and evaluation, Intermediate technology publications, International Development Research Centre. DALE, Reidar (2004), Evaluating development programmes and projects, Sage, London. CONAN, Michel (1998), L'évaluation constructive. Théorie, principes et éléments de méthode, Editions de l'aube, Paris. COMISSÃO EUROPEIA (2003), Means collection: evaluating socio economic programmes - the guide, sl. CHELIMSKY, E. e SHADISH, W. (1997), Evaluation for the 21st century: a handbook, Sage, London. CAD (2002), Pratiques efficaces pour mener une évaluation conjointe associant plusieurs donneurs, OCDE. BUSSMAN, W. (1995), Accompagner et mettre à profit avec succès les évaluations des mesures étatiques: guide de réflexion, Éditions Georg, Genève. BOYLE, R. e LEMAIRE, D. (1999), Building effective evaluation capacity lessons from practice, Transaction Publishers, London. BOULMETIS, John e DUTWIN, Phyllis (2011), The ABCs of Evaluation: Timeless Techniques for Program and Project Managers, terceira edição, Jossey-Bass, San Francisco. BIHNGHAM, R. e FERBINGER, C. (1989), Evaluation in practice, a methodological approach, Longman, New York. BAMBERGER, ALTSCHULD, James e WITKIN, Belle (1999), From needs assessment to action: transforming needs into solutions strategies, Sage, Londres.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16