Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo central da unidade curricular Comunicação Política e Marketing Político centra-se na compreensão do papel do marketing público, em geral, e da comunicação pública, em especial, no processo de preparação, implementação e avaliação de decisões políticas e no processo de competição dos agentes políticos pelo poder e pela melhoria de vida das populações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Aquisição de competências no domínio de: (i) conceitos teóricos necessários à compreensão dos mecanismos de competição política com recurso a técnicas de marketing; (ii) instrumentos metodológicos de marketing que permitem ser aplicados à acção política corrente dos agentes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Apresentação dos alunos 2. Apresentação do programa 3. O conceito de Marketing 4. Definições de Marketing Político, história e áreas de aplicação 5. Estratégias de Marketing Político em ambiente concorrencial 6. Marketing intelligence e construção de uma pesquisa de mercado para o marketing político 7. A segmentação de mercado e a definição dos públicos alvo no marketing político 8. Posicionamento e criação de marca 9. Produto e Distribuição no marketing político 10. A comunicação no marketing político 11. Conceitos da comunicação: emissor, mensagem, tom, target, canais e suportes 12. Tipos de comunicação de marketing 13. Comunicação interna 14. Poder dos O.C.S. e agenda pública 15. Integração online/offline na comunicação política 16. Elaboração de um plano de marketing político 17. Monitorização e controlo do plano de marketing político 18. Apresentação de trabalhos individuais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Pontos 3 ao 15 OA2 - Pontos 16 a 18
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação periódica é composto por: · Participação nas aulas - inclui realização e discussão dos casos (50%) · Trabalho individual (50%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para além das exposições por parte do professor, aos alunos é pedida a sua participação na: · Preparação de casos práticos; · Sua discussão nas aulas; · Leitura prévia dos capítulos do livro da bibliografia referentes ao tema da sessão. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser ativos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e a sua relação com objetivos de aprendizagem (OA): 1. Expositivas, com apresentação dos quadros teóricos de referência (OA1); 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos e elaboração de trabalho final (OA2); 3. Autoestudo, com leituras recomendadas (todos os OAs)
Observações / Observations
- Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - As aulas serão em sala de aula e transmitidas por Zoom. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Lees-Marshment, Jennifer Political Marketing, Routledge, New York, 2ª edição, 2014
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
? Lendrevie, Levy, Baynast, Dionísio e Rodrigues, Mercator 25 Anos ? O Marketing na Era Digital, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2018 ? Lee, Nancy e Kotler Philip Marketing in the Public Sector: A Roadmap for Improved Performance, Prentice Hall, New Jersey, 2006 ? Dionísio, Rodrigues, Faria, Canhoto e Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2009 ? Azevedo, António, Pereira, Joaquim e Magalhães Duarte City Marketing - MyPlace in XXI , Gestão Estratégica e Marketing de Cidades, Vida Económica, 2ª edição, 2011
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16