Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01714
Acrónimo :
01714
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Compreender o que é, quais os objetivos e quais são os possíveis objetos e produtos do marketing político; OG2. Compreender a importância do contexto, recolher e analisar market intelligence e saber definir estratégia, segmentação e posicionamento; OG3. Saber distinguir comunicação e marketing político, mas conseguir desenhar um briefing de comunicação para marketing político – broadcast e relacional; offline e online; OG4. Conseguir desenvolver, identificar riscos de implementação (delivery), monitorização e avaliação de um plano estratégico de marketing político; OG5. Saber fazer um “pitch” de um projeto de marketing a um cliente, e saber identificar os limites éticos do Marketing Político.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Definir o conceito de MKT Político OA2. Identificar tipologias de produtos de MKT Político OA3. Diferenciar diferentes estratégias de MKT Político. OA4. Diferenciar segmentação e posicionamento e conseguir aplicar ambos os conceitos OA5. Saber identificar diferentes conceitos de comunicação OA6. Explicar diferentes tipos de comunicação em MKT OA7. Identificar e argumentar bons e maus exemplos de comunicação offline e online OA8. Explicar a importância da comunicação interna na estratégia de MKT Político OA9. Identificar limites e questões éticas associadas ao MKT Político OA10. Elaborar um plano estratégico de MKT Político OA11. Monitorizar e avaliar um plano estratégico de MKT Político OA12. Apresentar, através de um “pitch”, uma ideia inicial de plano estratégico de MKT Político, recolhendo feedback e debatendo ideias com o “cliente” Os referenciais teóricos serão proporcionados pelas aulas e leituras propostas. Os benchmarking, casos de estudo e o “pitch” serão utilizados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Apresentação do docente, alunos e programa; O conceito de Marketing; Definições de Marketing Político, história e áreas de aplicação CP2. Estratégias de Marketing Político em ambiente concorrencial; Marketing intelligence e construção de uma pesquisa de mercado CP3. A segmentação de mercado e a definição dos públicos alvo; Posicionamento e criação de marca CP4. Produto e Distribuição no marketing político CP5. Conceitos da comunicação; Tipos de comunicação de marketing CP6. Integração online/offline na comunicação política Comunicação CP7. Comunicação interna; Ética em Marketing; CP8. Elaboração de um plano estratégico de marketing político CP9. Delivery e Controlo Plano de Marketing CP10. Apresentação “pitch” da proposta de trabalhos Indíviduais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem é o seguinte: O OA1 relativo à definição do conceito de Mkt Político está relacionada com o CP1 que explicíta não só o conceito, mas também a sua história; O OA2 será um objetivo a atingir após o CP4 em que são apresentados diferentes tipologias de produtos e métodos de distribuição; o OA3 e o OA4 relacionam-se com o CP2 e CP3 relativos às estratégia de MKT no mercado concorrêncial, bem como ao seu estudo; o OA5, OA6 e OA7 relacionam-se com a componente de comunicação de Marketing, a análise intermedia e em diferentes circulos de atuação que são do CP5, CP6 e CP7. O OA8 e OA9 relativos à comunicação interna e ética no MKT Político serão abordados também na CP7. A elaboração do plano estratégio de Mkt Político que é o OA10 está contemplado no CP8, o seu controlo e avaliação (OA11) no CP9 e o seu “pitch” (OA12) no CP10.

Avaliação / Assessment


Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou através de um trabalho final. A avaliação ao longo do semestre inclui: A assiduidade e participação ativa em todas as sessões (10%). Os estudantes deverão escrever realizar trabalhos de grupo (40%), estimando-se que estes trabalhos exijam cerca de 20 horas de pesquisa – os trabalhos serão a análise de casos práticos, p.ex. a realização de uma análise SWOT ou identificação de boa ou más práticas de marketing político. Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre, ou que não obtenham aproveitamento nessa modalidade, podem recorrer à avaliação final (100%) através entrega de um trabalho de plano estratégico de marketing político, com um capítulo extra com uma recensão crítica sobre um caso de boa e um caso de má prática de estratégia e/ou implementação de marketing político. Esta UC não prevêe a modalidade de avaliação por exame. Os estudantes deverão realizar um trabalho individual, apresentando uma versão inicial do mesmo (o “pitch”) nas últimas aulas do semestre e entregando a versão final no período de avaliação final do semestre. O trabalho final individual valerá 50% da nota final (10% - “pitch” + 40% - trabalho final escrito).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular "Marketing Político” utiliza uma combinação de metodologias de ensino e aprendizagem com teor teórico e prático. A maioria das aulas terão um misto de metodologias com uma componente expositiva e interrogativa e uma outra componente de dinâmicas de grupo com metodologias mais ativas e técnicas como análise de casos de estudo, brainstorm a benchmark. As últimas aulas serão na sua maioria uma metodologia ativa, em que os alunos farão um “pitch” de apresentação do seu projeto final (plano estratégico de marketing político), recolhendo feedback por parte do docente para adaptar na entrega do trabalho final. A componente expositiva ficará na sua maioria a cargo do docente da aula, podendo ser envolvidos também convidados externos para partilharem a sua experiência prática em Marketing Político. Também se procura integrar a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, por exemplo, utilizando a divisão de salas do Zoom para criar grupos de trabalho “aleatórios” para as componentes práticas das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


MOs objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular “Marketing Político” compreendem um misto de componentes apenas téoricos (p.ex. OA1 e OA5), componentes teórico-prática (p.ex. OA3 e OA4) e componentes apenas maioritariamente práticas (p.ex. OA12). Nesse sentido, as metodologias de ensino e avaliação têm de preparar os alunos para atingirem esses AO. A componente metodológica expositiva das aulas fornece uma base sólida nos conceitos e referentes teóricos fundamentais, complementada pela bibliografia recomendada. As leituras recomentadas incentivam os estudantes a explorar diferentes perspetivas e a desenvolver um entendimento mais completo dos tópicos abordados Esta componente é avaliada maioritariamente na aplicação correta dos conceitos no projeto final. A componente metodológica interrogativa fomenta a colaboração e o diálogo crítico, promovendo a comunicação, networking e pensamento crítico, de acordo com os objetivos de aprendizagem, bem como sendo ferramentas essenciais para os métodos de avaliação previstos. As componentes mais ativas e técnicas como análise de casos de estudo, brainstorm a benchmark preparam os alunos para as componentes de avaliação práticas como os trabalhos de grupo e o “pitch” final. É através destas componentes metodológicas e de avaliaçao que os alunos conseguirão aplicar conceitos teóricos em contextos reais e contemporâneos, fomentando a aprendizagem ativa, e também a auto-aprendizagem.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cardoso G. (org) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina 2024 Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Mundos Sociais Lees-Marshment, Jennifer (2019), Routledge Handbook of Political Marketing, Routledge, New York, Lee-Marshment, J., Conley, B., Elder, E., Pettitt, R., Raynauld, V. & Turcotte, A. (2019). Political Marketing: Principles and Applications. London and New York: Routledge Saiz, F. J. B. (2003) Marketing Político. Ediciones Pirámide. ESIC

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Azevedo, António, Pereira, Joaquim e Magalhães Duarte City Marketing - MyPlace in XXI , Gestão Estratégica e Marketing de Cidades, Vida Económica, 2ª edição, 2011 Dionísio, Rodrigues, Faria, Canhoto e Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2009 Bernays, Edward & Martins, Luís Paixão (2024) Propaganda. Livros Zigurate Comunicação & Cultura. (out. 2006) Lobbying e marketing político. Volume 2. Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024a). Para além da Bolha (de filtro): Interações dos Deputados no Twitter. Media & Jornalismo, 24(44), Article 44. https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_3 Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024b). What do Portuguese MPs use Twitter for? : A study case of political communication in a country with a small Twitter Adoption rate. Cuadernos.Info, 58, Article 58. https://doi.org/10.7764/cdi.58.72109 Hersh, E.D. (2015). Hacking the Electorate: How Campaigns Perceive Voters. Cambridge: CambridgeUniversity Press. Lendrevie, Levy, Baynast, Dionísio e Rodrigues, Mercator 25 Anos ? O Marketing na Era Digital, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2018 Lee, Nancy e Kotler Philip Marketing in the Public Sector: A Roadmap for Improved Performance, Prentice Hall, New Jersey, 2006 Lecheler, S. and De Vreese, C. (2019) News Framing Effects. London and New York: Routledge Nai, A and Walter, A. (2014). New Perspectives on Negative Campaigning. Washington: Rowman and Littlefield Martins, Luís Paixão (2023) Como Perder uma Eleição. Livros Zigurate Martins, Luís Paixão (2023) Como Mentem as Sondagens. Livros Zigurate Saiz, Francisco Javier Barranco (2003) Marketing Político. Ediciones Pirámide. ESIC. Scammell, M. (2014). Consumer Democracy: the marketing of politics. Cambridge: Cambridge University Press. Soroka, S.N. (2014). Negativity in Democratic Politics: Causes and Consequences. New York: Cambridge University Press. Penney, J. (2017) The Citizen Marketer. Oxford, Oxford University Press. Perloff, R. M. (2014). The Dynamics of Political Communication: Media and Politics in a Digital Age. New York, NY: Routledge. Webster, J.G. (2014). The Marketplace of Attention: How Audiences Take Shape in a Digital Age. Cambridge: The MIT Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-02