Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos adquiram ferramentas de natureza teórica e prática necessárias para a execução de funções associadas ao marketing na esfera política e institucional, e que conheçam os principais desafios e debates relativos ao trabalho do especialista em marketing político nas democracias contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Definir o conceito de MKT Político OA2. Identificar os desafios do MKT Político na era digital OA3. Diferenciar as diferentes fases do planeamento estratégico em MKT Político OA4. Saber acompanhar estudos eleitorais internos no contexto de uma campanha OA5. Saber elaborar um plano estratégico de MKT Político OA6. Perceber como funciona a comunicação de crise OA7. Conhecer as técnicas básicas do storytelling e do speech-writing OA8. Identificar e argumentar bons e maus exemplos de comunicação offline e online
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. O Marketing Político: História e Mapeamento do Campo CP2. Os Desafios do Marketing Político na Era Digital CP3. Marketing Político e Eleitoral: Planeamento, Desenvolvimento e Implementação CP4. Acompanhamento de Sondagens e Focus Groups em Campanhas Eleitorais CP5. Elaboração de um Plano Estratégico de Marketing Político CP6. Campanhas e Gestão de Crises CP7. Storytelling e Técnicas Discursivas CP8. Produtos e Plataformas de Marketing Político
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Cada conteúdo programático corresponde a um objetivo de aprendizagem.
Avaliação / Assessment
Trabalho de grupo (análise SWOT) - 40% Trabalho Individual (Simulação de um Plano Estratégico para uma Campanha Eleitoral) 60%. OU Exame
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular "Marketing Político” utiliza uma combinação de metodologias de ensino e aprendizagem com teor teórico e prático. A componente expositiva ficará na sua maioria a cargo do docente da aula, podendo ser envolvidos também convidados externos para partilharem a sua experiência prática em Marketing Político.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino, teórico práticas, com recurso à participação de profissionais do setor, bem como o método de avaliação, focado em análises SWOT e simulação de planos de marketing político, são coerentes com os principais objetivos de aprendizagem - o domínio dos conceitos, dos métodos e das técnicas essenciais em MKT Político.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cardoso G. (org) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina 2024 Lees-Marshment, Jennifer (2019), Routledge Handbook of Political Marketing, Routledge, New York, Lee-Marshment, J., Conley, B., Elder, E., Pettitt, R., Raynauld, V. & Turcotte, A. (2019). Political Marketing: Principles and Applications. London and New York: Routledge Saiz, F. J. B. (2003) Marketing Político. Ediciones Pirámide. ESIC Santana Pereira, J. (2016). Política e Entretenimento. Lisboa: FFMS.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Azevedo, António, Pereira, Joaquim e Magalhães Duarte City Marketing - MyPlace in XXI , Gestão Estratégica e Marketing de Cidades, Vida Económica, 2ª edição, 2011 Dionísio, Rodrigues, Faria, Canhoto e Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2009 Bernays, Edward & Martins, Luís Paixão (2024) Propaganda. Livros Zigurate Cacciotto, M. (2015). Marketing político: Como vencer eleições e governar. Lisboa: Actual. Comunicação & Cultura. (out. 2006) Lobbying e marketing político. Volume 2. Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024a). Para além da Bolha (de filtro): Interações dos Deputados no Twitter. Media & Jornalismo, 24(44), Article 44. https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_3 Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024b). What do Portuguese MPs use Twitter for? : A study case of political communication in a country with a small Twitter Adoption rate. Cuadernos.Info, 58, Article 58. https://doi.org/10.7764/cdi.58.72109 Green, D. P.; & Gerber, A. S. (2004). Get out the vote! How to increase voter turnout (chapters 3-7: door-to-door; leaflets; direct mail; phone banks; electronic mail). Washington, D. C.: Brookings Institute Press. Lampreia, J. M.; & Caetano, J. (2009). Marketing e comunicação política. Lisboa: Sílabo. Lilleker, D. G.; & Lees-Marchment, J. (2005). Introduction: rethinking political party behavior. In D. G. Lilleker & J. Lees-Marchment (eds.), Political marketing: A comparative perspective (pp 1-14). Manchester: MU. Lock, A., & Harris, P. (1996). Political marketing. European Journal of marketing, 30(10/11), 14-24. Meirinho Martins, M. (2008). Comunicação e marketing político. Lisboa: ISCSP. Norris, P. (2000). A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies (cap. 7). Cambridge: CUP. O’Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs . Disponível Online. Sá, J. (2014). Marketing político: Para uma gestão integrada da política. Lisboa: ISCSP. Santana Pereira, J. (2017). Comunicação Política em Campanhas Eleitorais: Contributos Teóricos para a Análise das Legislativas de 2016 em Cabo Verde. In Volume Comemorativo do Décimo Aniversário do ISCJS. Praia: ISCJS. Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002). Studying political campaigns and their effects. In D. M. Farrel & R. Schmitt-Beck (eds.), Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums (pp. 1-21). Londres: Routledge. Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns. Princeton: PUP.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05