Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01714
Acrónimo :
01714
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Definir o conceito de MKT Político OA2. Identificar os desafios do MKT Político na era digital OA3. Diferenciar as diferentes fases do planeamento estratégico em MKT Político OA4. Saber acompanhar estudos eleitorais internos no contexto de uma campanha OA5. Saber elaborar um plano estratégico de MKT Político OA6. Perceber como funciona a comunicação de crise OA7. Conhecer as técnicas básicas do storytelling e do speech-writing OA8. Identificar e argumentar bons e maus exemplos de comunicação offline e online

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. O Marketing Político: História e Mapeamento do Campo CP2. Os Desafios do Marketing Político na Era Digital CP3. Marketing Político e Eleitoral: Planeamento, Desenvolvimento e Implementação CP4. Acompanhamento de Sondagens e Focus Groups em Campanhas Eleitorais CP5. Elaboração de um Plano Estratégico de Marketing Político CP6. Campanhas e Gestão de Crises CP7. Storytelling e Técnicas Discursivas CP8. Produtos e Plataformas de Marketing Político

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Cada conteúdo programático corresponde a um objetivo de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


Trabalho de grupo (análise SWOT) - 40% Trabalho Individual (Simulação de um Plano Estratégico para uma Campanha Eleitoral) 60%. OU Exame

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino, teórico práticas, com recurso à participação de profissionais do setor, bem como o método de avaliação, focado em análises SWOT e simulação de planos de marketing político, são coerentes com os principais objetivos de aprendizagem - o domínio dos conceitos, dos métodos e das técnicas essenciais em MKT Político.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cardoso G. (org) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina 2024 Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Mundos Sociais Lees-Marshment, Jennifer (2019), Routledge Handbook of Political Marketing, Routledge, New York, Lee-Marshment, J., Conley, B., Elder, E., Pettitt, R., Raynauld, V. & Turcotte, A. (2019). Political Marketing: Principles and Applications. London and New York: Routledge Saiz, F. J. B. (2003) Marketing Político. Ediciones Pirámide. ESIC

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Azevedo, António, Pereira, Joaquim e Magalhães Duarte City Marketing - MyPlace in XXI , Gestão Estratégica e Marketing de Cidades, Vida Económica, 2ª edição, 2011 Dionísio, Rodrigues, Faria, Canhoto e Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2009 Bernays, Edward & Martins, Luís Paixão (2024) Propaganda. Livros Zigurate Comunicação & Cultura. (out. 2006) Lobbying e marketing político. Volume 2. Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024a). Para além da Bolha (de filtro): Interações dos Deputados no Twitter. Media & Jornalismo, 24(44), Article 44. https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_3 Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024b). What do Portuguese MPs use Twitter for? : A study case of political communication in a country with a small Twitter Adoption rate. Cuadernos.Info, 58, Article 58. https://doi.org/10.7764/cdi.58.72109 Hersh, E.D. (2015). Hacking the Electorate: How Campaigns Perceive Voters. Cambridge: CambridgeUniversity Press. Lendrevie, Levy, Baynast, Dionísio e Rodrigues, Mercator 25 Anos ? O Marketing na Era Digital, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2018 Lee, Nancy e Kotler Philip Marketing in the Public Sector: A Roadmap for Improved Performance, Prentice Hall, New Jersey, 2006 Lecheler, S. and De Vreese, C. (2019) News Framing Effects. London and New York: Routledge Nai, A and Walter, A. (2014). New Perspectives on Negative Campaigning. Washington: Rowman and Littlefield Martins, Luís Paixão (2023) Como Perder uma Eleição. Livros Zigurate Martins, Luís Paixão (2023) Como Mentem as Sondagens. Livros Zigurate Saiz, Francisco Javier Barranco (2003) Marketing Político. Ediciones Pirámide. ESIC. Scammell, M. (2014). Consumer Democracy: the marketing of politics. Cambridge: Cambridge University Press. Soroka, S.N. (2014). Negativity in Democratic Politics: Causes and Consequences. New York: Cambridge University Press. Penney, J. (2017) The Citizen Marketer. Oxford, Oxford University Press. Perloff, R. M. (2014). The Dynamics of Political Communication: Media and Politics in a Digital Age. New York, NY: Routledge. Webster, J.G. (2014). The Marketplace of Attention: How Audiences Take Shape in a Digital Age. Cambridge: The MIT Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-05