Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes perspetivas teóricas e conhecimentos práticos que lhes permitam compreender e lidar com temas críticos da gestão de instituições públicas
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar os principais conceitos relativos à gestão de instituições; OA2. Compreender as implicações para a gestão das instituições ditadas pelo novo paradigma técnico e económico; OA3. Diagnosticar, de um modo concreto, os processos de gestão em instituição públicas, nomeadamente, os relativos à liderança e gestão, cultura nacional e organizacional e estrutura e governação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à gestão de instituições 2. Mudança de paradigma técnico, económico e organizacional 3. Processos de gestão em instituições públicas 3.1 Liderança e gestão 3.2 Cultura nacional e organizacional 3.3 Estrutura e governação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da unidade curricular são adequados à obtenção dos objetivos enunciados. Esta coerência torna-se visível a partir da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 - Pontos programáticos: 1 OA 2 - Pontos programáticos: 2 OA 3 - Pontos programáticos: 3
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica inclui: - um teste individual (75%) e um trabalho de grupo (25%). O estudante deverá ter, no mínimo, 7,5 valor em cada uma das componentes de avaliação. A aprovação à UC é obtida com a média ponderada das duas componentes, a qual deverá ser >=10 valores e com uma taxa de presença nas aulas, >= a 80%. Avaliação final: Exame Final (100%) Aplica-se a estudantes que não obtiveram aprovação na modalidade anterior. A aprovação é obtida com uma classificação >=10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas; 2. Participativas, com análise e resolução de um estudo de caso; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Na grelha a seguir apresentam-se as principais interligações: Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de Aprendizagem (OA) 1. Metodologia expositiva, para a apresentação de quadros teóricos de referência - OA1, OA2 e OA3 2. Metodologias participativas com análise e discussão de estudos de casos e textos de apoio - OA1, OA2 e OA3 3. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo - OA1, OA2 e OA3 4. Auto-estudo - OA1, OA2 e OA3
Observações / Observations
Os estudantes abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rodrigues, M.L. e Adão e Silva, P. (coord.) (2012). Políticas Públicas em Portugal. Lisboa: INCM e ISCTE-IUL. Rodrigues, C. (2011). Governação de organizações públicas em Portugal: a emergência de modelos diferenciados. Mangualde: Edições Pedagogo. Oliveira Rocha, J.A. (2010). Gestão Pública teorias, modelos e prática: Escolar Editora. Moreira, P. (2007). Liderança e Cultura de Rede em Portugal casos de sucesso. Lisboa: Livros Horizonte. Moreira. P. (2006). Gestão de Pessoas Tendências, Qualificações e Formação. Lisboa: IQF.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sousa, A. (1999). Introdução à Gestão - Uma abordagem sistémica. Lisboa: Verbo Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16