Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01717
Acrónimo :
01717
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
116.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
137.0h/sem
Trabalho Autónomo :
163.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


As principais competências a desenvolver no Estágio são: 1) A capacidade de intervenção profissional em ambiente de trabalho 2) A capacidade de reflexão das formas organizativas e dos processos e procedimentos de trabalho 3) O desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais de trabalho 4) A elaboração de um relatório de estágio que demonstre capacidade de reflexão analítica do contexto de trabalho

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O Estágio em Políticas Públicas tem como objectivo: - Proporcionar aos alunos um contacto directo com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso; - Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados às práticas profissionais ligadas às políticas públicas; - Desenvolver competências socioprofissionais; - Reforçar o relacionamento da Escola de Sociologia e Políticas Públicas com as Instituições que acolhem os estudantes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Organização do processo de colocação dos alunos em estágio a. Informar e esclarecer sobre os domínios de intervenção profissional b. Contactar instituições que podem conceder estágios c. Elaboração de cartas de apoio e suporte ao estágio d. Identificação do local de acolhimento do período prático de aprendizagem 2. Formalização do estágio a. Elaboração de protocolo de estágio com a entidade externa b. Identificação do orientador profissional c. Definição do plano de estudos e correspondente aplicação profissional d. Definição dos objectivos e perspectivas laborais 3. Conhecimento actual e aprofundado do contexto para uma maior adequação do sistema educativo à actividade socioprofissional a. Acompanhamento regular do estagiário b. Orientação do relatório de estágio c. Reflexão e aperfeiçoamento da experiência 4. Plano e elaboração do relatório de estágio.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O Estágio em Políticas Públicas tem com objectivo fornecer aos alunos um contacto directo com o mundo do trabalho e a formar profissionais que venham a intervir na área das políticas públicas com competências teóricas e metodológicas apreendidas ao longo do curso. O estágio será definido em conjunto com o responsável da instituição do acolhimento, fornecendo à entidade acolhedora informações sobre a natureza do curso e objectivos do estágio. O estágio curricular tem como objectivo preparar o aluno para a inserção profissional com uma melhor formação ajustada às realidades dos contextos e exigências actuais. Através do estágio o aluno será confrontado com um ambiente de trabalho onde tomará conhecimento aprofundado dos problemas, processos e contextos de definição e elaboração das políticas públicas de forma a potencializar a sua aprendizagem e inserção profissional.

Avaliação / Assessment


A nota final será obtida através de dois elementos de avaliação classificados numa escala de zero a vinte: i) classificação constante na ficha de avaliação preenchida pela instituição acolhedora no final do Estágio; ii) avaliação do relatório de estágio apresentado pelo aluno. A nota final será obtida com recurso à seguinte ponderação: - Classificação atribuída pela instituição acolhedora e constante na ficha de avaliação (20% da nota final); - Classificação atribuída ao relatório de estágio (80% da nota final). A unidade curricular não contempla a avaliação por exame e os elementos de avaliação terão que ser entregues dentro do calendário definido pela Escola de Sociologia e Políticas públicas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino assentam no ajuste entre a formação científica, fundamentada em competências teóricas e metodológicas, com uma formação aplicada em contexto profissional de trabalho. O relatório de estágio terá ter um limite máximo de 10 páginas e incluir: a) Caracterização do contexto institucional; b) Enquadramento do local do estágio; c) Descrição das actividades desenvolvidas; d) Balanço crítico e/ou teoricamente fundamentado; e) Bibliografia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Uma avaliação global do estágio assenta na promoção da prática profissional num ambiente de trabalho aplicado ao conhecimento aprofundado de instituições /organizações que desenvolvem e participam no processo de definição, execução ou avaliação de políticas públicas. Compete ao supervisor do estágio acompanhar a evolução do estágio e diligenciar pela prossecução dos objectivos e do programa de estágio. O acompanhamento regular do estagiário permite o acesso permanente aos trabalhos em desenvolvimento. A experiência de trabalho proporcionada pelo estágio poderá facultar a oportunidade para uma reflexão crítica sobre a definição de prioridades atribuída aos objectivos, a definição e clarificação de valores, a legitimidade dos processos e normas, a compreensão da complexa rede de relações de poder, a necessidade de recursos económicos, políticos, sociais e culturais para alcançar determinados objectivos, entre outros aspectos centrais das prospectivas que enquadram às políticas públicas. Igualmente importante e que devem ser realçadas são as dimensões éticas e deontológicas do estágio. O estágio insere-se no contexto de um conjunto de unidades curriculares e de diferentes ramos de especialidade do Mestrado em Políticas Públicas, pelo que o estágio deverá compatibilizar-se com o ramo em que o aluno se insere. O estágio é de natureza curricular e o aluno poderá aproveitar o período de verão para estágios internacionais ou estágios desenvolvidos em locais distantes. O relatório de estágio deverá ser apresentado nos períodos de avaliação que constam no calendário lectivo da Escola de Sociologia e Políticas Públicas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bardach, E. & Patashnik, E., A practical guide for policy analysis: the eightfold path to more effective problem solving, 2020, Sage/ CQ Press., Cairney, P., Understanding public policy: theories and issues., 2019, Palgrave Macmillan., Dror, Y., Training for Policy Makers, 2006, Oxford University Press, Capano, G., & Howlett, M. (eds.)., A modern guide to public policy., 2020, Edward Elgar Publishing.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Não se aplica.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16