Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
OG1. Compreender as principais teorias e conceitos sobre as dinâmicas sociais na e da internet. OG2. Analisar o impacto das várias facetas da transformação digital na sociedade global contemporânea. OG3. Desenvolver competências de análise crítica em relação ao comportamento dos agentes sociais e económicos na internet. OG4. Explorar a interseção entre tecnologia, cultura e comunicação nas plataformas digitais. OG5. Avaliar as implicações éticas e sociais da transformação digital.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar e entender os principais referenciais teóricos do estudo das dinâmicas sociais da internet. OA2. Examinar de forma crítica o impacto da internet em diversos aspetos da sociedade, incluindo as sociabilidades, a cultura e os media, a política e a economia. OA3. Utilizar referenciais teóricos e pensamento crítico para examinar questões e fenómenos contemporâneos, como as desigualdades digitais, a datificação, a plataformização e a governança da internet e tecnologias associadas. OA4. Avaliar e discutir criticamente as implicações éticas e sociais das tecnologias da Internet. Os OA estão em sintonia com os métodos de ensino adotados. As aulas proporcionam uma compreensão aprofundada dos referenciais teóricos, complementada por leituras, estudos de caso e discussões em aula. Os desafios éticos e sociais relacionados com a transformação digital das sociedades contemporâneas são abordados ao longo das aulas e na discussão de estudos de caso concretos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução: Internet e sociedade CP2. Internet e mudança social: Transformação das estruturas sociais e das instituições CP3. Plataformização, datificação, algoritmos e IA: Tendências, políticas e modelos de governança da internet CP4. Divisões e desconexões digitais: Fatores de divisão digital; Desafetações e desconexões digitais CP5. Internet e indústrias mediáticas e criativas: Transformação dos media. Modelos de negócio e economia da atenção CP6. Internet, jornalismo, comunicação pública e desordens informativas: Desafios do jornalismo; Desinformação CP7. Comunidades online e sociabilidades na internet: Comunidades e impactos psicossociais da Internet CP8. Privacidade e vigilância: Privacidade, proteção de dados e vigilância CP9. Internet, Educação, Mercado de Trabalho e Gamificação: Gamificação no consumo, na educação e no trabalho CP10. Cultura Digital, Prosumption e Participação: A cultura participativa e os seus críticos; Movimentos sociais e ativismo digital
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência dos CP com os objetivos de aprendizagem (OA) é evidente através da abrangência e profundidade dos tópicos abordados. Os CP1 e CP2 fornecem uma base teórica sobre a internet e a sua influência social, alinhando-se com o OA de compreender o desenvolvimento teórico das dinâmicas sociais da internet. Os CP3 e CP4 exploram a plataformização, datificação e divisões digitais, essenciais para a análise crítica dos impactos socioeconómicos e das desigualdades digitais (OA). A transformação das indústrias mediáticas (CP5) e os desafios do jornalismo (CP6) refletem a relevância contemporânea e a adaptação ao ecossistema digital, em linha com os OA de análise das indústrias mediáticas e da comunicação pública. O estudo das comunidades online (CP7) e da privacidade (CP8) complementa a compreensão das sociabilidades e das questões éticas, enquanto os CP9 e CP10 abordam a gamificação e a cultura digital, essenciais para avaliar tendências futuras e práticas participativas.
Avaliação / Assessment
Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final. A avaliação ao longo do semestre inclui a participação ativa em todas as sessões. Os estudantes deverão escrever um ensaio de aprofundamento temático, estimando-se que este trabalho exija cerca de 20 horas de pesquisa. A versão final do ensaio representará 70% da nota final. A originalidade e a inovação demonstradas na pesquisa para a redação do ensaio contribuirão com 20% da avaliação. A participação e assiduidade nas aulas serão avaliadas em 10%. Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre, ou que não obtenham aproveitamento nessa modalidade, podem recorrer à avaliação por exame. Esta também inclui a entrega de um trabalho de aprofundamento temático sobre as dinâmicas sociais da internet.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular "Dinâmicas Sociais da Internet" utiliza uma combinação de metodologias de ensino e aprendizagem que estão em consonância com o modelo pedagógico contemporâneo, centrado no estudante e voltado para o desenvolvimento de competências críticas e práticas. A componente mais expositiva das aulas visa fornecer uma base teórica sólida sobre os conceitos e teorias das dinâmicas sociais da internet. Serão utilizadas apresentações multimédia, leituras obrigatórias e exposições detalhadas pelo professor para explicar os conceitos fundamentais. Esta componente prevê sessões de perguntas e respostas para esclarecer dúvidas e promover o pensamento crítico. Numa componente mais aplicada serão apresentados estudos de caso, para explorar as dinâmicas sociais da internet em diversos contextos. Será feita uma discussão de casos reais e recentes, incentivando os alunos a identificar problemas, analisar casos concretos e propor soluções. A título de exemplo esses casos incluem a influência das redes sociais online nas eleições, a expansão da economia gig (ex.: Uber, Airbnb, Upwork), o escândalo Cambridge Analytica e Facebook, a propagação de “fake news” durante a pandemia de COVID-19, os movimentos #BlackLivesMatter e #MeToo, os influenciadores digitais, casos de aplicação da IA, etc. O objetivo é promover a análise crítica e a aplicação prática do conhecimento teórico. Também nesta componente fomentam-se as discussões em aula, a colaboração e o diálogo crítico entre os estudantes. Também se procura integrar a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, com o uso da plataforma de e-learning e das suas ferramentas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular "Dinâmicas Sociais da Internet" é essencial para garantir que os estudantes adquiram as competências e conhecimentos esperados. A componente expositiva das aulas fornece uma base sólida nos conceitos e referentes teóricos fundamentais, diretamente alinhadas com o objetivo de compreender o desenvolvimento histórico e teórico das dinâmicas sociais online. Esta componente ajudaa os estudantes a desenvolver uma compreensão aprofundada dos tópicos essenciais, preparando-os para análises mais complexas. Uma componente mais prática das aulas permite a aplicação dos conceitos teóricos em contextos reais. Isso está diretamente relacionado ao objetivo de desenvolver a capacidade de aplicar teorias em situações reais, fomentando a aprendizagem ativa. A análise de casos de estudo reais e recentes promove a capacidade dos estudantes de aplicar conhecimento teórico a situações práticas, alinhando-se com o objetivo de análise crítica das dinâmicas sociais da internet. A discussão de casos específicos como eleições influenciadas por redes sociais ou escândalos de privacidade incentiva os estudantes a refletir sobre questões contemporâneas. As discussões em aula fomentam a colaboração e o diálogo crítico, essenciais para a compreensão das interações sociais online e o impacto das plataformas digitais. Elas promovem habilidades de comunicação e pensamento crítico, de acordo com os objetivos de análise e discussão crítica das implicações sociais e éticas da internet. As leituras de artigos académicos e reflexões críticas aprofundam o conhecimento teórico e estimulam o pensamento crítico, em alinhamento com o objetivo de compreensão teórica e análise crítica das dinâmicas sociais da internet. Essas atividades incentivam os estudantes a explorar diferentes perspetivas e a desenvolver um entendimento mais completo dos tópicos abordados. Em resumo, as metodologias de ensino e avaliação adotadas nesta unidade curricular são coerentes com os objetivos de aprendizagem, garantindo uma abordagem integrada e eficaz para a compreensão, análise e aplicação das dinâmicas sociais da internet.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Mundos Sociais. Cardoso G, (org.) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina. Cardoso, G., da Costa, A. F., Coelho, A. R., & Pereira, A. (2015). A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina. Castells, M. (2020). The information city, the new economy, and the network society. In The information society reader (pp. 150-164). Routledge. Castells, M. (2020). A new society. In The new social theory reader (pp. 315-324). Routledge. Chayko, M. (2020). Superconnected: The internet, digital media, and techno-social life. SAGE Publications, Incorporated. Van Dijk, J. (2020). The digital divide. John Wiley & Sons. Webster, F. (2014). Theories of the information society. Londres: Routledge, 2nd edition.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Altay, S., Berriche, M., & Acerbi, A. (2023). Misinformation on misinformation: Conceptual and methodological challenges. Social media+ society, 9(1) Baldi, V. (2024). Otimizados e desencontrados: ética e crítica na era da inconsciência artificial. Braga: Húmus. Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press Buckingham D. and R. Willett (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of social media. Sage. Cardoso, G. et al. (2013). A sociedade dos ecrãs. Lisboa: Tinta da China. Cardoso, G., Lapa, T., & Di Fatima, B. (2016). People are the message? Social mobilization and social media in Brazil. International Journal of Communication, 10, 22. Cardoso, G., Accornero, G., Lapa, T. & Azevedo, J. (2017). Social movements, participation and crisis in Europe. In Manuel Castells, Olivier Bouin, Joao Caraça, Gustavo Cardoso, John Thompson, Michel Wieviorka (Ed.), Europe’s crises. (pp. 405-427). Cambridge: Polity Press. Castaño-Pulgarín, S. A., Suárez-Betancur, N., Vega, L. M. T., & López, H. M. H. (2021). Internet, social media and online hate speech. Systematic review. Aggression and violent behavior, 58, 101608. Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Dahlgren, P. (2018). Media, knowledge and trust: The deepening epistemic crisis of democracy. Javnost-The Public, 25(1-2), 20-27. Dias, P., Martinho, L., & Jorge, A. (2023). Desconexão Digital e Jovens Portugueses: Motivações, Estratégias e Reflexos no Bem-Estar. Comunicação e sociedade, (44), 1-22. Evangelista, R., & Bruno, F. (2019). WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation. Internet policy review, 8(4), 1-23. Flew, T., Thomas, J., & Holt, J. (2022). The SAGE handbook of the digital media economy. Sage Graham, M., & Dutton, W. H. (Eds.). (2019). Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. Oxford University Press. Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg Helsper, E. J. (2021) The digital disconnect: the causes and consequences of digital inequalities. EBSCOhost Hirsch-Kreinsen, H. (2023). Artificial intelligence: A “promising technology”. AI & SOCIETY, 1-12. Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures and their consequences. Sage. Lapa, T. et al (2018) “As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças” In Carmo et al (Orgs.) Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa: Mundos Sociais. Lima-Quintanilha, T., Torres-da-Silva, M., & Lapa, T. (2019). Fake news and its impact on trust in the news. Using the Portuguese case to establish lines of differentiation. Communication & Society, 32(3), 17-33. Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann Moe, H., & Madsen, O. J. (2021). Understanding digital disconnection beyond media studies. Convergence, 27(6), 1584-1598. Munn, L. (2022). Thinking through silicon: Cables and servers as epistemic infrastructures. New Media & Society, 24(6), 1399-1416. Ragnedda, M., & Muschert, G. W. (2013). The digital divide. Florence, KY: Routledge. Rowell, L., & Call-Cummings, M. (2020). Knowledge Democracy, Action Research, the Internet and the Epistemic Crisis. Journal of Futures Studies, 24(4). Üzelgün, M. A., Giannouli, I., Archontaki, I., Odstrčilová, K., Thomass, B., & Álvares, C. (2024). Transforming Toxic Debates towards European Futures: Technological Disruption, Societal Fragmentation, and Enlightenment 2.0. Central European Journal of Communication, 17. Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford university press. Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press. Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism. Profile Books.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-02