Sumários
Encenações de Identidade Online
9 Novembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
I. Arquitetura das Redes, Cultura Neoliberal de Consumo e Perfis de Identidade Online
II. Marketing, Marcadores de Identidade Online e Disciplinarização do Corpo
III. Análise de Discurso Online
IV. Net como Espaço de Resistência
Referências bibliográficas:
van Dijck, J. (2013) '"You Have One Identity": Performing the Self on Facebook and LinkedIn"', Media, Culture & Society 35 (2): 199-215.
Farquhar, L. (2012) 'Performing and Interpreting Identity through Facebook Imagery', Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies 19(4): 446-471.
Papacharissi, Z. (2009) 'The virtual geographies of social networks: a comparative analysis of Facebook, LinkedIn and ASmallWorld', New Media & Society 11(1&2): 199-220.
Internet e Jornalismo
8 Novembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Mudanças estruturais no mercado dos "media".
Crise do jornalismo ou explosão do jornalismo?
Mass-media e self-media.
Jornalismo "Crowdfunded", jornalismo digital e de dados.
Desinformação e Saúde
2 Novembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Pandemia=Infodemia
Desinformação: Circulação Online do Rumor Covid e Tecnologia 5G
Disseminação das Teorias da Conspiração e Arquitetura das Redes
Teorias da Conspiração e Populismo
Estudo de caso: como é que o rumor/teoria conspiracionista tem conseguido extravasar o confinamento em grupos marginais fechados no Facebook, passando para o público mais alargado
Papel das Celebridades e da Cobertura Mediatizada na Disseminação do Rumor
Bibliografia:
Populismo, Extremismo e Novos Media
26 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
I. Para Além dos Populismos de Direita e de Esquerda?
II. As Contradições dos Populismos
III. Ativismo Mercantilizado e Capital de Celebridade
IV. Jihadismo e Populismo
Referências bibliográficas:
Alvares, C. & Dahlgren, P.(2016) 'Populism, Extremism, and Media: Mapping an Uncertain Terrain'. European Journal of Communication 31(1): 46 - 57.
Gerbaudo, P.(2018) 'Social media and populism: an elective affinity?'. Media, Culture & Society 40(5): 745-753.