Sumários

Encenações de Identidade Online

9 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


I. Arquitetura das Redes, Cultura Neoliberal de Consumo e Perfis de Identidade Online

II. Marketing, Marcadores de Identidade Online e Disciplinarização do Corpo

III. Análise de Discurso Online

IV. Net como Espaço de Resistência

Referências bibliográficas:

van Dijck, J. (2013) '"You Have One Identity": Performing the Self on Facebook and LinkedIn"', Media, Culture & Society 35 (2): 199-215.

Farquhar, L. (2012) 'Performing and Interpreting Identity through Facebook Imagery', Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies 19(4): 446-471.

Papacharissi, Z. (2009) 'The virtual geographies of social networks: a comparative analysis of Facebook, LinkedIn and ASmallWorld', New Media & Society 11(1&2): 199-220.

Internet e Jornalismo

8 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Mudanças estruturais no mercado dos "media".

Crise do jornalismo ou explosão do jornalismo?

Mass-media e self-media.

Jornalismo "Crowdfunded", jornalismo digital e de dados.

Jornalismo em rede e novas competências.

Aula 4

8 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


A Erosão da classificação

Desinformação e Saúde

2 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Pandemia=Infodemia

Desinformação: Circulação Online do Rumor Covid e Tecnologia 5G

Disseminação das Teorias da Conspiração e Arquitetura das Redes

Teorias da Conspiração e Populismo

Estudo de caso: como é que o rumor/teoria conspiracionista tem conseguido extravasar o confinamento em grupos marginais fechados no Facebook, passando para o público mais alargado

Papel das Celebridades e da Cobertura Mediatizada na Disseminação do Rumor

Bibliografia:

Bruns A, Harrington S, Hurcombe E. 'Corona? 5G? or both?': the dynamics of COVID-19/5G conspiracy theories on Facebook. Media International Australia. 2020;177(1):12-29. doi: 10.1177/1329878X20946113

Populismo, Extremismo e Novos Media

26 Outubro 2021, 18:00 Rita Sousa


I. Para Além dos Populismos de Direita e de Esquerda?

II. As Contradições dos Populismos

III. Ativismo Mercantilizado e Capital de Celebridade

IV. Jihadismo e Populismo

Referências bibliográficas:

Alvares, C. & Dahlgren, P.(2016) 'Populism, Extremism, and Media: Mapping an Uncertain Terrain'. European Journal of Communication 31(1): 46 - 57.

Gerbaudo, P.(2018) 'Social media and populism: an elective affinity?'. Media, Culture & Society 40(5): 745-753.