Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Os participantes do seminário debaterão, pesquisarão e promoverão conhecimentos nas seguintes dimensões: - Estudos e Pesquisa de Internet Mundial. - redes sociais online e redes de culturas de pertença. -O debate sobre novos media e media tradicionais: a transformação das paisagens mediáticas -Media, culturas e gerações: cultura móvel; novas práticas sociais; Novas práticas de comunicação; Linguagem e interação; Comunidade e identidade; Espaço e lugares. -Media e dispositivos móveis: Internet móvel; Televisão móvel; Música móvel; Jogos para celular; Papel eletrônico móvel; redes sociais. -Televisão e cultura na era digital -Impactos da Internet no consumo e produção cultural; -Internet, Religião e Comunidades Espirituais- Internet Transnacionalismo e Mobilidades
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A fornecer pelos professores a convidar em cada ano dentro do quadro conceptual definido pelos seguintes vectores de aprendizagem: - A revolução Informacional -Estudos sobre Internet: O Estado da Arte -Redes e Estados: A Política Global e a Internet -As culturas Internet: Liberdade, partilha e ideais libertários -A interacção social e os ambientes virtuais -As Redes Sociais e a Vida Quotidiana -O valor da Privacidade nos fluxos de informação on line- Internet, política e sociedade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Ao focar teorias, abordagens e conceitos multidisciplinares sobre a Internet e dinâmicas sociais, e monitorando os diversos objetivos mencionados na seção anterior, o conteúdo da unidade expressa os objetivos do curso.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Ao focar teorias, abordagens e conceitos multidisciplinares sobre a Internet e dinâmicas sociais, e monitorando os diversos objetivos mencionados na seção anterior, o conteúdo da unidade expressa os objetivos do curso.
Avaliação / Assessment
A avaliação terá dois momentos essenciais, através da realização de uma apresentação de um texto em aula (artigo de revista científica ou um livro ou capítulo de um autor de referência - 40% da nota final) e um trabalho final apresentação de um ensaio crítico e argumentado de um ponto do programa (60% da nota final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular constitui o lugar de confrontação de ideias e teorias que circulam nas diversas escolas. A leccionação variará de ano para ano e será sempre assegurada por docentes de universidades estrangeiras com as quais o ISCTE-IUL estabeleceu protocolos de cooperação. É nesta unidade curricular que se manifesta, de forma mais expressiva, a dimensão internacional que se pretende imprimir ao Mestrado. As metodologias de ensino serão as propostas pelos diferentes docentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre os métodos de ensino e os objectivos do curso é salvaguardada pela exigência de uma revisão crítica e pela exploração das discussões em torno dos temas apresentados num curso teórico com uma abordagem multidisciplinar.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press; Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg; Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum; Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage; Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London;
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16