Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa a introdução aos principais paradigmas teóricos clássicos e conceitos centrais na análise da comunicação e dos processos de mediação cultural via media. Pretende dar conta das principais teorias clássicas que, enraizadas nas ciências sociais e humanidades, tentaram compreender a relação dialética entre media e sociedade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Aquisição de conhecimentos sobre a história e o papel dos media no contexto das sociedades contemporâneas. OA2 Capacidade de exposição das principais linhas teóricas do séc. XX sobre os media e a comunicação mediada apontado para potencialidades e fragilidades de cada uma. OA3 Desenvolvimento de capacidades de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na resolução de problemas específicos das ciências da comunicação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - Introdução ao estudo da Comunicação e Media - Definições e enquadramentos para uma abordagem científica da comunicação. 2 - Teorias clássicas de Media e Comunicação - Teoria hipodérmica - Teoria ligada à abordagem empírico-experimental: persuasão - Teoria que deriva da pesquisa empírica de campo: efeitos limitados - Teoria de base estrutural-funcionalista das comunicações de massa - Teoria crítica dos mass media e indústrias culturais - Cultural Studies - Escola Canadiana 3 - Media e construção da realidade - Newsmaking - Agenda-setting - Gatekeeping - Framing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A compreensão do papel dos media e da comunicação mediada requer necessariamente o aumento de uma literacia teórica crítica dos paradigmas convocáveis, em particular em aspetos relacionados com a importância, efeitos e ação dos media na contemporaneidade.
Avaliação / Assessment
Existem 3 fases possíveis para realização da avaliação: 1ª época, 2ª época e época especial. A avaliação compreende dois modos: a)1a época – Avaliação ao longo do semestre Apresentação de grupo em aula com obrigatoriedade de intervenção individual (10%) Trabalho de grupo sobre um tema no âmbito da U.C. (90%); b) 2a época e época especial – Avaliação por exame artigo / ensaio individual sobre um tema no âmbito da U.C. (100%). Possibilidade de realização de prova oral, em complemento da prova escrita.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino combina a exposição do docente com recurso a materiais multimédia. Serão utilizadas várias estratégias pedagógicas fazendo uso de uma pedagogia heurística e participativa. Os alunos serão convocados a participar ativa e criticamente, nomeadamente em momentos de role playing, de gamificação das aprendizagens e de convocação de exemplos práticos para ilustrar as teorias. Espera-se dos estudantes trabalho autónomo e pensamento crítico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alcance bem sucedido dos objectivos elencados requer necessariamente do docente uma abordagem expositiva, mas igualmente dialogante e problematizante. Requer ainda em paralelo o desenvolvimento de trabalho autónomo por parte de discentes, não apenas no âmbito de uma revisão bibliográfica desenvolvida em linha com os conteúdos da UC mas o seu envolvimento no processo de discussão informada das teorias, paradigmas e exemplos oferecidos. Espera-se ainda que consigam aplicar as teorias em casos específicos.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação (8ª. ed.). Presença McQuail, Denis & Deuze, Mark (2020). McQuail’s Media and Mass Communication Theory (7ª. ed.). Sage Balnaves, Mark; Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009). Media Theories and Approaches. A Global Perspective. Palgrave Macmillan
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Breton, Philippe & Proulx, Serge (1997) A Explosão da Comunicação. Bizâncio. Castells, M. (2009) Communication Power. Oxford University Press. Carey, James W (2009) Communication as Culture: Essays on Media and Society (Revised Edition). Routledge. Couldry, N. and Hepp, A. (2016) The Mediated Construction of Reality. Polity. Danesi, Marcel (2009) Dictionary of Media and Communications. M. E. Sharpe. Esteves, João Pissara (2011) Sociologia da Comunicação. Calouste Gulbenkian. Gradim, Anabela (2016) Framing: o enquadramento das notícias. Livros Horizonte Griffin, E., Ledbetter, A. & Sparks, G. (2019). A First Look at Communication Theory (10ª edição). McGraw Hill Education. Hall, Stuart (2005) Enconding/Decoding. In Hall, S., Hobson, D., Love, A., & Willis, P. (Eds.). Culture, Media, Language: Working Papers in Cultural Studies, 1972-79 (pp. 117-127). Routledge. Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5th ed). Routledge Hesmondhalgh, David & Jason Toynbee (eds.) (2008) The Media and Social Theory. Routledge Littlejohn, Stephen & Karen A. Foss (Eds.) (2009) Encyclopedia of Communication Theory. Sage Mattelart, Armand & Mattelart, Michèle (1997) História das teorias da comunicação. Campo das Letras. Robert S. Fortner, P. Mark Fackler (Eds.) (2014) The Handbook of Media and Mass Communication Theory. Wiley Serra, J Paulo (2007) Manual de teoria da Comunicação. Labcom. Silverstone, Roger (1999), Why Study The Media?. Sage Watson, James & Anne Hill (2012) Dictionary of Media and Communication Studies (8th ed.). Bloomsbury.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29