Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01720
Acrónimo :
01720
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


OA1 Aquisição de conhecimentos sobre a história e o papel dos media no contexto das sociedades contemporâneas. OA2 Capacidade de exposição das principais linhas teóricas do séc. XX sobre os media e a comunicação mediada apontado para potencialidades e fragilidades de cada uma. OA3 Desenvolvimento de capacidades de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na resolução de problemas específicos das ciências da comunicação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular visa a introdução aos principais paradigmas teóricos clássicos e conceitos centrais na análise da comunicação e dos processos de mediação cultural via media. Pretende dar conta das principais teorias clássicas que, enraizadas nas ciências sociais e humanidades, tentaram compreender a relação dialética entre media e sociedade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Introdução ao estudo da Comunicação e Media - Definições e enquadramentos para uma abordagem científica da comunicação. 2 - Teorias clássicas de Media e Comunicação - Teoria hipodérmica - Teoria ligada à abordagem empírico-experimental: persuasão - Teoria que deriva da pesquisa empírica de campo: efeitos limitados - Teoria de base estrutural-funcionalista das comunicações de massa - Teoria crítica dos mass media e indústrias culturais - Cultural Studies - Escola Canadiana 3 - Media e construção da realidade - Newsmaking - Agenda-setting - Gatekeeping - Framing 4 - Novos desenvolvimentos teóricos e novos media - As teorias da Domesticação das TIC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A compreensão do papel dos media e da comunicação mediada requer necessariamente o aumento de uma literacia teórica crítica dos paradigmas convocáveis, em particular em aspetos relacionados com a importância, efeitos e ação dos media na contemporaneidade.

Avaliação / Assessment


Existem 3 fases possíveis para realização da avaliação: 1ª época, 2ª época e época especial. A avaliação compreende dois modos: a) 1a época artigo / ensaio sobre um tema no âmbito da UC (90%); e participação nos debates em aula (10%). b) 2a época e época especial artigo / ensaio sobre um tema no âmbito da UC (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino combina a exposição do docente com recurso a materiais multimédia. Serão utilizadas várias estratégias pedagógicas fazendo uso de uma pedagogia heurística e participativa. Os alunos serão convocados a participar ativa e criticamente, nomeadamente em momentos de role playing, de gamificação das aprendizagens e de convocação de exemplos práticos para ilustrar as teorias. Espera-se dos estudantes trabalho autónomo e pensamento crítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alcance bem sucedido dos objectivos elencados requer necessariamente do docente uma abordagem expositiva, mas igualmente dialogante e problematizante. Requer ainda em paralelo o desenvolvimento de trabalho autónomo por parte de discentes, não apenas no âmbito de uma revisão bibliográfica desenvolvida em linha com os conteúdos da UC mas o seu envolvimento no processo de discussão informada das teorias, paradigmas e exemplos oferecidos. Espera-se ainda que consigam aplicar as teorias em casos específicos.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, algumas dimensões da FUC (tais como programa, objetivos de aprendizagem e avaliação) poderão sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação (8ª. ed.), Lisboa: Presença McQuail, Denis & Mark Deuze (2020) McQuail?s Media and Mass Communication Theory (7ª. ed.), London; Sage Balnaves, Mark; Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Hampshire: Palgrave Macmillan

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Watson, James & Anne Hill (2012) Dictionary of Media and Communication Studies (8th ed.) London: Bloomsbury. Silverstone, Roger (1999), Why Study The Media?, London: Sage Serra, J Paulo (2007) Manual de teoria da Comunicação, Covilhã: Labcom. Robert S. Fortner, P. Mark Fackler (Eds.) (2014) The Handbook of Media and Mass Communication Theory, West Sussex: Wiley Mattelart, Armand & Mattelart, Michèle (1997) História das teorias da comunicação, Porto: Campo das Letras. Littlejohn, Stephen & Karen A. Foss (Eds.) (2009) Encyclopedia of Communication Theory, London: Sage Hesmondhalgh, David & Jason Toynbee (eds.) (2008) The Media and Social Theory, Oxon: Routledge Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5th ed), London: Routledge Hall, Stuart (2005) Enconding/Decoding. In Hall, S., Hobson, D., Love, A., & Willis, P. (Eds.). Culture, Media, Language: Working Papers in Cultural Studies, 1972-79 (pp. 117-127) London: Routledge. Griffin, E., Ledbetter, A. & Sparks, G. (2019). A First Look at Communication Theory (10ª edição). New York: McGraw Hill Education Gradim, Anabela (2016) Framing: o enquadramento das notícias. Lisboa: Livros Horizonte Esteves, João Pissara (2011) Sociologia da Comunicação, Lisboa: Calouste Gulbenkian. Danesi, Marcel (2009) Dictionary of Media and Communications. New York: M. E. Sharpe. Couldry, N. and Hepp, A. (2016) The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity. Castells, M. (2009) Communication Power, Oxford: Oxford University Press. Carey, James W (2009) Communication as Culture: Essays on Media and Society, Revised Edition, New York: Routledge. Breton, Philippe & Proulx, Serge (1997) A Explosão da Comunicação, Lisboa: Bizâncio

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16