Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01721
Acrónimo :
01721
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


A reconfiguração do sistema mediático, constantemente impelida pela inovações tecnológicas, desafia a emergência de novas esferas públicas e, por sua vez, novas dimensões da opinião pública. A vida política e os processos democráticos resultam de uma interferência dialética constante com os processos info-comunicacionais. Pretende-se elucidar o papel dos media e de diferentes modalidades de comunicação pública (mass media, em rede, inteligência artificial) em diversas vertentes da vida pública. Analisam-se as respectivas repercussões em termos de governação e participação, deliberação, legitimidade das instituições políticas e desconfiança nelas, eficácia da ação cívica mediatizada e radicalizações políticas. Combinam-se vertentes de problematização, análises e casos aplicados: estudo de teorias sobre opinião pública, comunicação política e media; discussão de estudos de caso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos vão debater, pesquisar e promover o seu conhecimento nas seguintes dimensões: - relações dialéticas entre condições tecno-mediáticas, sensibilidades epistemológicas, políticas e cívicas; - interseções entre governação, sistemas info-comunicacionais e cultura política; - correlações entre linguagens mediáticas, processos participativos, estratégias de legitimação e polarização política; - impacto dos modelos de negócios da comunicação social na qualidade dos processos de formação da opinião pública; - os efeitos das plataformas digitais na vida democrática e as repercussões da inteligência artificial na perspectiva da "algocracia".

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa desta disciplina combina exemplos empíricos e debates teóricos, pesquisas em curso no âmbito da comunicação e democracia no labirinto da rede, o aprofundamento de temáticas específicas. É previsto articular os seguintes tópicos: 1 - Comparação entre abordagens teóricas de referência sobre opinião pública, comunicação política e media. 2 - Apresentação e debate em aula de textos e estudos aplicados em áreas específicas de diferentes domínios relacionados com a UC, nomeadamente: comunicação política e campanhas eleitorais; justiça e crime; ambiente e clima; economia e crise; bem-estar e doença; ciência e tecnologia; migrações e etnicidades; segurança e ódio etc. 3 - Aprofundamento do tema da polarização política, do ciber-populismo, da construção viral da realidade nos media contemporâneo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos indicados expressam os objetivos da unidade curricular, focando-se em teorias, conceitos e temáticas específicas sobre Media e Opinião Pública, e reconduzindo aos diferentes objetivos apontados nos pontos anteriores.

Avaliação / Assessment


Os alunos poderão optar pela avaliação periódica ou pelo exame final. A avaliação dos conhecimentos adquiridos baseia-se na apreciação da participação e intervenção nas diferentes sessões (10%), na avaliação de um trabalho individual (50%), e na apresentação de grupo sobre um dos tópicos tratados nas aulas e do consequente trabalho a entregar no fim do semestre (40%). Na avaliação por exame final, a nota obtida no exame corresponderá a 100% da nota da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino combina exposição docente, apresentação de estudos de caso, seleção de notícias e entrevistas retiradas pela comunicação social; é solicitada a intervenção dos discentes, através da apresentação de textos, de temáticas e pesquisas ligadas com a atualidade, e respectivos trabalhos de análises sugeridos nas aulas. Espera-se dos estudantes um trabalho continuo e interativo que revele o próprio processo de compreensão e aprofundamento das temáticas trabalhadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração da coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos da unidade curricular é cumprida pela exigência feita aos alunos de realizar uma análise crítica (individual e em grupo) das articulações entre os tópicos lecionados.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Williams, M. (2021). A ciência do ódio. Lisboa: Contraponto Schudson, M. (2020). Journalism. Why it matters. Cambridge: Polity Press Schudson, M. (2011). The Sociology of News. New York-London: Norton Sandel, M. (2022). A tirania do mérito. O que aconteceu ao bem comum? Lisboa: Ed. Presença Nichols, T. (2018). A morte da competência. Os perigos da campanha contra o conhecimento estabelecido. Lisboa: Quetzal; Luhman, N. (2006). Complexidade social e Opinião Pública. In J. P. Esteves "Niklas Luhman. A impossibilidade da comunicação". Lisboa: Vega; Esteves, J. P. (2005). O espaço público e os media. Sobre a comunicação entre normatividade e facticidade. Lisboa: Ed. Colibri; Eco, U. (2013). A passo de caranguejo. Lisboa: Difel Correia, V. (2021). O mundo problemático das redes sociais. Lisboa: Ed. Colibri Bourdieu, P. (2003) A opinião pública não existe. In "Questões de sociologia". Lisboa: Fim de Século;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros textos e artigos de revistas científicas serão disponibilizados durante as aulas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16