Sumários
Grupos de Foco
2 Dezembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Definição de grupo de foco
Grupo de foco como contexto social i.e. osclação de opinião de um qualquer elemento em função do grupo em que se encontra pontualmente inserido
Grupo de foco Vs. entrevista coletiva
Organização de grupo de foco
Papel do facilitador
Estudo de caso
Espiral do silêncio (Noelle-Neumann)
Bibliografia:
Kitzinger, Jenny & Barbour, Rosaline (1999) 'Introduction: The Challenge and Promise of Focus Groups', in Developing Focus Group Research: Politics, Theory and Practice, org. Rosaline Barbour et al. Londres: Sage.
Inquéritos: A Avaliação de Atitudes e de Comportamentos
25 Novembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Relação entre Atitudes e Comportamentos
Medir Atitudes para Controlar Comportamentos
Escala de Likert
Dissonância entre Atitudes e Comportamentos
Questionário deve ter em conta a) crenças do indíviduo sobre consequências da adoção de um comportamento; b) crenças sobre as expetativas sociais relativas à adoção do comportamento; c) crenças sobre os obstáculos e elementos facilitadores na adopção de determinado comportamento.
Como Elaborar um Questionário
Amostragens
Implementação do Quesitonário
Crítica Qualitativa à Análise Estatística
Como Captar a Contradição nas Respostas entre o que as Pessoas Dizem que Fazem e o que efetivamente Fazem
Bibliografia:
Leyens, J.P (2004) 'Atitudes e Persuasão', in V. Yzerbyt e J.P. Leyens Psicologia Social, trad. Bertrand Lalardy et al. Lisboa: Edições 70, pp. 91-115.
Sølvberg L.M. & Jarness V. (2019) Assessing Contradictions: Methodological Challenges when Mapping Symbolic Boundaries. Cultural Sociology 13(2):178-197.
Opinião Pública na Era Digital II
18 Novembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Lógica das Redes Sociais e Automação
Lógia dos Mass Media
'Curadoria' de Notícias nas Redes Sociais
Design de Plataformas e Encobrimento de Intervenção Humana
Intervenção Direta na Perceção de Notícias pelo FB e Twitter
Padrões Algorítmicos de Inclusão i.e. determinam o que é coligido, exibido e avaliado como 'relevante'
Conversão em Dados da Interação dos Utilizadores com as Notícias
Agregação de Dados Vendidos a Agências Noticiosas
Bibliografia:
Opinião Pública na Era Digital
11 Novembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Formação de crenças na atualidade
Metáforas Populares do Ecossistema dos Media Atual ('filter bubbles' e 'echo chambers')
Processos de Partilha de Notícias Online
Sistema de Recomendação
'Feedback Loops' e Consumo de Notícias
'Feedback Loops' Manuais e Algorítmicos
Valores Normativos e Arquitetura das Redes
'Newsworthiness' e 'Shareworthiness'
Dieta Noticiosa Contemporânea: Interação entre consumidores, conteúdos e contexto e modo como os 'feedback loops' agem em cada um destes níveis
Bibliografia:
Dahlgren, P., Shehata, A. & Strömbäck, J. (2019) 'Reinforcing spirals at work? Mutual influences between selective news exposure and ideological leaning', European Journal of Communication 34(2): 159-174.
Flaxman, S.R., Goel, S., & Rao, J.M. (2016) 'Filter bubbles, echo chambers, and online news consumption'. Public Opinion Quarterly 80(S1): 298-320.
Hilbert, M., Vásquez, J., Halpern, D., Valenzuela, S., & Arriagada, E. (2016) 'One Step, Two Step, Network Step? Complementary Perspectives on Communication Flows in Twittered Citizen Protests.' Social Science Computer Review 35(4): 444-461.
Webster, F. (2008) 'Book Review: Cass R. Sunstein - Infotopia: How Many Minds Produce Knowledge'. New York: Oxford University Press, 2006. 273 pp. ISBN 978 0 19 518928 5. Global Media and Communication 4(1): 95-98.
Os Efeitos de Terceira e Primeira Pessoa
4 Novembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
1983 - Teoria do Efeito da Terceira Pessoa
Componentes chave da Teoria do Efeito de Terceira Pessoa
Perceção de Conteúdos Indesejáveis
Comportamentos com base na Perceção de Conteúdos Indesejáveis
1988 - Teoria do Efeito de Primeira Pessoa (apresentação de diversos estudos)
Primeira década de 2000 - Expansão do Efeito de Primeira Pessoa
Bibliografia:
Conners, J.L. (2005) 'Understanding the Third-Person Effect.' Communication Research Trends 24(2):2-21.
Davison, W. P. (1983) 'The Third-Person Effect in Communication.' Public Opinion Quarterly 47(1): 1-15.