Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01722
Acrónimo :
01722
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


É finalidade desta u.c. contribuir para um aprofundamento de competências no que concerne ao conhecimento e reflexão das noções de espaço público, político e de media numa dimensão europeia e nacional, quer através de uma apresentação do espaço do continente europeu como espaço de intervenção dos media, abordando num primeiro momento a Europa nas suas várias dimensões, para de seguida contextualizar esta intervenção em termos de políticas europeias e nacionais para os media. Finalmente, aprofundar a regulação dos media e seus quadros jurídicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecimento da Europa como campo de intervenção dos media; 2. Conhecimento das políticas europeias para os media; 3. Regulação e quadros jurídicos nacionais para os media; 4. Desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica; 5. Desenvolvimento de capacidades de expressão escrita e oral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O espaço do continente europeu nas suas várias dimensões políticas: a EU, o Conselho da Europa, o Espaço Schengen, o Espaço Económico Europeu. 2. A política europeia para os media 3. A política e regulação dos media em Portugal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Sendo uma u.c. que apresenta com finalidade primeira enquadrar o campo da política dos media numa perspectiva europeia e nacional visando capacitar os discentes de uma visão global, profunda e actualizada, os conteúdos programáticos passam por apresentar a Europa nas suas várias dimensões políticas, bem como as grandes opções em termos de política para os media. A questão da regulamentação surge numa óptica de enquadramento legal porquanto este revela essas opções políticas. A apresentação de artigos científicos, textos de opinião e textos legais, com discussão aberta em sala de aula permitirão estimular o sentido de análise crítica e síntese dos discentes levando-os a processos de identificação das grandes opções de política dos media.

Avaliação / Assessment


a) Avaliação contínua: artigo / ensaio sobre um tema no âmbito da UC (90%) + participação nos debates em aula (10%). b) Época Especial: artigo / ensaio sobre um tema no âmbito da UC (100%). a) Continuous assessment: article / essay on a topic within the scope of the UC (90%) + participation in class discussions (10%). b) Special Period: article / essay on a topic within the scope of the UC (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta é uma u.c. teórico-prática e assim, a metodologia pedagógica utilizada passa por classes magistrais, leitura, síntese e comentário de textos de referência e estudos científicos, bem como estímulo às capacidades dos alunos se assumirem como produtores de conteúdo expressos na construção de um blog. O atendimento ao aluno será realizado em dois modos: presencial antes ou após a aula e online.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Sendo objectivos da u.c. o conhecimento da Europa como campo de intervenção dos media, o conhecimento das políticas europeias para os media e a regulação e quadros jurídicos nacionais para os media adoptou-se uma metodologia pedagógica que permita aos alunos tomarem contacto com os principais textos e artigos de opinião, bem como com o material legal como forma de estimular o seu de reflexão e análise crítica. Finalmente, considerou-se relevante em termos de metodologias pedagógicas utilizar uma ferramenta digital, o blog, como forma de materializar esse sentido crítico, bem como concretizar o objectivo de desenvolvimento de capacidades de expressão escrita.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes. O processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jensen, Inger (2001) "Public relations and emerging functions of the public sphere: An analytical framework", Journal of Communication Management, Vol. 6 Iss: 2, pp.133 - 147 Harrisson, Jackie, Wessels, Bridgette (ed.) (2009) Mediating Europe: New Media, Mass Communications, and the European Public Sphere. Oxford: Berghahn Books. de Bussy N.M., Kelly, L. (2009) Stakeholders, Politics and Power. Towards and understanding of stakeholder identification and salience in government. Journal of Communication Management. Dondels, Karen, Pauwels, Caroline, Loisen, Jan (ed.) (2014) The Palgrave Hanbook of Europena Media Policy. Dahan, N.M. (2009) "The four Ps of corporate political activity: a framework for environmental analysis and political action", in Journal of Public Affairs, 9 (2 ), pp. 111-123 Center for Media Pluralism and Media Freedom (2013) European Union Competencies in Respect of Media Pluralism and Media Freedom. RSCAS Policy Papers. Disponível em:

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Center for Media Pluralism and Media Freedom: http://cmpf.eui.eu/Home.aspx European Audiovisual Observatory: http://www.obs.coe.int/ ERC: http://www.erc.pt/ Mediamonitor: http://www.mediamonitor.pt/ Some links União Europeia, DIRECTIVA 2010/13/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 10 de Março de 2010, relativa à coordenação de certas disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes à oferta de serviços de comunicação social audiovisual (Directiva «Serviços de Comunicação Social Audiovisual») Barzanti, Fabrizio (2012) Governing the European audiovisual space: what modes of governance can facilitate a european approach to media pluralism? Robert Schuman Center for Advanced Studies. The Center for Media Pluralism and Media Freedom. Disponível em: http://cadmus.eui.eu/bitstream/handle/1814/23914/RSCAS_2012_49.pdf?sequence=1&isAllowed=y Sousa, Helena, Trützschler, Wolfgang, Fidalgo, Joaquim e Lameiras, Mariana (2013) Media Regulators in Europe: A Cross-Country Comparative Analysis, CECS - Communication and Society Research Centre, Universidade do Minho L'Etang, J. (2009) Public Affairs and the Public Sphere in Public Relations - Concepts, Practice and Critique.Sage. p.96

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16