Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01723
Acrónimo :
01723
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular é uma introdução aos fundamentos das práticas de gestão aplicadas às indústrias culturais e criativas. A unidade curricular integra uma abordagem multidisciplinar para compreender questões de gestão e os alunos deverão incluir essas disciplinas na resolução de problemas. Especificamente, os objetivos da unidade curricular são: 1. Aplicar teorias relevantes e princípios de gestão ao setor cultural e criativo; 2. Analisar práticas de gestão dentro de um contexto económico e político mais amplo; 3. Desenvolver uma abordagem multidisciplinar e integrada para a resolução de problemas; 4. Explorar a prática empresarial em diferentes contextos culturais e ambientes de trabalho; 5. Desenvolver a capacidade de definir e avaliar questões de gestão estratégica no sector cultural e criativo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular é uma introdução aos fundamentos das práticas de gestão aplicadas às indústrias culturais e criativas. A unidade curricular integra uma abordagem multidisciplinar para compreender questões de gestão e os alunos deverão incluir essas disciplinas na resolução de problemas. Especificamente, os objetivos da unidade curricular são: 1. Aplicar teorias relevantes e princípios de gestão ao setor cultural e criativo; 2. Analisar práticas de gestão dentro de um contexto económico e político mais amplo; 3. Desenvolver uma abordagem multidisciplinar e integrada para a resolução de problemas; 4. Explorar a prática empresarial em diferentes contextos culturais e ambientes de trabalho; 5. Desenvolver a capacidade de definir e avaliar questões de gestão estratégica no sector cultural e criativo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta unidade curricular introduz os fundamentos das práticas de gestão aplicadas ao setor cultural e criativo. A unidade curricular integra uma abordagem multidisciplinar para compreender questões de gestão e os alunos deverão incluir essas disciplinas na resolução de problemas. Os seguintes temas serão abordados em dez sessões: - Contexto político empresarial - O setor cultural e criativo em Portugal - O planeamento estratégico no setor cultural e criativo - Entender o mercado - Patrocínio / angariação de fundos / subsídios - Princípios de marketing e RP - Direito Empresarial / direitos de propriedade intelectual - Medição de qualidade e desempenho - Gestão de projetos e avaliação de riscos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O enquadramento de conteúdos programáticos e objetivos irá permitir aos alunos na conclusão desta unidade curricular: 1. Aplicar teoria e princípios de gestão na prática de gestão cultural; 2. Elaborar um plano de gestão para uma atividade, projeto, ou instalação no sector cultural e criativo; 3. Demonstrar competências de planeamento estratégico de forma criativa; 4. Demonstrar conhecimento da prática de gestão em diferentes contextos culturais e ambientes de trabalho; 5. Rever a contribuição de diferentes disciplinas para a prática de gestão contemporânea no setor cultural e criativo e avaliar as opções estratégicas que se põem aos gestores no sector.

Avaliação / Assessment


Para avaliação os alunos deverão preparar um plano de gestão de uma organização, atividade, ou novo empreendimento no sector cultural e criativo. Os alunos farão uma apresentação oral do seu plano que será depois concretizado sob a forma de relatório.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos terão de recorrer a uma abordagem multidisciplinar na sua missão e serão avaliados nos seguintes campos: 1. uso eficaz de competências e conhecimentos sobre a gestão no sector cultural e criativo 2. integração eficaz das diversas disciplinas 3. originalidade e rigor na investigação e análise 4. aplicação da teoria e princípios de gestão no setor cultural e criativo 5. possibilidade de operacionalização 6. utilização dos termos da gestão e adoção de convenções académicas adequado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular pode ser inferida a partir da relação direta estabelecida entre os pontos 3.2.4. 3.2.5 e 3.2.7.

Observações / Observations


Dada a atual situação provocada pela COVID-19, algumas dimensões da FUC (tais como programa, objetivos de aprendizagem e avaliação) poderão sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Walter, C. (2015) Arts Management. An Entrepreneurial Approach. Nova Iorque. Routledge. Quintela, P. & Ferreira, C. (2018) "Indústrias culturais e criativas em Portugal: um balanço crítico de uma nova ?agenda? para as políticas públicas no início deste milénio". Revista Todas as Artes, 1(1), pp. 88-109. Oakley, K. & O'Connor, J. (eds.) (2015) The Routledge Companion to the Cultural Industries. Londres. Routledge. Mateus, A., et al. (2010) O Sector cultural e Criativo em Portugal. Estudo para o Ministério da Cultura. Lisboa. Augusto Mateus & Associados. Hesmondhalgh, D. (2019) The Cultural Industries. 4ªed. Londres. Sage. Gomes, R.T., et al. (2006) Entidades Culturais e Artísticas em Portugal. Lisboa. OAC. Davies, R. & Sigthorsson, G. (2013) Introducing the Creative Industries. From Theory to Practice. Londres. Sage. Chong, D. (2010) Arts Management. 2ªed. Londres. Routledge. Byrnes, W. J. (2014) Management and the Arts. 5ªed. Nova Iorque. Focal Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tavares, J., et al. (2014) Cultura e Desenvolvimento: Um Guia para os Decisores. Lisboa. GEPAC/SEC. Mateus, A. , et al. (2014) A Cultura e a Criatividade na Internacionalização da Economia Portuguesa. Lisboa. GEPAC/SEC. Hill, L., O'Sullivan, C. & O'Sullivan, T. (2003) Creative Arts Marketing. Londres. Butterworth Heinemann. Garcia, J.L., et al. (2014). Mapear os recursos, Levantamento da Legislação, Caracterização dos Atores, Comparação Internacional. Lisboa: GEPAC/SEC. Fitzgibbon, M. & Kelly, A. (eds) (1997) From Maestro to Manager. Critical Issues in Arts and Culture Management. Dublin. Oak Tree Press. Finley, P.N. (2000) Strategic Management: an introduction to business and corporate strategy. Harlow. Financial Times/Prentice Hall. Crane, D., Kawashima, N. & Kawasaki, K. (eds) (2002) Global Culture: Media, Arts Policy and Globalisation. Londres. Routledge. Carter, S. & Jones-Evans (2000) Enterprise and Small Business. Harlow. FT Prentice Hall. Burns, P. (2001) Entrepreneurship and Small Business. Basingstoke. Palgrave.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16