Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01724
Acrónimo :
01724
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Globalização, Arte e Cultura tem como objectivo principal introduzir os estudantes de 2º ciclo às discussões centrais sobre a modernidade e as suas dimensões culturais, numa perspectiva integrada com outras dimensões institucionais, centrando a análise nas práticas culturais e artísticas. Neste sentido, dá-se particular relevo ao impacto dos processos da globalização na cultura e na arte, numa perspectiva crítica transnacional. Identificam-se, assim, os poderes e contra-poderes, bem como as formas institucionais e práticas sociais que se exprimem no espaço cultural e artístico, aferindo-se o papel das tecnologias de informação e comunicação na renovação dos processos de produção, circulação e recepção de objectos de arte e de cultura.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) Aprofundamento e actualização das discussões conceptuais sobre as dinâmicas da modernidade e da globalização, centrando a análise nas práticas culturais e artísticas. b) Aquisição de capacidades de pensar criticamente, discutir e escrever sobre os tópicos do programa, mobilizando para tal informação sociologicamente fundamentada. c) Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos à investigação em sociologia e à intervenção profissional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Modernidades e Globalização: dinâmicas culturais 1.1. Modernidade, complexificação e individualização 1.2. Os paradoxos da globalização cultural 1.3. Dos processos globais à singularização das estratégias culturais 2. O Espaço da Arte: a complexificação sistémica 2.1. Arte e artistas: autonomização, configurações e processos de regulação 2.2. Práticas artísticas e processos de mediação e recepção: multipolaridades, redes e interdependências 2.3. Novas centralidades e novas margens: hibridez, fragmentação, instabilidade e singularidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os prontos do programa, particularmente a sua organização em dois blocos (o primeiro, mais genérico, sobre os processos culturais na modernidade globalizada; o segundo, mais específico, sobre o espaço da arte nessa contemporaneidade), cumprem o objectivo de familiarizar os alunos e alunas com as principais discussões conceptuais sobre as problemáticas em análise. A bibliografia de trabalho e a exemplificação empírica aquando das aulas suportam a aquisição de pensamento crítico sociologicamente fundamentado e a sua mobilização para a investigação ou intervenção profissional.

Avaliação / Assessment


A classificação final resulta da avaliação do ensaio escrito individual e da assiduidade e participação dos alunos. Em caso de insucesso ou de não cumprimento dos requisitos de trabalho pessoal referidos os alunos podem recorrer ao exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas, bem como através do trabalho pessoal dos estudantes, individualmente e em grupo. O trabalho do estudante traduz-se em actividades que prevêem: a) Participação nas aulas; b) Leitura da bibliografia e discussão da mesma nas aula; c) Realização de um trabalho final sobre temas seleccionados do programa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A assiduidade e participação nas aulas, bem como a leitura da bibliografia, permite aos alunos o aprofundamento e actualização das discussões conceptuais sobre as dinâmicas da modernidade e da globalização, bem como a capacidade de pensar criticamente, discutir e escrever sobre as práticas culturais e artísticas, mobilizando para tal informação sociologicamente fundamentada. Este último ponto é igualmente potenciado pela realização de um trabalho escrito individual, onde a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos à investigação em sociologia ou à intervenção profissional é posta à prova.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


MELO, Alexandre (2002), Globalização Cultural, Lisboa: Quimera. MELO, Alexandre (2001), Arte, Lisboa: Quimera. LIPOVETSKI, Gilles & Hervé JUVIN (2011), O Ocidente Mundializado: controvérsia sobre a cultura planetária, Lisboa: Edições 70. BAUMAN, Zygmunt (2016), Stranges at Our Door, Cambridge/Malden Polity Press. APPADURAI, Arjun (2004), Dimensões Culturais da Globalização: A modernidade sem peias, Lisboa: Teorema.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Waters, Malcolm (1999), Globalização, Oeiras, Celta Editora. Wallerstein, Immanuel (1990-1994), O sistema mundial moderno, Porto, Edições Afrontamento. Tomlinson, John (1999) ; "Globalization and Culture" ; Polity Press. Smith, Terry ; Enwezor, Okwui ; Condee, Nancy ( 2008 ) ; "Antinomies of Art : Modernity, Postmodernity, Contemporaneity " ; Durham e Londres, Duke. Robertson, Roland ( 1992 ) ; "Globalization : Social Theory and Global Culture"; Londres, Thousand Oaks e Nova Deli, Sage. Pieterse, Jan Nederveen (2009) ; "Globalization and Culture", Rowman & Littlefield. Meneguzzo, Marco (2012) ; "Breve Storia della Globalizzazione in arte (e delle sue conseguenze)" ; Johan & Levi. Melo, Alexandre (2016); "Arte e Poder na Era Global" (2016) ; Lisboa, Documenta. Melo, Alexandre (2012), "Sistema da Arte Contemporânea" ; Lisboa, Documenta. Melo, Alexandre (2002), Globalização Cultural, Lisboa, Quimera Editores. Lyotard, Jean-François (1989), A condição pós-moderna, Lisboa, Gradiva. Lipovetsky, Gilles e Serroy, Jean (2010), A Cultura-Mundo : resposta a uma sociedade desorientada, Lisboa, Edições 70. Lipovetsky, Gilles (1988), A Era do Vazio: ensaio sobre o individualismo contemporâneo, Lisboa, Relógio D'Água. Harris, Jonathan (ed.) ( 2011 ) , Globalization and Contemporary Art ; Wiley-Blackwell. Hall, Stuart (2004), A identidade cultural na pós-modernidade, Rio de Janeiro, DP & A Editora. Giddens, Anthony (2000), O Mundo na Era da Globalização, Lisboa, Editorial Presença. Giddens, Anthony (1994), Modernidade e Identidade Pessoal, Oeiras, Celta Editora. Featherstone, Mike (1991), Consumer Culture and Postmodernism, London, Sage. Castells, Manuel (2002), A Era da Informação - Vol. I: A sociedade em rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Calinescu, Matei (1999), As 5 faces da Modernidade, Lisboa, Vega. Belting, Hans ; Buddenensieg, Andrea ; Weibel, Peter (ed.) ( 2013 ) , "The Global Contemporary and the Rise of New Art Worlds" ; Karlsruhe , ZKM / Cambridge e Londres, MIT. Bauman, Zygmunt (2000), Liquid Modernity, Cambridge, Polity Press Barrento, João (2001), "Que significa "moderno"?", in A espiral vertiginosa - ensaios sobre a cultura contemporânea, Lisboa, Cotovia, pp. 11-45. Appadurai, Arjun (ed.) ( 2001 ) ; "Globalization" ; Durham e Londres, Duke. Appadurai, Arjun (2004), Dimensões culturais da globalização: A modernidade sem peias, Lisboa, Teorema.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16