Sumários
Prémios: as “pequenas forças” (Abbott, 2001) nas carreiras globais. Caso prático: Pritzker, Architecture Prize. Siza Vieira (1992) e Eduardo Souto de Moura (2011), os galardoados.
10 Abril 2025, 20:30 • Vera Borges
Prémios: as
“pequenas forças” (Abbott, 2001) nas carreiras globais.
As “regras de ouro” ou os ingredientes para o sucesso:
a partir de excertos de uma entrevista biográfica a um cantor lírico a
trabalhar nos teatros europeus mais conceituados.
Caso prático:
Pritzker, Architecture
Prize
Siza Vieira (1992)
e Eduardo Souto de Moura (2011), os dois portugueses galardoados com o Pritzer.
As mulheres (invisibilidade) e o "coupling" na arquitetura.
O discurso do
representante internacional sobre a arquitetural portuguesa e os seus valores
globais.
Os artistas portugueses com bolsas de formação da FCG: "efeito-dominó".
3 Abril 2025, 20:30 • Vera Borges
1 1. Apresentações dos trabalhos das Estudantes.
2. 2. Poltergeist: visionamento e comentário sobre o vídeo do atelier e equipa da artista, de origem etíope, “Julie Mehretu – Most expensive artist of african origin 2023”.
3. 3. Os artistas portugueses
com bolsas de formação da FCG: a saída para a Europa e EUA.
3.1. Contributo da pesquisa para uma reflexão sobre
os mercados de trabalho das artes, em Portugal.
3.2. Breve descrição da metodologia:
análise documental, inquérito por questionário e entrevistas semi-estruturadas.
3.3. Apresentação e discussão de alguns dados:
3.3.1. Quem são estes artistas e o que
procuram?
3.3.2. Até que ponto as bolsas permitem
aspirar a uma carreira artística internacional?
3.3.3. Motivações e aspetos positivos da
ligação aos pares e às escolas de arte europeias.
3.3.4. Geografia da saída dos artistas para
as escolas europeias (apresentação de mapas).
4. Breves conclusões.
Redes artísticas, mecanismos e limitações. Overview da perspetiva de J. Fuhse e N. Gondal (2024), Networks from culture: [Five] Mechanisms of tie-formation follow institutionalized rules in social fields.
27 Março 2025, 20:30 • Vera Borges
Redes artísticas, mecanismos e limitações.
Overview da perspetiva de J. Fuhse e N. Gondal
(2024), Networks from culture: [Five] Mechanisms of tie-formation follow
institutionalized rules in social fields.
A construção de discursos sobre a arte: duas artistas, oriundas de África e Índia, no ranking global.
Percurso e
trabalho.
1. Self-Portrait: Julie Mehretu e Amrita Sher-Gil.
2. A saída dos artistas portugueses: aspiração à “sincronia das práticas”? A
entrevista ao escultor português, André Romão.
3. Apresentações de trabalhos breves.
Aula a concluir.
Os rankings globais nas artes visuais – “the winner takes it all”.
20 Março 2025, 20:30 • Vera Borges
Campo global e multi-escalar das artes.
As redes institucionais, os discursos dos peritos e as hierarquias.
Os rankings globais nas artes visuais – “the winner takes it all”.
René Magritte (1898-1967): o artista mais vendido em 2024.
Discussão com os/as Estudantes, orientada pelos textos de H. Abbing (capítulo Sacred Art, 2002) e o comentário de O. Velthuis (2023), no relatório
ArtPrice.
As "novas regras da arte" à luz de L. Buchholz (2022). Globalização e desequilíbrios de poder - os rankings dos “artistas globais”.
13 Março 2025, 20:30 • Vera Borges
Primeira Parte da Aula
Revisão das perspectivas de A. Appadurai, D. Crane e H. Becker.
A globalização da arte contemporânea à luz de L. Buchholz (2022): a inspiração no modelo P. Bourdieu e o interesse atual da noção de “illusio”.
Segunda Parte da Aula
1. Duas apresentações dos Estudantes, Rémi Gallet e Laura Correia.
2. Caso empírico: Globalização e desequilíbrios de poder - os rankings dos “artistas globais”.
Apresentação de Estudo empírico.
Item a concluir na Aula 5.
3. Enquadramento e distribuição de dois textos para a Discussão da Aula 5:
O. Velthuis (2023), Globalization and Power imbalances within the Global Art System;
e H. Abbing (2002), Why are artists poor?