Sumários

Prémios: as “pequenas forças” (Abbott, 2001) nas carreiras globais. Caso prático: Pritzker, Architecture Prize. Siza Vieira (1992) e Eduardo Souto de Moura (2011), os galardoados.

10 Abril 2025, 20:30 Vera Borges


Prémios: as “pequenas forças” (Abbott, 2001) nas carreiras globais.

As “regras de ouro” ou os ingredientes para o sucesso: a partir de excertos de uma entrevista biográfica a um cantor lírico a trabalhar nos teatros europeus mais conceituados.

 

Caso prático:

Pritzker, Architecture Prize

Siza Vieira (1992) e Eduardo Souto de Moura (2011), os dois portugueses galardoados com o Pritzer.

As mulheres (invisibilidade) e o "coupling" na arquitetura. 

O discurso do representante internacional sobre a arquitetural portuguesa e os seus valores globais.   


Os artistas portugueses com bolsas de formação da FCG: "efeito-dominó".

3 Abril 2025, 20:30 Vera Borges



1   1. Apresentações dos trabalhos das Estudantes.

2.  2. Poltergeist: visionamento e comentário sobre o vídeo do atelier e equipa da artista, de origem etíope, Julie Mehretu Most expensive artist of african origin 2023.

3.  3. Os artistas portugueses com bolsas de formação da FCG: a saída para a Europa e EUA.

3.1.   Contributo da pesquisa para uma reflexão sobre os mercados de trabalho das artes, em Portugal.

3.2.   Breve descrição da metodologia: análise documental, inquérito por questionário e entrevistas semi-estruturadas.

3.3. Apresentação e discussão de alguns dados:

3.3.1. Quem são estes artistas e o que procuram?

3.3.2. Até que ponto as bolsas permitem aspirar a uma carreira artística internacional?

3.3.3. Motivações e aspetos positivos da ligação aos pares e às escolas de arte europeias.

3.3.4. Geografia da saída dos artistas para as escolas europeias (apresentação de mapas).

4. Breves conclusões.

Redes artísticas, mecanismos e limitações. Overview da perspetiva de J. Fuhse e N. Gondal (2024), Networks from culture: [Five] Mechanisms of tie-formation follow institutionalized rules in social fields.

27 Março 2025, 20:30 Vera Borges


Redes artísticas, mecanismos e limitações. 

Overview da perspetiva de J. Fuhse e N. Gondal (2024), Networks from culture: [Five] Mechanisms of tie-formation follow institutionalized rules in social fields.

A construção de discursos sobre a arte: duas artistas, oriundas de África e Índia, no ranking global. 

Percurso e trabalho.


1. Self-Portrait: Julie Mehretu e Amrita Sher-Gil.


2. A saída dos artistas portugueses: aspiração à “sincronia das práticas”? A entrevista ao escultor português, André Romão.

 

3. Apresentações de trabalhos breves.

 

Aula a concluir.


Os rankings globais nas artes visuais – “the winner takes it all”.

20 Março 2025, 20:30 Vera Borges


Campo global e multi-escalar das artes.
As redes institucionais, os discursos dos peritos e as hierarquias. 

Os rankings globais nas artes visuais – “the winner takes it all”.

René Magritte (1898-1967): o artista mais vendido em 2024.

Discussão com os/as Estudantes, orientada pelos textos de H. Abbing (capítulo Sacred Art, 2002) e o comentário de O. Velthuis (2023), no relatório ArtPrice.



As "novas regras da arte" à luz de L. Buchholz (2022). Globalização e desequilíbrios de poder - os rankings dos “artistas globais”.

13 Março 2025, 20:30 Vera Borges


Primeira Parte da Aula

Revisão das perspectivas de A. Appadurai, D. Crane e H. Becker.

A globalização da arte contemporânea à luz de L. Buchholz (2022): a inspiração no modelo P. Bourdieu e o interesse atual da noção de “illusio”.

Segunda Parte da Aula

1.     Duas apresentações dos Estudantes, Rémi Gallet e Laura Correia.

2.     Caso empírico: Globalização e desequilíbrios de poder - os rankings dos “artistas globais”.

Apresentação de Estudo empírico. 

Item a concluir na Aula 5.

3.     Enquadramento e distribuição de dois textos para a Discussão da Aula 5:

O. Velthuis (2023), Globalization and Power imbalances within the Global Art System; 

e H. Abbing (2002), Why are artists poor?