Sumários
Balanço final do trabalho realizado com os/as Estudantes na UC.
15 Maio 2025, 20:30 • Vera Borges
Globalização da cultura com uma sessão prática: SIM - o método participativo que implica a colaboração entre os/as Estudantes e estimula a discussão orientada de um tema/tópico.
8 Maio 2025, 20:30 • Vera Borges
Globalização da cultura com uma sessão prática: SIM - Structured Interview Matrix - o método participativo que implica a colaboração entre os/as Estudantes e estimula a discussão orientada de um tema/tópico.
A sessão foi construída com grupos de três-quatro Estudantes-participantes que elaboraram três mini-guiões de entrevistas interativas. As conclusões foram discutidas e sistematizadas por cada um dos grupos.
A sessão desenvolveu-se em torno de três tópicos:
1) A globalização dos mercados das artes é um fenómeno recente? Como e quando podemos localizar algumas “ondas da globalização cultural” (Velthuis & Curioni, 2015)?
2) Picasso também foi um estrangeiro. “O semanário britânico The Economist disse que a expressão “artista local” tornou-se sinónimo de artista insignificante e os artistas “nacionais” tornaram-se ‘malditos’ e recebem elogios fracos. Artista “internacional“ é agora um ponto de venda em si mesmo. Por outro lado, os negociantes ou colecionadores de arte que se concentram nos artistas locais são vistos como provincianos” (Velthuis & Curioni, 2015). Como podemos discutir esta afirmação (contexto português e chinês para envolvimento dos/as Estudantes)?
3) Como e com quem podemos desenvolver o ecossistema artístico português de dentro para fora?
Prémios: as “pequenas forças” (Abbott, 2001) nas carreiras globais. Caso prático: Pritzker, Architecture Prize. Siza Vieira (1992) e Eduardo Souto de Moura (2011), os galardoados.
10 Abril 2025, 20:30 • Vera Borges
Prémios: as
“pequenas forças” (Abbott, 2001) nas carreiras globais.
As “regras de ouro” ou os ingredientes para o sucesso:
a partir de excertos de uma entrevista biográfica a um cantor lírico a
trabalhar nos teatros europeus mais conceituados.
Caso prático:
Pritzker, Architecture
Prize
Siza Vieira (1992)
e Eduardo Souto de Moura (2011), os dois portugueses galardoados com o Pritzer.
As mulheres (invisibilidade) e o "coupling" na arquitetura.
O discurso do
representante internacional sobre a arquitetural portuguesa e os seus valores
globais.
Os artistas portugueses com bolsas de formação da FCG: "efeito-dominó".
3 Abril 2025, 20:30 • Vera Borges
1 1. Apresentações dos trabalhos das Estudantes.
2. 2. Poltergeist: visionamento e comentário sobre o vídeo do atelier e equipa da artista, de origem etíope, “Julie Mehretu – Most expensive artist of african origin 2023”.
3. 3. Os artistas portugueses
com bolsas de formação da FCG: a saída para a Europa e EUA.
3.1. Contributo da pesquisa para uma reflexão sobre
os mercados de trabalho das artes, em Portugal.
3.2. Breve descrição da metodologia:
análise documental, inquérito por questionário e entrevistas semi-estruturadas.
3.3. Apresentação e discussão de alguns dados:
3.3.1. Quem são estes artistas e o que
procuram?
3.3.2. Até que ponto as bolsas permitem
aspirar a uma carreira artística internacional?
3.3.3. Motivações e aspetos positivos da
ligação aos pares e às escolas de arte europeias.
3.3.4. Geografia da saída dos artistas para
as escolas europeias (apresentação de mapas).
4. Breves conclusões.
Redes artísticas, mecanismos e limitações. Overview da perspetiva de J. Fuhse e N. Gondal (2024), Networks from culture: [Five] Mechanisms of tie-formation follow institutionalized rules in social fields.
27 Março 2025, 20:30 • Vera Borges
Redes artísticas, mecanismos e limitações.
Overview da perspetiva de J. Fuhse e N. Gondal
(2024), Networks from culture: [Five] Mechanisms of tie-formation follow
institutionalized rules in social fields.
A construção de discursos sobre a arte: duas artistas, oriundas de África e Índia, no ranking global.
Percurso e
trabalho.
1. Self-Portrait: Julie Mehretu e Amrita Sher-Gil.
2. A saída dos artistas portugueses: aspiração à “sincronia das práticas”? A
entrevista ao escultor português, André Romão.
3. Apresentações de trabalhos breves.
Aula a concluir.