Sumários

Balanço final do trabalho realizado com os/as Estudantes na UC.

15 Maio 2025, 20:30 Vera Borges


Conclusão da aula anterior, com a apresentação e discussão com os/as Estudantes dos principais resultados obtidos através do método participativo SIM (Structured Interview Matrix).

Apresentações orais dos/as Estudantes.

Balanço final da UC. 

  

Globalização da cultura com uma sessão prática: SIM - o método participativo que implica a colaboração entre os/as Estudantes e estimula a discussão orientada de um tema/tópico.

8 Maio 2025, 20:30 Vera Borges


Globalização da cultura com uma sessão prática: SIM - Structured Interview Matrix - o método participativo que implica a colaboração entre os/as Estudantes e estimula a discussão orientada de um tema/tópico.

A sessão foi construída com grupos de três-quatro Estudantes-participantes que elaboraram três mini-guiões de entrevistas interativas. As conclusões foram discutidas e sistematizadas por cada um dos grupos.

A sessão desenvolveu-se em torno de três tópicos:

1)     A globalização dos mercados das artes é um fenómeno recente? Como e quando podemos localizar algumas “ondas da globalização cultural” (Velthuis & Curioni, 2015)?

2)     Picasso também foi um estrangeiro. “O semanário britânico The Economist disse que a expressão “artista local” tornou-se sinónimo de artista insignificante e os artistas “nacionais” tornaram-se ‘malditos’ e recebem elogios fracos. Artista “internacional“ é agora um ponto de venda em si mesmo. Por outro lado, os negociantes ou colecionadores de arte que se concentram nos artistas locais são vistos como provincianos” (Velthuis & Curioni, 2015). Como podemos discutir esta afirmação (contexto português e chinês para envolvimento dos/as Estudantes)?  

3) Como e com quem podemos desenvolver o ecossistema artístico português de dentro para fora?


Prémios: as “pequenas forças” (Abbott, 2001) nas carreiras globais. Caso prático: Pritzker, Architecture Prize. Siza Vieira (1992) e Eduardo Souto de Moura (2011), os galardoados.

10 Abril 2025, 20:30 Vera Borges


Prémios: as “pequenas forças” (Abbott, 2001) nas carreiras globais.

As “regras de ouro” ou os ingredientes para o sucesso: a partir de excertos de uma entrevista biográfica a um cantor lírico a trabalhar nos teatros europeus mais conceituados.

 

Caso prático:

Pritzker, Architecture Prize

Siza Vieira (1992) e Eduardo Souto de Moura (2011), os dois portugueses galardoados com o Pritzer.

As mulheres (invisibilidade) e o "coupling" na arquitetura. 

O discurso do representante internacional sobre a arquitetural portuguesa e os seus valores globais.   


Os artistas portugueses com bolsas de formação da FCG: "efeito-dominó".

3 Abril 2025, 20:30 Vera Borges



1   1. Apresentações dos trabalhos das Estudantes.

2.  2. Poltergeist: visionamento e comentário sobre o vídeo do atelier e equipa da artista, de origem etíope, Julie Mehretu Most expensive artist of african origin 2023.

3.  3. Os artistas portugueses com bolsas de formação da FCG: a saída para a Europa e EUA.

3.1.   Contributo da pesquisa para uma reflexão sobre os mercados de trabalho das artes, em Portugal.

3.2.   Breve descrição da metodologia: análise documental, inquérito por questionário e entrevistas semi-estruturadas.

3.3. Apresentação e discussão de alguns dados:

3.3.1. Quem são estes artistas e o que procuram?

3.3.2. Até que ponto as bolsas permitem aspirar a uma carreira artística internacional?

3.3.3. Motivações e aspetos positivos da ligação aos pares e às escolas de arte europeias.

3.3.4. Geografia da saída dos artistas para as escolas europeias (apresentação de mapas).

4. Breves conclusões.

Redes artísticas, mecanismos e limitações. Overview da perspetiva de J. Fuhse e N. Gondal (2024), Networks from culture: [Five] Mechanisms of tie-formation follow institutionalized rules in social fields.

27 Março 2025, 20:30 Vera Borges


Redes artísticas, mecanismos e limitações. 

Overview da perspetiva de J. Fuhse e N. Gondal (2024), Networks from culture: [Five] Mechanisms of tie-formation follow institutionalized rules in social fields.

A construção de discursos sobre a arte: duas artistas, oriundas de África e Índia, no ranking global. 

Percurso e trabalho.


1. Self-Portrait: Julie Mehretu e Amrita Sher-Gil.


2. A saída dos artistas portugueses: aspiração à “sincronia das práticas”? A entrevista ao escultor português, André Romão.

 

3. Apresentações de trabalhos breves.

 

Aula a concluir.