Sumários
"Pretty connected": carreiras criativas sustentáveis. O conceito de rede e as mentorias como instrumento de políticas públicas.
20 Novembro 2024, 20:30 • Vera Borges
"Pretty Connect". O conceito de rede (Crossley, 2008) e o mapeamento de interações.
Carreiras criativas sustentáveis: as mentorias como instrumento de políticas públicas (Haugsevje & Heian, 2024).
Como é que os apoios afetam a criatividade, a construção de uma exposição ou a realização de um filme ? O caso dos museus (Alexander, 1996).
Apresentação de casos ilustrativos construídos pelas Estudantes para responder ao exercício Intermédio proposto pela docente.
Casa Árvore (The Commons): os espaços praticados e participados nas artes e cultura.
13 Novembro 2024, 20:30 • Vera Borges
A importância dos espaços nos processos de criatividade cultural urbana.
Os mecanismos de distribuição da arte e os intermediários na cadeia de valor das artes. A perspectiva de Howard Becker: os "mundos das artes", negociação, conflitos e convenções.
6 Novembro 2024, 20:30 • Vera Borges
Tipos de organizações, espaços e modelos de financiamento. Desenvolvimento de um Exercício prático intermédio.
30 Outubro 2024, 20:30 • Vera Borges
A. Tipos de
organizações, espaços e modelos de financiamento.
1) O cinema, o Festival de Cannes e os prémios.
Temas dos filmes no festival. Países premiados com apresentação de gráfico comparativo.
Discussão em torno das consequências dos sistemas de financiamento (apoios chamam prémios).
1.2.) O cinema, a locomotiva da cultura e a sociodemografia dos
espetadores, em Portugal.
B. O trabalho final: entrega no dia 18 de dezembro, no Moodle.
Conteúdos e critérios de avaliação.
C. Desenvolvimento de um Exercício Intermédio: com produção de texto.
Pode fazer uma “viagem de estudo” ao museu | uma ida a um espetáculo, exposição | a observação direta de uma organização,
observando como é que lhe parece que a organização está a fazer o seu trabalho. Como é que funciona? O que poderia e deveria ser diferente?
Ou
Escolher uma obra ou
um artista que lhe interesse.
Descobrir tudo o que
puder sobre a origem do artista e o seu trabalho, incluindo quaisquer efeitos
de políticas públicas (leia uma entrevista do artista, se puder) e
apresente-nos o que aprendeu com essa pesquisa e por que é que considera que
devemos prestar atenção ao seu trabalho.
Para todos/as, analisaremos e
discutiremos:
i) Os espaços em que
a organização e o artista se apresentam.
ii) A influência da
política governamental numa instituição artística específica ou a influência da
política governamental sobre um artista ou grupo específico de artistas (por
exemplo, atores, coreógrafos, bailarinos);
iii) A política para
as artes e a governança local, nacional, europeia (destacar se é contexto urbano, rural; um bairro).
Os rascunhos dos
textos serão analisados e criticados por outros/as estudantes –
“consultores/as”, "peritos/as" dos painéis de avaliação - para aconselhamento e
comentários, durante a aula.
Ensaio Orientado.
23 Outubro 2024, 20:30 • Vera Borges
Ensaio Orientado.
A) Discussão das implicações teóricas e práticas do funcionamento das organizações e das equipas por projeto.
Casos empíricos das artes, cultura, ciência, tecnologias e sistemas de informação.
B) Discussão das potencialidades e limites da flexibilidade e do trabalho em rede, nas sociedades contemporâneas.
Casos empíricos das artes, cultura, ciência,
tecnologias e sistemas de informação.