Sumários

"Pretty connected": carreiras criativas sustentáveis. O conceito de rede e as mentorias como instrumento de políticas públicas.

20 Novembro 2024, 20:30 Vera Borges


"Pretty Connect". O conceito de rede (Crossley, 2008) e o mapeamento de interações.

Carreiras criativas sustentáveis: as mentorias como instrumento de políticas públicas (Haugsevje & Heian, 2024).

Como é que os apoios afetam a criatividade, a construção de uma exposição ou a realização de um filme ? O caso dos museus (Alexander, 1996).

Apresentação de casos ilustrativos construídos pelas Estudantes para responder ao exercício Intermédio proposto pela docente.


Casa Árvore (The Commons): os espaços praticados e participados nas artes e cultura.

13 Novembro 2024, 20:30 Vera Borges


A importância dos espaços nos processos de criatividade cultural urbana.

Os “espaços praticados”. Contributos de João Teixeira Lopes (2024) e Arturo Rodríguez Morató (2022).
A avaliação nas artes: lógicas e métodosde decisão dos avaliadores das comissões de acompanhamento na cultura. Apresentação de caso prático nas artes visuais. 

Exercício Intermédio: 
- as micro-apresentações dos/as Estudantes;
- o caso da Casa Árvore: Laboratório de Arte Comunitária e Ecologia
(4th International Conference Social Solidarity Economy and the Commons, ISCTE, 13.11.2024).

Os mecanismos de distribuição da arte e os intermediários na cadeia de valor das artes. A perspectiva de Howard Becker: os "mundos das artes", negociação, conflitos e convenções.

6 Novembro 2024, 20:30 Vera Borges


Os mecanismos de distribuição da arte e os intermediários na cadeia de valor das artes. 
O caso da profissão de curador/a com recurso a entrevista a Alexandre Melo.

A perspectiva de Howard Becker: os "mundos das artes", negociação, conflitos e convenções
(a partir da entrevista realizada ao autor por Alain Pessin).

Ensaio Orientado:
Discussão com os/as Estudantes sobre os temas dos projetos para o Ensaio final.

Tipos de organizações, espaços e modelos de financiamento. Desenvolvimento de um Exercício prático intermédio.

30 Outubro 2024, 20:30 Vera Borges


A. Tipos de organizações, espaços e modelos de financiamento.
1) O cinema, o Festival de Cannes e os prémios. 

Temas dos filmes no festival. Países premiados com apresentação de gráfico comparativo. 

Discussão em torno das consequências dos sistemas de financiamento (apoios chamam prémios).

1.1.) O papel dos críticos e dos painéis de avaliação das obras e dos artistas, e outros profissionais.

1.2.) O cinema, a locomotiva da cultura e a sociodemografia dos espetadores, em Portugal.

B. O trabalho final: entrega no dia 18 de dezembro, no Moodle.

Conteúdos e critérios de avaliação.  

C. Desenvolvimento de um Exercício Intermédio: com produção de texto.

Pode fazer uma “viagem de estudo” ao museu | uma ida a um espetáculo, exposição | a observação direta de uma organização, 

observando como é que lhe parece que a organização está a fazer o seu trabalho. Como é que funciona? O que poderia e deveria ser diferente?

Ou

Escolher uma obra ou um artista que lhe interesse.

Descobrir tudo o que puder sobre a origem do artista e o seu trabalho, incluindo quaisquer efeitos de políticas públicas (leia uma entrevista do artista, se puder) e apresente-nos o que aprendeu com essa pesquisa e por que é que considera que devemos prestar atenção ao seu trabalho.

Para todos/as, analisaremos e discutiremos:

i) Os espaços em que a organização e o artista se apresentam.

ii) A influência da política governamental numa instituição artística específica ou a influência da política governamental sobre um artista ou grupo específico de artistas (por exemplo, atores, coreógrafos, bailarinos);

iii) A política para as artes e a governança local, nacional, europeia (destacar se é contexto urbano, rural; um bairro).

Os rascunhos dos textos serão analisados e criticados por outros/as estudantes – “consultores/as”, "peritos/as" dos painéis de avaliação - para aconselhamento e comentários, durante a aula.

Ensaio Orientado.

23 Outubro 2024, 20:30 Vera Borges


Ensaio Orientado. 

A) Discussão das implicações teóricas e práticas do funcionamento das organizações e das equipas por projeto.

Casos empíricos das artes, cultura, ciência, tecnologias e sistemas de informação.

B) Discussão das potencialidades e limites da flexibilidade e do trabalho em rede, nas sociedades contemporâneas.

Casos empíricos das artes, cultura, ciência, tecnologias e sistemas de informação.