Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01726
Acrónimo :
01726
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos de ferramentas teóricas, concetuais e metodológicas apropriadas ao estudo da receção e dos públicos no sistema cultural e artístico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A partir da tríade autor, obra e recetor, despertar nos mestrandos competências para analisarem as diferentes estratégias e posturas autorais, assim como as reações que tais estratégias ou posturas provocam nos públicos, fraturando-os ou federando-os, tendo em conta os processos de mediação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Da tirania do autor à «obra aberta». 2. Uma perspetiva de síntese, a tríade dialética da circulação de sentido: autor, obra e recetor . 3. O horizonte de expectativa: «arte culinária» e «desvio estético». 4. Os desencontros entre obras e públicos e o iconoclasmo contemporâneo. 5. Públicos e contrapúblicos. 6. Modos de relação com a cultura.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os temas indicados no programa detalham os objetivos de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consta de uma apresentação oral de trabalho prático em aula a partir de um conjunto de temas propostos pelo docente (30%) e de um trabalho final individual (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC organiza-se em aulas teórico-práticas, baseadas em exposição teórica e debate sobre políticas e atividades culturais que incentivam o seu consumo, a relação autor/consumidor, os processos de intermediação e os perfis de públicos. A partir da exposição teórica, das leituras individuais da bibliografia selecionada e dos trabalhos práticos, o debate em aula visa estimular a capacidade analítica e a reflexão crítica das temáticas abordadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A análise crítica das relações entre autores e públicos, bem como dos processos de intermediação, constitui a melhor forma de se atingirem os objetivos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ateca-Amestoy, et al., (Eds.). (2017). Enhancing participation in the arts in the EU. Challenges and methods. Springer. Bonet, L., & Négrier, E. (2018). The participative turn in cultural policy: Paradigms, models, contexts. Poetics, 66, 64-73. Eco, U. (2016). Obra aberta. Relógio d?Água. Jauss, H. R. (1978). Pour une esthétique de la reception. Gallimard. Mantecón, A. R. (2009). O que é o público? Poiésis, 14, 175-215. Neves, J. S., & Camacho, C. F. (Eds.). (2020). Nos 50 Anos de L?Amour de L?Art: Dívidas, críticas e desafios. Mundos Sociais. Pais, J. M., Magalhães, P., & Antunes, M. L. (Eds.). (2022). Práticas culturais dos portugueses. Imprensa de Ciências Sociais. Santos, M. L. L. (2012). Sociologia da cultura. Perfil de uma carreira. Instituto de Ciências Sociais. Santos, M. L. L., (Ed.) et al., (2004). Públicos da Cultura. Observatório das Actividades Culturais. Warner, M. (2002). Publics and counterpublics. Public Culture, 14(1), 49-90.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barbieri, N. (2020). Survey of cultural participation and cultural needs in Barcelona. Drafting process and analysis of results. Barcelona Institute of Culture, Barcelona City Council. Berjeaut, S. (2005). Le théâtre de revista: Un phénomène culturel portugais. L?Harmattan. Bollo, A., Carnelli, L., Cuenca, M., Milano, C. D., Gariboldi, A., Goodacre, J., Karlsson, L. G., Poprawski, M., Niels Righolt, Silvaggi, A., Tolosa, I., Torch, C., Torreggiani, A., & Vidovic, D. (2017). Study on audience development - How to place audiences at the centre of cultural organisations. Comissão Europeia. Bourdieu, P. (2010). A distinção - Uma crítica social da faculdade do juízo. Edições 70. Bourdieu, P., & Darbel, A. (1969). L'Amour de l'art: Les musées d'art européens et leur public. Les Éditions de Minuit. Cardoso, G. (Ed.). (2015). O livro, o leitor e a leitura digital. Fundação Calouste Gulbenkian. Conde, I. (Ed.). (1992). Percepção estética e públicos da cultura. ACARTE/Fundação Calouste Gulbenkian. Coulangeon, P. (2005). Sociologie des pratiques culturelles. La Découverte. Donnat, O., & Tolila, P. (Eds.). (2003). Le(s) public(s) de la culture. Presses de Sciences Politiques. Eidelman, J., Roustan, M., & Goldstein, B. (Eds.). (2007). La place des publics. De l'usage des études et recherches par les musées. La Documentation Française. Esquenazi, J.-P. (2006). Sociologia dos públicos. Porto Editora. Eurobarómetro 399 (2013). Cultural access and participation. Comissão Europeia. Falk, J. H., & Dierking, L. D. (2013). The museum experience revisited. Left Coast Press. Featherstone, M. (1996), Consumer Culture & Postmodernism. Sage. Fortuna, C., & Silva, A. S. (Eds.). (2002). Projecto e circunstância: Culturas urbanas em Portugal. Afrontamento. Garcia, J. L., Lopes, J. T., Martinho, T. D., Neves, J. S., Gomes, R. T., & Borges, V. (2018). Mapping cultural policy in Portugal. From incentive to crisis. 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Sociologia, Problemas e Práticas, 74, 51-72. Lopes, J. T. (2000). A Cidade e a Cultura. Afrontamento. Matarasso, F. (2019). Uma arte irrequieta. Reflexões sobre o triunfo e importância da prática participativa. Fundação Calouste Gulbenkian. Mouchtouris, A. (2003). Sociologie du public dans le champ culturel et artistique. L'Harmattan. Neves, J. S. (Ed.), Azevedo, J., Gomes, R. T., & Lima, M. J. (2017). Estudo posicionamentos das entidades artísticas no âmbito da revisão do modelo de apoio às artes. DGARTES e CIES-IUL. Neves, J. S. (2020). O estudo dos públicos nos museus nacionais. Enquadramento e metodologia, Todas as Artes, 3(1), 23-32. Neves, J. S. (Ed.), Macedo, S. C., Santos, J., & Miranda, A. P. (2021). Da salvaguarda à valorização: Os monumentos nacionais de Portugal e a abertura ao público em 2020. Observatório Português das Atividades Culturais, CIES-Iscte. Passeron, J.-C. (1995). O fraco uso das imagens - investigação sobre a recepção da pintura. Em J.-C. Passeron (Ed.), O Raciocínio Sociológico. O Espaço Não-Popperiano do Raciocínio Natural (pp. 286-321). Vozes. (1986) Peterson, R. A. (1992). Understanding audience segmentation: from elite and mass to omnivore and univore. Poetics, 21, 243-258. Pitts, S. E., & Price, S. M. (2021). Understanding audience engagement in the contemporary arts. Routledge. Knight, C. K., & Senie, H. F. (Eds.). (2016). A companion to public art. Wiley Blackwell. Rancière, J. (2010). O Espectador Emancipado. Orfeu Negro. Reason, M., Conner, L., Johanson, K., & Walmsley, B. (Eds.). (2022). Routledge companion to audiences and the performing arts. Routledge. Santos, M. L. L. (Ed.), Gomes, R. T., Neves, J. S., Lima, M. J., Lourenço, V., Martinho, T. D., & Santos, J. a. D. (2002). Públicos do Porto 2001. Observatório das Actividades Culturais. Santos, M. L. L., & Pais, J. M. (Eds.). (2010). Novos trilhos culturais. Práticas e políticas. Imprensa de Ciências Sociais. Santos, M. L. L. (Ed.), Neves, J. S., Lima, M. J., & Carvalho, M. (2007). A Leitura em Portugal. GEPE. Santos, M. L. L. (Ed.), Antunes, L., Conde, I., Costa, A. F. D., Freitas, E. D., Gomes, R. T., Gonçalves, C., Gonçalves, H. S., Lopes, J. T., Lourenço, V., Martinho, A., Martinho, T. D., Neves, J. S., Nunes, J. S., Pegado, E., Pires, I., & Silva, F. (1998). As Políticas culturais em Portugal. Observatório das Actividades Culturais. Van Hek, M., & Kraaykamp, G. (2013). Cultural consumption across countries: A multi-level analysis of social inequality in highbrow culture in Europe. Poetics, 41(4), 323-341. Villarroya, A. A., & Llopis-Goig, R. (2021). Elites and culture: Social profiles in the cultivated population. Cultural Sociology, 15(4), 509?538.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16