Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01726
Acrónimo :
01726
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos de ferramentas teóricas, concetuais e metodológicas apropriadas ao estudo da receção e dos públicos no sistema cultural e artístico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A partir da tríade autor, obra e recetor, despertar nos mestrandos competências para analisarem as diferentes estratégias e posturas autorais, assim como as reações que tais estratégias ou posturas provocam nos públicos, fraturando-os ou federando-os, tendo em conta os contextos institucionais em que ocorrem e os processos de mediação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Da tirania do autor à «obra aberta». 2. Uma perspetiva de síntese, a tríade dialética da circulação de sentido: autor, obra e recetor . 3. O horizonte de expectativa: «arte culinária» e «desvio estético». 4. Os desencontros entre obras e públicos e o iconoclasmo contemporâneo. 5. Públicos e contrapúblicos. 6. Modos de relação com a cultura.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os temas indicados no programa detalham os objetivos de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


Duas modalidades 1 - Avaliação ao longo do semestre - realização e apresentação oral de trabalho prático de grupo, e como tal avaliado, em aula a partir de um conjunto de temas propostos pelo docente (30%) e de um trabalho final individual com tema escolhido pelos estudantes de entre os abordados em aula, depois de validado pelo docente (70%). 2 - Avaliação final (exame) - realização de trabalho com base na bibliografia da unidade curricular, depois de validado pelo docente (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC organiza-se em aulas teórico-práticas, baseadas em exposição teórica e debate sobre políticas e atividades culturais que incentivam o seu consumo, a relação autor/consumidor, os contextos institucionais em que ocorrem, os processos de intermediação e os perfis de públicos. A partir da exposição teórica, das leituras individuais da bibliografia selecionada e dos trabalhos práticos, o debate em aula visa estimular a capacidade analítica e a reflexão crítica das temáticas abordadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A análise crítica das relações entre autores e públicos, bem como dos contextos institucionais e processos de intermediação, constitui a melhor forma de se atingirem os objetivos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ateca-Amestoy, et al., (Eds.). (2017). Enhancing participation in the arts in the EU. Challenges and methods. Springer. Eco, U. (2016). Obra aberta. Relógio d?Água. Jauss, H. R. (1978). Pour une esthétique de la reception. Gallimard. Mantecón, A. R. (2009). O que é o público? Poiésis, 14, 175-215. Neves, J. S., & Camacho, C. F. (Eds.). (2020). Nos 50 Anos de L?Amour de L?Art: Dívidas, críticas e desafios. Mundos Sociais. Pais, J. M., Magalhães, P., & Antunes, M. L. (Eds.). (2022). Práticas culturais dos portugueses. Imprensa de Ciências Sociais. Santos, M. L. L. (2012). Sociologia da cultura. Perfil de uma carreira. Instituto de Ciências Sociais. Santos, M. L. L., (Ed.) et al., (2004). Públicos da Cultura. Observatório das Actividades Culturais. Warner, M. (2002). Publics and counterpublics. Public Culture, 14(1), 49-90.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bonet, L., & Négrier, E. (2018). The participative turn in cultural policy: Paradigms, models, contexts. Poetics, 66, 64-73. Bourdieu, P. (2010). A distinção - Uma crítica social da faculdade do juízo. Edições 70. Bourdieu, P., & Darbel, A. (1969). L'Amour de l'art: Les musées d'art européens et leur public. Les Éditions de Minuit. Camacho, C. F., Fernandes, M. A., Maravalhas, F., & Neves, J. S. (2023). Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais. Fundamentos, Metodologia e Instrumentos de Apoio. Plano Nacional das Artes. Cardoso, G. (Ed.). (2015). O livro, o leitor e a leitura digital. Fundação Calouste Gulbenkian. Coulangeon, P. (2005). Sociologie des pratiques culturelles. La Découverte. Esquenazi, J.-P. (2006). Sociologia dos públicos. Porto Editora. Garcia, J. L., Lopes, J. T., Martinho, T. D., Neves, J. S., Gomes, R. T., & Borges, V. (2018). Mapping cultural policy in Portugal. From incentive to crisis. International Journal of Cultural Policy, 24(5), 577-593. Gomes, R. T., & Lourenço, V. (2009). Democratização cultural e formação de públicos. Inquérito aos "serviços educativos" em Portugal. Observatório das Actividades Culturais. Hanquinet, L., & Savage, M. (Eds.). (2016). Routledge international handbook of the sociology of art and culture. Routledge. Glow, H., Kershaw, A., & Reason, M. (2020). Leading or avoiding change: the problem of audience diversification for arts organisations. International Journal of Cultural Policy, 1-19. Jones, Y. V., Ostrouska, I., Karvonen, M., Källman, R., Niet, M. D., & Stepan, P. (2017). Promoting access to culture via digital means: Policies and strategies for audience development. União Europeia. Lopes, J. T., & Dias, S. J. (2014). 'O público vai ao teatro' Uma etnografia dos públicos em ação. Sociologia, Problemas e Práticas, 74, 51-72. Neves, J. S. (Ed.), Azevedo, J., Gomes, R. T., & Lima, M. J. (2017). Estudo posicionamentos das entidades artísticas no âmbito da revisão do modelo de apoio às artes. DGARTES e CIES-IUL. Neves, J. S. (2020). O estudo dos públicos nos museus nacionais. Enquadramento e metodologia, Todas as Artes, 3(1), 23-32. Peterson, R. A. (1992). Understanding audience segmentation: from elite and mass to omnivore and univore. Poetics, 21, 243-258. Pitts, S. E., & Price, S. M. (2021). Understanding audience engagement in the contemporary arts. Routledge. Reason, M., Conner, L., Johanson, K., & Walmsley, B. (Eds.). (2022). Routledge companion to audiences and the performing arts. Routledge. Tröndle, M. (Ed.). (2022). Non-visitor research. Audience development for arts organisations. Palgrave MacMillan. Van Hek, M., & Kraaykamp, G. (2013). Cultural consumption across countries: A multi-level analysis of social inequality in highbrow culture in Europe. Poetics, 41(4), 323-341. Villarroya, A. A., & Llopis-Goig, R. (2021). Elites and culture: Social profiles in the cultivated population. Cultural Sociology, 15(4), 509?538.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30