Objectivos
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
OA1: enunciar várias propostas de definição da categoria "fã". OA2: problematizar as definições patológicas de fãs, desconstruindo processos de construção social. OA3: deter um olhar histórico sobre os estudos de fãs, descrevendo influências de várias escolas: desde as teorias das audiências clássicas aos estudos culturais de Birmingham, até às teorias contemporâneas sobre media e TIC, nomeadamente sobre a cultura participativa. OA4: compreender o carácter socialmente construído das hierarquias de valor cultural. Perspetivar o consumo como instrumento de distinção através dos contributos clássicos de Bourdieu a par com visões contemporâneas: dos omnívoros e dissonantes culturais. OA5: perceber o consumo como prática performativa e como parte dos fãs assumem papéis mais produtivos e criativos; OA6: equilibrar as visões triunfalistas da cultura participativa e com as desigualdades sociais e as diversidades de (não) acesso(s), usos, literacias e resultados retirados do uso das TIC.