Objectivos

Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação

No fim da UCs alunos serão capazes de: OA1: perceber como os utilizadores de cultura são mais que consumidores passivos, pois estão activos na produção de novos objectos criativos; OA2: traçar a história do "Fandom", incluindo as suas manifestações mais modernas nas redes sociais "on-line"; OA3: descrever a evolução dos estudos de fãs em várias escolas de pensamento, desde as subculturas dos media contemporâneos à análise dos bens informacionais; OA5: discutir teorias e metodologias que têm sido usadas para explicar o impacto social, político, jurídico e económico do "Fandom"; OA6: arbitrar apreciações em torno do modelo de negócio da Web 2.0.; OA7: situar as práticas de fãs em relação às tendências mais amplas das redes sociais, das comunidades "on-line" e cultura do "remix"; OA8: desenvolver contribuições próprias e diferenciadas para o campo dos estudos de "Fandom", que reflicta novos e próprios compromissos teóricos e metodológicos.