Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Este curso destina-se a ser um ponto de encontro entre estudantes interessados na investigação em comunicação e estudos culturais, produção de media e investigação em educação. Entre os objectivos para esta unidade está a procura de resposta às seguintes perguntas: O que significa ser "alfabetizado" e como isso mudou como consequência da introdução de novas tecnologias de comunicação? Quais as habilidades sociais e competências culturais que os jovens precisam de adquirir para serem capazes de participar plenamente no futuro digital? Quais são as escolhas éticas que os jovens enfrentam como participantes em comunidades online e como produtores de media? O que podem a Wikipedia e o Facebook nos ensinar sobre o futuro da cidadania democrática? Qual é a eficácia Youtube na promoção da diversidade cultural? Que relação existe entre a cultura participativa e democracia participativa?
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes vão desenvolver os seus conhecimentos e pensamento crítico sobre a realidade mediática tendo como referente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Identificar as dimensões do conceito de literacia mediática. OA2. Compreender os desafios contemporâneos impostos pelas tecnologias mediáticas no desenvolvimento de competências e habilidades. OA3. Socialização no debate sobre a importância e relevância das novas formas de literacia mediática. OA4. Compreender a relação entre culturas mediáticas e instituições sociais como a escola ou os contextos de trabalho. OA5. Identificar os impactos e processos de transformação associados ao uma cultura mediática ocularcêntrica e marcada por tecnologias audiovisuais. OA6. Perceber os desafios das redes digitais na sua complexidade técnica e social. OA7. Identificar os impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e na participação social plena.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A unidade curricular está estruturada em duas partes: Parte I CP1. Aprendizagem numa Cultura Participativa. CP2. Visão geral do nosso momento actual de mudança nos media, dos tipos de aprendizagem informal que ocorrem no contexto da cultura participativa. CP3. Como as escolas respondem aos desafios colocados pelas novas tecnologias. CP4. Debates de fundo entre os que valorizam e os que criticam a literacia dos novos media. Parte II CP5. Habilidades e Competências Centrais. CP6. Participação plena na cultura de media emergente. CP7. Enquadramento das competências sociais e culturais, ilustrando-as através de fenómenos culturais como os equipas de jogadores nos videojogos online, a produção de vídeo no YouTube, a Wikipedia, a ficção gerada pelos fãs, o remix de conteúdos audiovisuais e os sites de redes sociais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Focando-se em modelos teóricos e conceptuais e abordagens multidisciplinares em torno do conceito de literacia mediática e dos efeitos dos meios comunicacionais nas desigualdades de acesso, competências e conhecimento, os conteúdos programáticos (CP) da unidade curricular expressam os objetivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: OA1: CP1, CP2 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5 OA3: CP4, CP5, CP7 OA4: CP1, CP2, CP3, CP5, CP6 OA5: CP3, CP5, CP7 OA6: CP1, CP2, CP5, CP6, CP7 OA7: CP5, CP6
Avaliação / Assessment
Avaliação continua: apresentação de um projecto de literacia mediática (20%) e projecto escrito sobre um dos tópicos abordados (70% da nota). A originalidade e a inovação irá pesar na avaliação. O tempo de trabalho é estimado em cerca de 20 horas de pesquisa bibliográfica e/ou de campo. A participação em aula (10%). Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nele não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100% da nota) nas épocas previstas para o efeito.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os alunos irão realizar um trabalho ou projecto, em consulta com o professor, que fará uma significativa contribuição académica ou pedagógica para a compreensão da literacia dos novos media. Leituras semanais promoverão a participação dos estudantes. Além disso, cada aluno, para cada aula, deve fazer uma contribuição comentando as leituras, abordagens e casos de estudo, e indicando alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino assim como os resultados de aprendizagem focam-se nas habilidades necessárias para analisar criticamente a relação entre as tecnologias comunicacionais e a formação e exigência de novas literacias mediáticas. Além disso, as metodologias de ensino, formas de avaliação (que incluem a elaboração de um projecto) e resultados de aprendizagem são desenhados de modo a facilitar e enfatizar a aprendizagem activa e autónoma e a reflexão crítica dos estudantes.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Vuorikari, R., Punie, Y., Carretero, S. & van den Brande, L. (2016). DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens. Update Phase 1: The Conceptual Reference Model. Luxembourg Publication Office of the European Union. Spiezia, V., Koksal-Oudot, E. & Montagnier, P. (2016). New skills for the digital economy: measuring the demand and supply of ICT skills at work. Paris: OECD. Lyman, Peter, Ito, Mizuko Thorne, Barrie and Michael Carter (2009), Hanging Out, Messing Around, And Geeking Out: Kids Living and Learning With New Media, Cambridge: MIT Press/MacArthur Foundation. Kavanagh, K. & O?Rourke, K. C. (2016). Digital Literacy: Why It Matters. Dublin Institute of Technology. European Commission. (2016). The European Digital Competence Framework for Citizens. Disponível em: https://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=738&langId=en&pubId=7898&type=2&furtherPubs=yes
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Watkins, S. Craig (2009) The Young and the Digital, Boston: Beacon Press. Palfrey, John and Urs Gasser (2008), Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives, New York: Perseus. Martin, A. M. & Roberts, K. R. (2015). Digital Native ? Digital Literacy. Principal, 94(3), 18-21. Livingstone, S. (2011). Media literacy: Ambitions, policies and measures. Livingstone, S. (2008). Engaging with media?a matter of literacy?. Communication, culture & critique, 1(1), 51-62. Livingstone, S. (2004). Media literacy and the challenge of new information and communication technologies. The communication review, 7(1), 3-14. Lankshear, Colin and Michele Knobel (2006), New Literacies: Everyday Practices and Classroom Learning, Maidenshead: Open University Press. Jenkins, Henry (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide, New York: New York University Press. Hobbs, R. (1998). The seven great debates in the media literacy movement. Journal of Communication, 48 (2), 9-29. Douglas, S. J. (1995). Where the girls are: Growing up female with the mass media. Three Rivers Press. Doctorow, Cory (2008) Little Brother, New York: Tor, 2008. Buckingham, David (2007). Media education : literacy, learning and contemporary culture (Reprinted. ed.). Cambridge, Polity Barker, Chris (1999). Television, Globalization and Cultural Identities. Open University.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16