Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
As diferentes topologias das redes sociais serão analisadas e readaptadas criticamente aos vários contextos socio-comunicacionais onde ocorrem as interações online. Analisando os estudos e as experiências ligadas às tipologias das redes perspectivar-se-á uma comparação entre media sociais on-line. Partindo da literatura sobre a génese de diferentes tipologias de laços sociais e formas de capital social, os alunos irão centrar-se na análise empírica da formação de grupos sociais online, da criação/gestão das identidades sociais em rede, da codificação de novas linguagens, das formas de interação, informação, partilha, afetividades, propagação virais de conteúdos no contexto proporcionado pelas plataformas digitais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos terão que ser capazes de identificar, analisar e investigar: O1. a génese e evolução dos laços e das redes sociais para as comparar criticamente com o aquelas que ocorrem no contexto digital; O2. a formação dos nós que nas redes online desempenham o papel de conectores e hub; O3. a comparação entre os vários tipos de participação e ativismo nas redes sociais online; O4. a interligação as "affordances" das redes sociais online e os seus efeitos mais problemáticos nos comportamentos; O5. a caracterização das principais plataformas de redes sociais e suas estratégias de "engagement"; saber aplicar criticamente as técnicas de disseminação de conteúdos; O6. a economia política associada à utilização dos dados pelas plataformas das redes sociais; O7. as principais questões éticas e juridícas que se levantam sobre o papel dos algoritmos nas plataformas de redes sociais online.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Compreender a estrutura e dinâmica das redes sociais: centralizadas, descentralizada, distribuída; P2. Atores e dispositivos sociocomunicacionais catalizadores de tráfego informacional nas redes sociais: entretenimento e lazer, expressão identitária, gestão de laços sociais, influencers; P3. Estratégias pessoais e profissionais para ganhar destaque nas redes sociais online: ativismo social e político, branding, desinformação; P4. As redes sociais online como desencadeadores de dependências psicológicas, radicalismos culturais; ciberagressões; P5. Caracterização e análise das plataformas digitais como novas dimensões da esfera pública e da propagação de conteúdos virais; P6. A datififação das práticas digitais e os desafios políticos das "echo chambers"; P7. Os algoritmos e o seu papel nas redes sociais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem da UC através da coerência entre os vários tópicos previamente listados. O1:P1 Interligação entre processos de capitalização de laços sociais e estruturas das redes sociais. O2:P2 Relações entre infra-estruturas comunicacionais e técnicas de escalabilidade nas redes sociais. O3:P3 Interligar dinâmicas de interação, mobilização de audiências e disseminação de conteúdos nas redes sociais. O4:P4 Relações entre funcionalidades e design das plataformas digitais com comportamentos online. O5:P5 Relações entre estratégias de "engagement" e padronização de práticas digitais. O6:P6 Relações entre extrativismo de dados, "targeting" e criação de espaços de interação digital afunilados aos públicos. O7:P7 Relação entre as estratégias computacionais com as políticas empresariais e a sua publicitação/ocultação face à sociedade.
Avaliação / Assessment
Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final. A avaliação dos conhecimentos adquiridos baseia-se na apreciação da participação e intervenção nas diferentes sessões (10%), realização individual de teste em sala de aula (50%), e na apresentação de grupo sobre um dos tópicos tratados nas aulas e do consequente trabalho a entregar no fim do semestre (40%). O trabalho deverá consolidar uma revisão da literatura atual, um objetivo de investigação empírico, teoricamente sustentado e com metodologia de análise orientada aos fenómenos em rede. Na avaliação por exame final, a nota obtida no exame corresponderá a 100% da nota da UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino combina a exposição do docente com a intervenção dos discentes. Espera-se dos estudantes uma atitude interventiva, proponente e problematizadora entorno das temáticas apresentadas. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística sobre os acontecimentos relacionados com as redes sociais online, bem como sobre a maneira destes debates se repercutirem nas mesmas redes sociais, tentando assim assinalar as convergências e os jogos de espelho entre "trend topics" nas várias dimensões da comunicação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino está alinhada com os objetivos de aprendizagem da UC através de demonstrações durante as aulas da pertinência e atualidade dos temas e dos estudos de caso leccionados com os comportamentos e as práticas que ocorrem na esfera digital. Os conteúdos leccionados são sempre comparados e interligados com casos concretos da vida social online que os alunos são chamados a identificar na (info)esfera pública e discutir.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Williams, M. (2022) A ciência do ódio. Lisboa: Contrponto; Turner, F. (2006). From Counterculture to Cyberculture: Stewart Brand, the Whole Earth Network, and the Rise of Digital Utopianism. Illinois: University Of Chicago Press. Ferreira, G. B. (2018) SOCIOLOGIA DOS NOVOS MEDIA. Covilhã: Ed. LabCom; Boyd, D. (2016). É complicado. As vidas sociais dos adolescentes em rede. Lisboa: Relógio D'Água; Berger, J. (2014). Contágio. O que torna as coisas populares à escala mundial?. Lisboa: Clube do Autor; Barabasi, L. (2009). Linked. A nova ciência dos networks. Belo Horizonte: Leopardo; Baldi, V. (2024). Otimizados e Desencontrados. Ética e Crítica na era da Inconsciência Artificial. Braga: Húmus. Cabanas, E. Illouz, E. (2022). A ditadura da felicidade. Lisboa: Temas e Debates; Nichols, T. (2019). A morte da competência. Lisboa: Quetzal. Zuboff S. (2019). The age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. London: Profile Books.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24