Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01730
Acrónimo :
01730
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


As diferentes topologias das redes sociais serão analisadas e readaptadas criticamente aos vários contextos socio-comunicacionais onde ocorrem as interações online. Analisando os estudos e as experiências ligadas às tipologias das redes perspectivar-se-á uma comparação entre media sociais on-line. Partindo da literatura sobre a génese de diferentes tipologias de laços sociais e formas de capital social, os alunos irão centrar-se na análise empírica da formação de grupos sociais online, da criação/gestão das identidades sociais em rede, da codificação de novas linguagens, das formas de interação, informação, partilha, afetividades, propagação virais de conteúdos no contexto proporcionado pelas plataformas digitais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos terão que investigar e compreender: O1. a génese e evolução dos laços e das redes sociais para as comparar criticamente com o aquelas que ocorrem no contexto digital; O2. a formação dos nós que nas redes online desempenham o papel de conectores e hub; O3. comparar os vários tipos de participação e ativismo nas redes sociais online; O4. relacionar as "affordances" das redes sociais online e os seus efeitos mais problemáticos nos comportamentos; O5. caracterizar as principais plataformas de redes sociais e suas estratégias de "engagement"; saber aplicar criticamente as técnicas de disseminação de conteúdos; O6. a economia política associada à utilização dos dados pelas plataformas das redes sociais; O7. identificar as principais questões que se levantam sobre o papel dos algoritmos nas plataformas de redes sociais online.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Compreender a estrutura e dinâmica das redes sociais: centralizadas, descentralizada, distribuída; P2. Atores e dispositivos catalizadores nas redes sociais: entretenimento e lazer, expressão identitária, gestão de laços sociais, influencers; P3. Estratégias pessoais e profissionais para ganhar destaque nas redes sociais online: ativismo social e político, branding, desinformação; P4. As redes sociais online como desencadeadores de dependências psicológicas, radicalismos culturais; ciberagressões; P5. Caracterização e análise das plataformas digitais como novas dimensões da esfera pública e da propagação de conteúdos virais; P6. A datififação das práticas digitais e os desafios políticos das "echo chambers"; P7. Os algoritmos e o seu papel nas redes sociais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem da UC através da coerência entre os vários tópicos previamente listados. A1:P1 A2:P2 A3:P3 A4:P4 A5:P5 A6:P6 A7:P7

Avaliação / Assessment


Os alunos poderão optar pela avaliação periódica ou pelo exame final. A avaliação dos conhecimentos adquiridos baseia-se na apreciação da participação e intervenção nas diferentes sessões (10%), na avaliação de um trabalho individual (50%), e na apresentação de grupo sobre um dos tópicos tratados nas aulas e do consequente trabalho a entregar no fim do semestre (40%). O trabalho deverá consolidar uma revisão da literatura atual, um objetivo de investigação empírico, teoricamente informado sobre as redes sociais online e metodologia de rede orientada. Na avaliação por exame final, a nota obtida no exame corresponderá a 100% da nota da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino combina a exposição do docente com a intervenção dos discentes. Espera-se dos estudantes uma atitude interventiva, proponente e problematizadora entorno das temáticas apresentadas. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística sobre os acontecimentos relacionados com as redes sociais online, bem como sobre a maneira destes debates se repercutirem nas mesmas redes sociais, tentando assim assinalar reciprocidades e jogos d espelho entre "trend topics" nas várias dimensões da comunicação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA.) da UC através das seguintes dependências: A1:P1 A2:P2 A3:P3 A4:P4 A5:P5 A6:P6 A7:P7

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Williams, M. (2022) A ciência do ódio. Lisboa: Contrponto Turner, F. (2006). From Counterculture to Cyberculture: Stewart Brand, the Whole Earth Network, and the Rise of Digital Utopianism. Chicago, Illinois: University Of Chicago Press. Pena, P. (2019). A fábrica de mentiras. Lisboa: Objectiva Frenkel, S. (2022) Manipulados. Lisboa: Ed. Objectiva Ferreira, G. B. (2018) SOCIOLOGIA DOS NOVOS MEDIA. Covilhã: Ed. LabCom Correia, V. (2022). O mundo problemático das redes sociais. Lisboa: Colibri Boyd, D. (2016). É complicado. As vidas sociais dos adolescentes em rede. Lisboa: Relógio D'Água Berger, J. (2014). Contágio. O que torna as coisas populares à escala mundial?. Lisboa: Clube do Autor Barabasi, L. (2009). Linked. A nova ciência dos networks. Belo Horizonte: Leopardo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros textos e artigos de revistas serão disponibilizados durante as aulas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16