Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01731
Acrónimo :
01731
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Os meios info-comunicacionais são fundamentais não apenas na divulgação de informação, mas também na formação de opiniões, sensibilidades e disposições dos seus públicos. Este curso visa analisar a formação das agendas mediáticas contemporâneas, utilizando exemplos empíricos, com vista a capacitar os alunos para a compreensão do processo pelo qual os meios de comunicação funcionam como importantes agentes éticos e políticos nas nossas sociedades, bem como para a análise critica das profundas transformações que o jornalismo está sujeito hoje, sob as pressões da globalização e da digitalização dos media.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos vão debater, pesquisar e promover o seu conhecimento nas seguintes dimensões: - Analisar o impacto das transformações tecnológicas no âmbito das práticas de produção e consumo das narrativas e linguagens na infoesfera; - Compreender os desafios do Jornalismo na época da convergência dos media: imprensa, rádio, TV e mundo digital; - Adquirir conhecimento sobre a Economia dos Media e a Gestão de Media em uma Era de Incerteza dos media; - Perceber os debates em torno da regulação dos media: insights de reguladores e visões de audiências; e no contexto da Europa: tendências e prospetivas; - Proceder a análises comparativas de casos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Nesta Unidade Curricular será discutida a reconfiguração dos espaços mediáticos contemporâneos na perspectiva da "remediation" e da convergência dos media, destacando o o papel do jornalismo na sociedade de hoje. Para isso serão debatidas criticamente diferentes conceções teóricas do jornalismo como este é praticado numa grande variedade de contextos sociais e políticos. Serão avaliadas as ligações normativas e empíricas entre o jornalismo, a produção de notícias e considerações éticas. Serão avaliadas criticamente as discussões contemporâneas sobre os desafios trazidos pela "information disorder" (desinformação) e as suas implicações para a literacia mediática e democrática. Para melhor compreender as necessidades, obrigações e condicionalismos do jornalismo, os alunos serão desafiados a construir jornalismo, de forma a terem uma visão por dentro dos processos de construção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao focarem-se em teorias, abordagens multidisciplinares e conceitos referentes à dinâmica Media e Jornalismo, as metodologias de aprendizagem prendem-se diretamente com os objetivos a cumprir, nomeadamente: A parte expositiva quanto à relação entre as dinâmicas mediáticas e jornalismo toca em todos os objetivos de aprendizagem; A discussão e debate permitem o desenvolvimento da capacidade crítica; A pesquisa e estudo individuais (trabalho autónomo do aluno) abrangem todos os objetivos de aprendizagem.

Avaliação / Assessment


Avaliação discreta: trabalho individual intermédio sobre sínteses críticas de leituras aconselhadas (30%) Ensaio com análise crítica sobre um dos seguintes tópicos: um meio de comunicação social português; ou sobre um caso noticioso a escolher; ou sobre uma estratégia narrativa multiplataforma; ou sobre fenómeno info-comunicacional viral. (70%). A participação ativa dos alunos contribui para a avaliação final. Ou Avaliação por Exame: Nesta UC o exame consiste na elaboração de um ensaio crítico individual que articule e aprofunde alguns dos tópicos lecionados (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual, bem como as interferências existentes entre o campo jornalístico e a circulação de discursos, debates e notícias falsas nos contextos digitais. Considera-se necessária a partilha de reflexões e opiniões nas aulas. Este curso é essencialmente teórico-prático e a interação com as técnicas de produção jornalísticas é incentivada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os métodos de ensino e os objetivos do curso é assegurada pedindo aos estudantes a exploração e uma revisão crítica de estudos em torno aos temas apresentados em um curso teórico com uma abordagem multidisciplinar.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Zelizer, B. (2017) What Journalism Could Be, Cambridge, Polity Press Pena, P. (2019). A fábrica de mentiras. Lisboa, Objectiva Nobre-Correia, J.-M. (2019) Média, Informação e Democracia. Lisboa, Almedina Nichols, T. (2019). A morte da competência. Os perigos da campanha contra o conhecimento estabelecido. Lisboa, Quetzal Mcbride, Kelly e Tom Rosenstiel (2013). The New Ethics of Journalism. CQ Press Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2014) The elements of journalism ? What news people should know and the public should expect, 3th ed. Nova Iorque : Three Rivers Press Deuze, M & Prenger, M. (2019) Making Media, Amsterdam University Press Cardoso, G., Pinto-Martinho, A. & Crespo, M. (2018) Jornalismo, Indignação e Esperança, Lisboa, Mundos Sociais Cardoso, G., Magno, C., Soares, T.M. & Crespo, M. (org.) (2016) Modelos de negócio e Comunicação Social. Coimbra: Almedina Campos Mello, P. (2021). A Máquina do ódio. Jornalismo, Fake News, Violência Digital. Lisboa, Quetzal.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Schudson, M. (2011). The sociology of news. New York-London, Norton. Quinn, S. & Filak, V. (2005) Convergent Journalism: Writing and Producing Across Media, Burlington: Focal Press Newton, E., Searchlights and Sunglasses, Knight Center: Austin, 2015, disponível online Natário, A., Nery, I. & Branco, S. (org.) (2017) Tudo por uma boa história, Lisboa: Esfera dos Livros Jenkins, H. (2016). Cultura da conexão. Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo. Aleph Fuller, J. (2010). What is happening to news: The information explosion and the crisis in journalism. Chicago: University of Chicago Press Cardoso, G., Santos, S. e Telo, D. (2017) Jornalismo em tempo de crise. Lisboa : Mundos Sociais Boczkowski, P. & Anderson, C.W. (2017) Remaking the News, Cambridge: MA, MIT Press Beckett, C. (2008) Supermedia. London: Blackwell

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16