Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Os meios info-comunicacionais são fundamentais não apenas na divulgação de informação, mas também na formação de opiniões, sensibilidades e disposições dos seus públicos. Este curso visa analisar a formação das agendas mediáticas contemporâneas, utilizando exemplos empíricos, com vista a capacitar os alunos para a compreensão do processo pelo qual os meios de comunicação funcionam como importantes agentes éticos e políticos nas nossas sociedades, bem como para a análise critica das profundas transformações que o jornalismo está sujeito hoje, sob as pressões da globalização e da digitalização dos media.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos vão debater, pesquisar e promover o seu conhecimento nas seguintes dimensões: - Analisar o impacto das transformações tecnológicas no âmbito das práticas de produção e consumo das narrativas e linguagens na infoesfera; - Compreender os desafios do Jornalismo na época da convergência dos media: imprensa, rádio, TV e mundo digital; - Adquirir conhecimento sobre a Economia dos Media e a Gestão de Media em uma Era de Incerteza dos media; - Perceber os debates em torno da regulação dos media: insights de reguladores e visões de audiências; e no contexto da Europa: tendências e prospetivas; - Proceder a análises comparativas de casos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Nesta Unidade Curricular será discutida a reconfiguração dos espaços mediáticos contemporâneos na perspectiva da "remediation" e da convergência dos media, destacando o o papel do jornalismo na sociedade de hoje. Para isso serão debatidas criticamente diferentes conceções teóricas do jornalismo como este é praticado numa grande variedade de contextos sociais e políticos. Serão avaliadas as ligações normativas e empíricas entre o jornalismo, a produção de notícias e considerações éticas. Serão avaliadas criticamente as discussões contemporâneas sobre os desafios trazidos pela "information disorder" (desinformação) e as suas implicações para a literacia mediática e democrática. Para melhor compreender as necessidades, obrigações e condicionalismos do jornalismo, os alunos serão desafiados a construir jornalismo, de forma a terem uma visão por dentro dos processos de construção.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Ao focarem-se em teorias, abordagens multidisciplinares e conceitos referentes à dinâmica Media e Jornalismo, as metodologias de aprendizagem prendem-se diretamente com os objetivos a cumprir, nomeadamente: A parte expositiva quanto à relação entre as dinâmicas mediáticas e jornalismo toca em todos os objetivos de aprendizagem; A discussão e debate permitem o desenvolvimento da capacidade crítica; A pesquisa e estudo individuais (trabalho autónomo do aluno) abrangem todos os objetivos de aprendizagem.
Avaliação / Assessment
Avaliação discreta: trabalho individual intermédio sobre sínteses críticas de leituras aconselhadas (30%) Ensaio com análise crítica sobre um dos seguintes tópicos: um meio de comunicação social português; ou sobre um caso noticioso a escolher; ou sobre uma estratégia narrativa multiplataforma; ou sobre fenómeno info-comunicacional viral. (70%). A participação ativa dos alunos contribui para a avaliação final. Ou Avaliação por Exame: Nesta UC o exame consiste na elaboração de um ensaio crítico individual que articule e aprofunde alguns dos tópicos lecionados (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual, bem como as interferências existentes entre o campo jornalístico e a circulação de discursos, debates e notícias falsas nos contextos digitais. Considera-se necessária a partilha de reflexões e opiniões nas aulas. Este curso é essencialmente teórico-prático e a interação com as técnicas de produção jornalísticas é incentivada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre os métodos de ensino e os objetivos do curso é assegurada pedindo aos estudantes a exploração e uma revisão crítica de estudos em torno aos temas apresentados em um curso teórico com uma abordagem multidisciplinar.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Zelizer, B. (2017) What Journalism Could Be, Cambridge, Polity Press Pena, P. (2019). A fábrica de mentiras. Lisboa, Objectiva Nobre-Correia, J.-M. (2019) Média, Informação e Democracia. Lisboa, Almedina Nichols, T. (2019). A morte da competência. Os perigos da campanha contra o conhecimento estabelecido. Lisboa, Quetzal Mcbride, Kelly e Tom Rosenstiel (2013). The New Ethics of Journalism. CQ Press Kovach, B. & Rosenstiel, T. (2014) The elements of journalism ? What news people should know and the public should expect, 3th ed. Nova Iorque : Three Rivers Press Deuze, M & Prenger, M. (2019) Making Media, Amsterdam University Press Cardoso, G., Pinto-Martinho, A. & Crespo, M. (2018) Jornalismo, Indignação e Esperança, Lisboa, Mundos Sociais Cardoso, G., Magno, C., Soares, T.M. & Crespo, M. (org.) (2016) Modelos de negócio e Comunicação Social. Coimbra: Almedina Campos Mello, P. (2021). A Máquina do ódio. Jornalismo, Fake News, Violência Digital. Lisboa, Quetzal.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Schudson, M. (2011). The sociology of news. New York-London, Norton. Quinn, S. & Filak, V. (2005) Convergent Journalism: Writing and Producing Across Media, Burlington: Focal Press Newton, E., Searchlights and Sunglasses, Knight Center: Austin, 2015, disponível online Natário, A., Nery, I. & Branco, S. (org.) (2017) Tudo por uma boa história, Lisboa: Esfera dos Livros Jenkins, H. (2016). Cultura da conexão. Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo. Aleph Fuller, J. (2010). What is happening to news: The information explosion and the crisis in journalism. Chicago: University of Chicago Press Cardoso, G., Santos, S. e Telo, D. (2017) Jornalismo em tempo de crise. Lisboa : Mundos Sociais Boczkowski, P. & Anderson, C.W. (2017) Remaking the News, Cambridge: MA, MIT Press Beckett, C. (2008) Supermedia. London: Blackwell
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16