Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01732
Acrónimo :
01732
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1170.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2011/2012

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objectivo central a formação dos alunos para a elaboração de um projecto de intervenção face a um problema ou nó problemático específico, aplicando o conjunto de instrumentos teórico-conceptuais e metodológicos adquiridos na formação do mestrado. Prosseguindo aquele objectivo, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências: - Competências de elaboração de um projecto de intervenção a partir do diagnóstico de um problema, nó problemático ou situação merecedora de intervenção. - Competências de relacionamento entre teoria , conceitos e situação concreta de uma determinada realidade empírica. - Competências de elaboração de diagnóstico, plano de acção e avaliação de projecto de intervenção. - Competências de operacionalização de conhecimentos teórico-conceptuais. - Competências de decisão e proposição de soluções de modo autónomo e cientificamente informado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conteúdos Programáticos / Syllabus


Em articulação com o orientador, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos: - Identificar e escolher um problema social ou situação problemática passível de intervenção. - Formular o objecto de intervenção de modo elaborado e analiticamente problematizado. - Recolher e analisar a bibliografia relevante. - Elaborar as questões de partida ou hipóteses de trabalho. - Definir as metodologias adequadas para o trabalho. - Elaborar o diagnóstico do problema ou da situação a partir do trabalho de campo. - Desenhar um Pano de acção. - Desenhar o Plano de avaliação. - Escrever um relatório do Trabalho de Projecto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


.

Avaliação / Assessment


O orientador avaliará o percurso de elaboração do projecto e a aprendizagem e progressão efectuada ao longo do mesmo e ponderará essa avaliação na avaliação final do relatório de Trabalho de Projecto.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino consiste em: - Trabalho de orientação tutorial individualizado em que o orientador acompanha todas as etapas do trabalho do seu orientando e fornece aconselhamento adequado. - Trabalho de “oficina de projecto” em que a totalidade dos alunos a elaborar trabalho de projecto são chamados a debater as etapas de desenvolvimento do trabalho e a confrontar dificuldades e recolher ensinamentos com base na troca de experiências e aconselhamento dos supervisores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Mayer, Robert et al. (2000), Méthodes de Recherche en Intervention Sociale, Quebec: Editeur Gaetan Morin. - Guerra Isabel (2002), Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção – o planeamento em ciências sociais, Cascais,: Principia. - Creswell, John W. (1994), Research Design – Qualitative and Quantitative Approaches, Londres: Sage. - Cohen, Ernesto e Rolando Franco, (2000), Avaliação de Projectos Sociais, 4ª ed., Petrópolis: Editorial Vozes,. - Barbier, René (1996), La recherche-action, Paris: Antrophos. - Barbier, Jean-Marie (1996), Elaboração de projectos de acção e de planificação, Porto: Porto Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16