Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Urbanos
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2011/2012
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objectivo central a formação dos alunos para a elaboração de um projecto de intervenção face a um problema ou nó problemático específico, aplicando o conjunto de instrumentos teórico-conceptuais e metodológicos adquiridos na formação do mestrado. Prosseguindo aquele objectivo, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências: - Competências de elaboração de um projecto de intervenção a partir do diagnóstico de um problema, nó problemático ou situação merecedora de intervenção. - Competências de relacionamento entre teoria , conceitos e situação concreta de uma determinada realidade empírica. - Competências de elaboração de diagnóstico, plano de acção e avaliação de projecto de intervenção. - Competências de operacionalização de conhecimentos teórico-conceptuais. - Competências de decisão e proposição de soluções de modo autónomo e cientificamente informado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Em articulação com o orientador, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos: - Identificar e escolher um problema social ou situação problemática passível de intervenção. - Formular o objecto de intervenção de modo elaborado e analiticamente problematizado. - Recolher e analisar a bibliografia relevante. - Elaborar as questões de partida ou hipóteses de trabalho. - Definir as metodologias adequadas para o trabalho. - Elaborar o diagnóstico do problema ou da situação a partir do trabalho de campo. - Desenhar um Pano de acção. - Desenhar o Plano de avaliação. - Escrever um relatório do Trabalho de Projecto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
.
Avaliação / Assessment
O orientador avaliará o percurso de elaboração do projecto e a aprendizagem e progressão efectuada ao longo do mesmo e ponderará essa avaliação na avaliação final do relatório de Trabalho de Projecto.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino consiste em: - Trabalho de orientação tutorial individualizado em que o orientador acompanha todas as etapas do trabalho do seu orientando e fornece aconselhamento adequado. - Trabalho de “oficina de projecto” em que a totalidade dos alunos a elaborar trabalho de projecto são chamados a debater as etapas de desenvolvimento do trabalho e a confrontar dificuldades e recolher ensinamentos com base na troca de experiências e aconselhamento dos supervisores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Mayer, Robert et al. (2000), Méthodes de Recherche en Intervention Sociale, Quebec: Editeur Gaetan Morin. - Guerra Isabel (2002), Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção – o planeamento em ciências sociais, Cascais,: Principia. - Creswell, John W. (1994), Research Design – Qualitative and Quantitative Approaches, Londres: Sage. - Cohen, Ernesto e Rolando Franco, (2000), Avaliação de Projectos Sociais, 4ª ed., Petrópolis: Editorial Vozes,. - Barbier, René (1996), La recherche-action, Paris: Antrophos. - Barbier, Jean-Marie (1996), Elaboração de projectos de acção e de planificação, Porto: Porto Editora.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16