Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular (UC) visa familiarizar os alunos com diversas problemáticas que têm dominado o debate teórico na Ciência Política (CP) contemporânea. Pretende, por um lado, fornecer aos alunos referências teóricas e conceptuais estruturantes desta área científica, e, por outro, contextualizar alguns dos principais debates e controvérsias da literatura contemporânea da CP. A UC estrutura-se em duas partes: Parte I: - Os debates sobre representação política e ideológica; os processos de deliberação democrática e o papel da opinião pública na tomada de decisão política; e a ideologia nas democracias liberais, respetiva importância e validade. Parte II: - O debate sobre a democracia, suas diferentes conceptualizações e operacionalizações, e as grandes tendências nos processos de democratização. Apresentamos ainda diferentes modelos de democracia liberal e representativa: consensual/consociativo versus maioritário, etc. Terminamos com as questões da crise e renovação da democracia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de reconhecer a diversidade prevalecente nos sistemas políticos democráticos contemporâneos, e de enunciar alguns dos seus principais problemas e desafios. Deverão também conseguir reconhecer diferentes orientações e análises científicas, assim como posições divergentes entre as correntes de pensamento principais da Ciência Política contemporânea. Por fim, os estudantes deverão conseguir identificar alguns dos tópicos centrais da pesquisa nesta área científica, em que prevalecem ambiguidades e/ou lacunas, em que assentam algumas dos principais debates e controvérsias actuais da disciplina.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
PARTE I. REPRESENTAÇÃO, DELIBERAÇÃO E IDEOLOGIA NAS DEMOCRACIAS LIBERAIS 1. Representação política e ideológica: modelos teóricos, partidos políticos, e sistemas eleitorais 2. Deliberação colectiva e opinião pública: contributos para a democracia 3. O discurso do fim da ideologia e a dicotomia esquerda-direita: persistência e validade, novas e velhas clivagens PARTE II. DEMOCRACIA, PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO, MODELOS DE DEMOCRACIA E CRISE DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DEMOCRÁTICA 1.Democracia e democratização 2. Modelos de democracia 3. Crise e renovação da representação política democrática
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objectivos da UC uma vez que visam um conjunto de problemáticas (problemas, desafios, orientações, análises e correntes de pensamento) inerentes aos sistemas políticos democráticos contemporâneos, com o propósito de ilustrar o estado do debate e da controvérsia sobre questões centrais da Ciência Política contemporânea.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre apoia-se em 3 elementos fundamentais: 1º - Assiduidade e participação nas aulas, nomeadamente no debate dos textos apresentados (assiduidade mínima exigida: 70% das aulas) ponderação de 20% para a média final; 2º - Apresentação oral de artigo (s)/ capítulo(s) na aula ponderação de 30%; 3º - Elaboração de um trabalho escrito de revisão bibliográfica sobre uma das temáticas analisadas, de acordo com as orientações dadas em sala, ponderação de 50%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são subdivididas em aulas de exposição/debate da matéria, podendo contemplar a discussão de futuros projectos de investigação (aulas teórico-práticas), e aulas de apresentação e comentário de textos pelos alunos (aulas práticas). É esperado dos estudantes a realização de trabalho autónomo, mediante as leituras recomendadas semanalmente com vista a alimentar o debate em que se apoiam as aulas teórico-práticas, assim como mediante a leitura dos textos previstos para as apresentações oriais individuais por nas aulas práticas (que devem ser idos por todos os alunos e não apenas pelos que apresentam).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem é assegurada pela focagem das aulas teóricas nos grandes eixos da divergência e discussão em torno dos temas referidos no programa, eixos que ressurgem nos textos de autores contemporâneos consagrados selecionados, quer para as apresentações orais e debates, quer para os trabalhos finais.
Observações / Observations
Durante as aulas serão dadas orientações essencialmente teóricas sobre potenciais tópicos de investigação relacionados com as temáticas leccionadas. Nas aulas decorrerão actividades diversas, as quais são enquadradas pelos docentes, requerendo-se dos alunos sobretudo leitura prévia dos textos, atenção e questionamento crítico, bem como participação activa nas discussões dos textos e na realização de outras tarefas previamente acordadas com os docentes. Para a realização das apresentações orais, os alunos devem escolher um texto ou conjunto de dois textos (de entre os contemplados nas Parte I e II), e analisá-lo criticamente, usando para tal outras referências bibliográficas relevantes da UC, ou outras. Os alunos deverão preparar uma apresentação individual de cerca de 30 minutos; outros 30 minutos serão para o debate do texto na aula. Em cada aula prática (duas horas) devem ocorrer duas apresentações orais. Para o trabalho escrito os alunos devem escolher um tema de entre o conjunto de temas das duas Partes da UC e seguir as indicações que os docentes forem fornecendo para a sua realização. Este trabalho deverá procurar identificar lacunas ou inconsistências na literatura, e ter um máximo de 10 páginas, a espaço e meio, com tudo incluído, excepto bibliografia. Para ambos os exercícios (apresentação oral e trabalho escrito) os alunos devem distribuir-se equitativamente pelas duas partes (I e II) do programa, e não devem optar pela realização de ambos os exercícios no âmbito da mesma Parte. A UC contribui para os ODS 4, 10 e 16 ao explorar tópicos como o funcionamento das instituições políticas ou a desigualdade económica e sua relação com a desigualdade política, visando a familiarização com o estado da arte da pesquisa e sensibilizando para alguns dos desafios colocados a respeito destes tópicos nos sistemas políticos contemporâneos. O objectivo último a alcançar é uma educação de qualidade.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
PARTE I DALTON, Russell (2019), Citizen Politics: Public Opinion and Political Parties in Advanced Industrial Democracies, 7ª ed., Washington, D.C.: CQ Press. KRIESI, Hanspeter; GRANDE, Edgar; LACHAT, Romain; DOLEZAL, Martin; BORNSCHIER, Simon; FREY, Timotheos (2008), West European politics in the age of globalization, Cambridge; NY: Cambridge UP. FISHKIN, James (2018), Democracy when the people are thinking, Oxford: OUP. POWELL, G. Bingham Jr. (2000), Elections as Instruments of Democracy, New Haven e Londres: Yale University Press. PARTE II BEETHEM, David (2012), Democracy. Beginners' Guides, London, Oneworld Publications. FREIRE, André (org.) (2015), O Futuro da Representação Política Democrática, Lisboa, Nova Vega. FREIRE, André (2022), Left and Right. Meaning and Correlates in Long Consolidated and New Democracies, Moldova, Eliva Press. LIJPHART, A. (2012), Patterns of Democracy: Government Forms and Performance in Thirty-Six Countries, Yale, Yale U. Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
LEITURAS OBRIGATÓRIAS (Mandatory readings) - TEXTOS PARA APRESENTAÇÃO NAS AULAS (Written assessment) 1st semester PARTE I. REPRESENTAÇÃO, DELIBERAÇÃO E IDEOLOGIA NAS DEMOCRACIAS LIBERAIS 1. Representação política e ideológica: Modelos teóricos, partidos políticos, e sistemas eleitorais Guntermann, Eric (2021), Does Economic Inequality Undermine Political Equality? Testing Two Common HOULE, Christian (2018), Does economic inequality breed political inequality, Democratization, 25(8), pp.1500-1518. NORRIS, Pippa, e Ronald Inglehart (2019), Cultural backlash. Trump, Brexit, and authoritarian populism, Cambridge e Nova Iorque: Cambridge University Press. (Capítulo: The backlash against the Silent Revolution, pp. 87-131). ERHARDT, Julian; Freitag, Markus; e Filsinger, Maximilian, Leaving democracy? Pandemic threat, emotional accounts and regime support in comparative perspective, West European Politics., 2023, null, KRITZINGER, Sylvia, Martial Foucault, Romain Lachat, Julia Partheymüller, Carolina Plescia, e Sylvain Brouard (2021), Rally round the flag? The Covid-19 crisis and trust in the national government, West European Politics 44(5-6), pp. 1205-1231. 2. Deliberação colectiva e opinião pública: Contributos para a democracia MAIR, Peter (2009), Representative versus responsible government, MPLfG Working Paper 09/8. & Kriesi, Hanspeter (2020), Is There a Crisis of Democracy in Europe? Politische Vierteljahresschrift, 61, 237?260. COSTA PINTO, António, Luís de Sousa e Pedro Magalhães (2013), A qualidade da democracia em Portugal. a versão dos cidadãos, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. (Capítulo 8: Responsividade política em Portugal: retrato de um processo de deterioração em curso; e Capítulo 9: Governação eficaz e apoio à democracia, pp. 211-261). BELCHIOR, Ana M. (2019) The effects of party identification on perceptions of pledge fulfilment: Evidence from Portugal, International Political Science Research, 40(5), pp. 627-642. & BISGAARD, Martin (2019), How Getting the Facts Right Can Fuel Partisan-Motivated Reasoning, American Journal of Political Science, 63(4), pp.824-839. 3. O discurso do fim da ideologia e a dicotomia esquerda-direita: Persistência e validade, novas e velhas clivagens KRIESI, Hanspeter; Grande, Edgar; Lachat, Romain; Dolezal, Martin; Bornschier, Simon; e Frey, Timotheos (2006), Globalization and the transformation of the national political space: Six European countries compared, European Journal of Political Research, 45, 921-956. Mudde, Cas (2022), Populism in Europe: An Illiberal Democratic Response to Undemocratic Liberalism, Government and Opposition (no prelo). & SVOLIK, Milan W. (2019), Polarization versus democracy, Journal of Democracy, 30(3), 20-32. 2nd semester 1.Democracia e democratização LISI, Marco, e Freire, André (2015), «O nascimento da democracia portuguesa: As eleições legislativas de 1976», in Lisi, Marco (ed.), As eleições legislativas no Portugal democrático, 1975-2015, Lisboa, Assembleia da República ? Coleção Parlamento, pp.65-80. & FREIRE, André, & Lisi, Marco (2018), «Sistemas eleitorais», Reis, António, Rezola, Maria Inácia, & Santos, Paula Borges (organizadores), Dicionário de história de Portugal, 1974-1976, Porto, Figueirinhas, volume (livro) 8 ? letras s a z, pp. 9-24. (uma só apresentação que inclui dois textos). MERKEL, Wolfgang (2015), «Is capitalism compatible with democracy? », Zeitshcrift für Vergleichende Politikwissenschaft- Comparative Governance and Politics, DOI 10.1007/s12286-014-0199-4 2. Modelos de democracia FERNANDES, Tiago (organizador) (2017), «As origens políticas da democracia na Europa do Sul (1968-2016): partidos, sociedade civil e coligações progressistas», in FERNANDES, Tiago (organizador), Variedades de democracia na Europa do Sul, 1968-2016. Uma comparação entre Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, pp. 19-41. FREIRE, André (2017), «A Representação das minorias na democracia portuguesa, 1974-2016», in Leão Pina et al (editors), Estudos em Comemoração do X Aniversário do Instituto Superior de Ciências Jurídics e Sociais ? Dinâmicas Sociológicas, Estado e Direito, Ilha de Santiago ? cidade da Praia ? Cabo Verde, s. ed, pp. 125-192. MERKEL, Wolfgang (2004), «Embedded and Defective Democracies», Democratization, Vol.11, No.5, pp.33?58. 3. Crise e renovação da representação política democrática DIAMOND, Larry (2015), «Facing up the democratic recession», Journal of Democracy, 26 (1), pp. 141-155. & LEVITSKY, Steven, e WAY, Lucan (2015), «The myth of democratic recession», Journal of Democracy, 26 (1), pp. 45-58. (Uma só apresentação que inclui dois textos) FREIRE, André, & LISI, Marco (2016), «Introduction: Political Parties, Institutions and Civil Society: The Economic Crisis and the Evolution of Southern Europe Political Systems », within the Dossier ?Political Parties, Institutions and Civil Society: The Economic Crisis and the Evolution of Southern Europe Political Systems?, Portuguese Journal of Social Science, Vol. 15, Nº 2, 153-171. FREIRE, André & Augusta Correia (2020), «Ideological and policy representation in Portugal, before and after the Great Recession, 2008-2017», in Marco Lisi, André Freire & Emmanouil Tsatsanis (editors) (2020), Political Representation and Citizenship in Portugal: from Crisis to Renewal?, Lexington Books ? Rowman & Littlefield, pp. 107-128. FREIRE, André (2021), «Esquerdas desavindas em Portugal: um legado da transição democrática», in Filipa Raimundo & João Cancela (organizadores), As eleições de 1975: eleições fundadoras da democracia portuguesa, Coleção Parlamento, Lisboa, pp. 173-197 LEITURAS COMPLEMENTARES, NÃO OBRIGATÓRIAS I (COMPLEMENTARY AND NON-MANDATORY READINGS I): PARTE I - REPRESENTAÇÃO, DELIBERAÇÃO E IDEOLOGIA NAS DEMOCRACIAS LIBERAIS 1. Representação Política e Ideológica: Modelos Teóricos, Partidos Políticos, e Sistemas Eleitorais ACHEN, Christopher H. e BARTELS, Larry M. (2017), Democracy for realists: Why elections do not produce responsive government, Princeton and Oxford: Princeton University Press. ANDEWEG, Rudy B. e THOMASSEN, Jacques (2005), ?Modes of political representation: Toward a new typology?, Legislative Studies Quarterly, xxx, 4, pp. 507-528. BELCHIOR, Ana M. (2013), ?Explaining left-right party congruence across European party systems. A test of micro and macro level models?, Comparative Political Studies, 46(3), pp. 352-386. HUBER, J., e Powell, G. B. Jr. (1994), ?Congruence between Citizens and Policy Makers in Two Visions of Liberal Democracy?, World Politics, 46, pp.291-326. MCDONALD, Michael, e Ian Budge (2005), Elections, Parties, and Democracy: Conferring the Median Mandate, Oxford: Oxford University Press. NAURIN, Elin, Stuart Soroka, e Niels Markwat (2019), ?Asymmetric accountability: An experimental investigation of biases in evaluations of governments? election pledges?, Comparative Political Studies, 52(13-14), pp.2207-2234. 2. Deliberação colectiva e opinião pública: contributos para a democracia ALTHAUS, Scott L. (2003), Collective Preferences in Democratic Politics. Opinion Surveys and the Will of the People, Cambridge: Cambridge University Press. BARTELS, Larry (2016), Unequal Democracy. The Political Economy of the New Gilded Age, 2ªed., Princeton e Oxford: Princeton University Press. HOBOLT, S. B., e KLEMMENSEN, R. (2008), ?Government responsiveness and political competition in comparative perspective?, Comparative Political Studies, 41(3), pp.309-337. MANSERGH, L. E. and THOMSON, R. (2007), ?Election pledges, party competition and policymaking?, Comparative Politics, 39(3), pp.311-329. PAGE, Benjamin e SHAPIRO, Robert (1992), The Rational Public, Chicago: The University of Chicago Press. ZALLER, John R. (1992), The Nature and Origins of Mass Opinion, Cambridge: Cambridge University Press. 3. O discurso do fim da ideologia e a dicotomia esquerda-direita: persistência e validade, novas e velhas clivagens DALTON, Russell (2006), ?Social modernization and the end of ideology debate: patterns of ideological polarization?, Japanese Journal of Political Science, 7(1). FLANAGAN, Scott C. e Aie-Rie Lee (2003), ?The new politics, culture wars, and the authoritarian-libertarian value change in advanced industrial democracies?, Comparative Political Studies, 36(3), pp.235-270. FUKUYAMA, Francis (1992), O Fim da História e o Último Homem, Lisboa: Gradiva. KRIESI, Hanspeter, GRANDE, Edgar, DOLEZAL, Martin, HELBLING, Marc, HÖGLINGER, Dominic, HUTTER, Swen, e WÜEST (2012), Political Conflict in Western Europe, Cambridge, Cambridge University Press. LACHAT, Romain (2018), ?Which way from left ro right? On the relation between voters? issue preferences and left-right orientation in West European democracies?, International Political Science Review, 39(4), pp.419-435. LEITURAS COMPLEMENTARES, NÃO OBRIGATÓRIAS II (COMPLEMENTARY AND NON-MANDATORY READINGS II): PARTE II ? DEMOCRACIA, PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO, MODELOS DE DEMOCRACIA E CRISE E RENOVAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DEMOCRÁTICA 1.Democracia e democratização BERMEO, Nancy (1999), Teoria da Democracia e as Realidades da Europa do Sul, Lisboa, Difel. DAHL, Robert A. (1998), On Democracy, New Haven, Yale University Press. FREIRE, André (2006), ?Left-Right Ideological Identities in New Democracies: Greece, Portugal and Spain in the Western European Context?, Pôle Sud ? Revue de Science Politique de l?Europe Méridionale, nº 25, II 2006, pp. 153-173. FREIRE, André (editor) (2012), O Sistema Político Português, séculos XIX-XXI: Continuidades e Ruturas, Coimbra, Almedina. Three editions: 2012, 2013, 2014. FREIRE, André, & KIVISTIK, Kats (2016), «Regime transition, value conflicts and the left-right divide at the mass level: The Baltic States and Southern Europe compared», Communist and Post-Communist Studies, Vol. 49, Nº 4, pp. 293-311 (within the 2016 special issue on «The transformations of far right and far left in Europe»., Guest Editor, Marlene Laruelle). 2. Modelos de democracia BRUNEAU, Thomas C., et al (2001), ?Democracy, southern European style?, in P. Nikiforos DIAMANDOUROS e Richard GUNTHER (orgs.), Parties, Politics, and Democracy in New Southern Europe, Baltimore, The John Hopkin University Press, pp. 16-45. HELD, David (2006), Models of Democracy, Londres, Polity Press. ROPER, Brian S. (2013), The History of Democracy ? A Marxist Interpretation, Londres, Pluto Press. ROSANVALLON, Pierre (2006), La Contre-Démocratie. La Politique à L?Age de la Défiance, Paris, Éditions du Seuil. VIEGAS, J. M. L., et al (organizadores) (2010), A Qualidade da democracia em Debate. Deliberação, Representação e Participação Políticas em Portugal e Espanha, Lisboa, Mundos Sociais. 3. Crise e renovação da representação política democrática ALONSO, Sonia, KEANE, John, e MERKEL, Wolfgang (orgs.) (2011), The Future of Representative Democracy, Cambridge, Cambridge University Press. FREIRE, André, Mélany BARRAGAN, Xavier COLER, Marco LISI & Emmanouil TSATSANIS (editors) (2020), Political representation in Southern Europe and Latin America. (...), London, Routledge. LISI, Marco, André FREIRE & Emmanouil TSATSANIS (editors) (2020), Political Representation and Citizenship in Portugal: from Crisis to Renewal, Lexington Books ? Rowman & Littlefield. LEVITSKY, Steven, e ZIBLATT, Daniel (2019), Como Morrem as Democracias, Lisboa, Vogais. MAIR, Peter (2013), Ruling the Void. The Hollowing of Western Democracy, Londres, Verso Editions. AJO MENY, YVES (2020), Democracias Imperfeitas. Frustrações Populares e Vagas Populistas, Galaxia Gutenberg. RUNCIMAN, David (2020), Como Acaba a Democracia, Lisboa, Gradiva. FREIRE, André (2024), Eleições, Partidos e Representação Política, Lisboa, Gradiva. FREIRE, André (2023), Da Geringonça à Maioria Absoluta. A Situação Política em Portugal e na Europa, Lisboa, Editora Gato Bravo
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24