Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01735
Acrónimo :
01735
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
32.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
34.0h/sem
Trabalho Autónomo :
266.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa, de modo geral, que os alunos desenvolvam conhecimentos sobre os conteúdos e procedimentos metodológicos de investigações em Ciência Política (CP) e consolidem competências de análise crítica em relação às mesmas, com qualidade científica, quer teórica, quer metodológica. Pretende-se que os alunos conheçam, discutam, analisem e exponham diferentes problemas de investigação em CP e respectivas alternativas de solução, com profundidade e objectividade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos principais da UC Seminário em Ciência Política são os seguintes: a)Desenvolvimento de competências de análise crítica de trabalhos de pesquisa em Ciência Política (CP) na óptica da sua concepção metodológica; b)Desenvolvimento de competências de problematização de tópicos de investigação, de análise de questões de pesquisa, e de concepção de propostas de investigação, c)Familiarização dos alunos com referências bibliográficas da CP relevantes sob a óptica da metodologia seguida, d)Desenvolvimento de aptidões de redacção de ensaios críticos sobre tópicos relativos à pesquisa em CP e respectiva capacitação para a exposição oral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC pretende fornecer competências metodológicas que permitam o desenvolvimento de uma tese de doutoramento em Ciência Política. O programa está dividido em duas partes. O 1º semestre visa percorrer os aspectos metodológicos mais importantes em Ciência Política, com o seguinte programa: 1.Principais abordagens em Ciência Política: do construtivismo ao positivismo 2.O processo de investigação: introdução ao desenho de pesquisa 3.Inferência causal e desenho experimental 4.Investigação comparativa 5.Técnicas de análise quantitativas 6.Técnicas de análise qualitativas 7.Conceitos, medição e escolha de casos O 2º semestre visa aprofundar aspectos metodológicos que tenham sido menos explorados no 1º semestre, bem como reflectir sobre: 8.Problemas comuns da pesquisa em Ciência Política 9.Análise de obras de referência sobre estudos empíricos relativos a tópicos relevantes da Ciência Política 10.As diferentes opções metodológicas: vantagens e inconvenientes.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa assenta, em parte, na colaboração de investigadores convidados, nacionais e estrangeiros, que intervêm nas aulas expondo e discutindo com os alunos pesquisas que tenham desenvolvido; e na análise pelos alunos de obras de referência da Ciência Política sob a óptica do seu desenvolvimento metodológico. Pretende-se que o enfoque programático em problemas concretos de investigação, respectiva apreciação e debate, num contexto de diversos exemplos práticos, estimule não apenas a capacidade de análise crítica em relação à produção académica, como oriente o aluno para potenciais tópicos de investigação.

Avaliação / Assessment


I - Assiduidade (mínimo 70% de presenças em aulas) e participação nas aulas (vale 30% da nota final); II - Apresentação oral de dois artigos científicos (no 2º semestre) dando especial atenção à metodologia seguida (25%); III - Trabalho escrito individual em que os estudantes deverão fazer a revisão da literatura de um tópico de investigação da Ciência Política, dando especial ênfase aos objectivos e proposta metodológica (45%) - ver observações.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos da UC faz-se essencialmente através de aulas expositivas (com a participação dos estudantes) e seminariais. Os estudantes desenvolverão as seguintes actividades ao longo do ano: 1 - Ler os textos propostos para cada aula e preparar a sua discussão em aula; 2 - Participar nos debates sobre pesquisas apresentadas; 3 - Apresentar oralmente obras de referência da Ciência Política de uma forma crítica; 4 - Elaborar um trabalho individual (escrito).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A análise de pesquisas relevantes, não só do ponto de vista das suas conclusões substantivas mas também dos procedimentos técnicos e metodológicos seguidos, constitui uma opção privilegiada para a integração dos alunos nas questões que compõe os objectivos da UC. De igual forma, a realização pelos alunos de um trabalho escrito com revisão da literatura relevante sobre um tópico da Ciência Política pretende familiarizar os alunos com os procedimentos da investigação e treinar a respectiva concretização.

Observações / Observations


No final do 1º semestre, os estudantes devem entregar à docente uma primeira versão do trabalho final, à qual receberão feedback. Essa primeira versão vale 10% da nota final enquanto que a versão final (que entregam no final do 2º semestre) vale 35%. Plano das aulas: 1º Semestre: Semana 1. Apresentação da UC Semana 2. Exposição pela docente - Principais abordagens em Ciência Política: do construtivismo ao positivismo Semana 3. Exposição pela docente - O processo de investigação: introdução ao desenho de pesquisa Semana 4. Exposição por convidado - Inferência causal e desenho experimental Semana 5. Exposição pela docente - Investigação comparativa Semana 6. Exposição pela docente - Técnicas de análise quantitativas Semana 7. Exposição pela docente - Técnicas de análise qualitativas Semana 8. Exposição pela docente - Conceitos, medição e escolha de casos 2º Semestre: Semana 1. Exposição pela docente - tema a decidir Semana 2. Exposição pela docente - tema a decidir Semana 3. Exposição de pesquisa por convidado Semana 4. Exposição de pesquisa por convidado Semana 5. Apresentações orais pelos estudantes Semana 6. Apresentações orais pelos estudantes Semana 7. Apresentações orais pelos estudantes Semana 8. Apresentações orais pelos estudantes

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Shively, W. Phillips (2016). The Craft of Political Research. Routledge. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Hancke, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP. Box-Steffensmeier, Janet M. (ed.) (2010), The Oxford Handbook of Political Methodology, Oxford, OUP Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, OUP.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Thomassen, Jacques (ed.) (2005), The European Voter. A Comparative Study of Modern Democracies, Oxford: Oxford University Press. Rhodes, R. A. W. (ed.) (2006), The Oxford Handbook of Political Institutions, Oxford, OUP. Powell, G. B. (2000), Elections as Instruments of Democracy. Majoritarian and Proportional Visions, New Haven, Yale University Press. Norris, Pippa (2004), Electoral Engineering: Voting Rules and Political Behavior, Cambridge, Cambridge University Press. Norris, Pippa (ed.) (1999), Critical Citizens. Global Support for Democratic Governance, Oxford, Oxford University Press. Naurin, Elin (2011), Election Promises, Party Behavior and Voter Perceptions, Nova Iorque, Palgrave Macmillan. Miller, Warren, Pierce, Roy, Thomassen, Jacques, Herrera, Richard, Holmberg, Sören, Esaiasson, Peter, e Wessels, Bernhard (1999), Policy Representation in Western Democracies, Oxford e Nova Iorque, Oxford University Press. Lijphart, Arend (1999), Patterns of Democracy: Government Forms and Performance in Thirty-Six Countries, Yale University Press. Lazarsfeld, P.F., Berelson, B.R., and Gaudet, H. (1948), The People' Choice. How the Voter Makes Up his Mind in a Presidential Campaign, 2nd. Edition, New York, Columbia University Press. Lawson, Kay e Merkl, Peter (1988), When Parties Fail: Emerging Alternative Organizations, Princeton, PUP. Klingemann, H.-D. & D. Fuchs (eds.) (1998), Citizens and the State, Oxford, Oxford University Press. Klingemann, H.-D. (2009), The Comparative Study of Electoral Systems, Oxford, Oxford University Press. Karvonen, Lauri (2010) The Personalization of Politics. A Study of Parliamentary Democracies, Colchester: ECPR Press Esaiasson, Peter, e Holmberg, Soren (1996), Representation from Above, Dartmouth: Aldershot. Diamandouros, N., e R. Ghunter, R. (eds.) (2000), Parties, Politics, and Democracy in the New Southern Europe, Baltimore, The John Hopkins University Press. Dalton, R., e M. P. Wattenberg (orgs.) (2000), Parties Without Partisans: Political Change in Advanced Industrial Democracies, Oxford, Oxford University Press. Dahl, Robert A. (1971), Polyarchy: Participation and Opposition, New Haven, Yale University Press. Crewe, Ivor e Denver, David (1985), Electoral Change in Western Democracies, Nova Iorque, St. Martin's Press. Campbell, Angus et al (1980 (1960)), The American Voter, Chicago, Chicago University Press. Temática: Silverman, David (2018), Doing Qualitative Research, 4ªed., Londres, Sage. Ridley, Diana (2008), The Literature Review: A Step-by-Step Guide for Students, Londres, Sage. Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Monroe, Alan D. (2000), Essentials of Political Research, Illinois, Westview Press. Manheim, Jarol B., Richard C. Rich, e Lars Willnat (2002), Empirical Political Analysis, Nova Iorque, Longman. Lieberman, Robert (2005), "Nested Analysis as a Mixed Method Strategy for Comparative Research", American Political Science Review, 99: 435-452: http://spot.colorado.edu/~bairdv/Lieberman_2005.pdf. Le Roy, Michael K. (2012), Research Methods in Political Science. An Introduction using Microcase, Boston, Wadsworth. Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget. Landman, Todd (2003), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, Londres, Routledge. Booth, Wayne C.; Gregory G. Colomb; Joseph M. Williams; Joseph Bizup; e William T. Fitzgerald (2016), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press. Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2019), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 6ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press. Metodológica:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16