Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01736
Acrónimo :
01736
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
426.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Objectivos desta UC: a) desenvolvimento de competências para conceber, projectar e operacionalizar uma investigação científica na área da Ciência Política, com qualidade teórica e metodológica; b) elaboração de um projecto de tese de doutoramento em Ciência Política que contribua para o avanço do conhecimento científico, ; c) desenvolvimento de competências de análise política de carácter geral,tais como as capacidades de analisar criticamente, sintetizar e elaborar ideias novas e complexas, bem como capacidades de comunicação sobre problemas políticos, tornando claros os fundamentos, os procedimentos e as conclusões das análises efectuadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são: 1- saber como definir claramente os objetivos de investigação 2. saber fazer e apresentar uma revisão de literatura 3 - saber como construir um quadro teórico de análise adequado aos objetivos de pesquisa 4- saber como construir as hipóteses e como devem ser formuladas 5- saber como definir uma estratégia metodológica de pesquisa, tendo em atenção os objetivos e as hipóteses de investigação. 6- saber como tratar os dados e apresentar os resultados e, por último, como redigir o relatório final de tese.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Principais temáticas a desenvolver: 1) Estabelecimento das componentes do projecto de pesquisa: I) objectivos, o problema; II) estado da arte, revisão de literatura; III) enquadramento teórico, hipóteses; IV) estratégia metodológica, campo de observação, plano de pesquisa, técnicas de recolha de dados; V) Cronograma; VI) resultados esperados; VII) bibliografia. 2) O que é uma estratégia de investigação. Tipos de pesquisa: extensiva/qualitativa; comparativa/tipológica; intensiva/qualitativa; investigação/acção. 3) Distinguir entre procedimentos de descrição, compreensão, interpretação, aplicação e implicação. 4) O papel da teoria na investigação empírica. A teoria como instrumento e produto de investigação. 5) Problemas de operacionalização. O problema da objectividade: distanciamento e envolvimento. Validade interna e validade externa. 6) O que é uma amostra? O que é um caso? Como fazer a comparação em Ciência Política? 7) Deontologia da investigação em Ciência Política.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo desta UC é que os alunos realizem com sucesso uma pesquisa empírica e, depois, possam elaborar a sua tese de doutoramento. Os conteúdos estão de acordo com esse objetivo principal porque pretendem dar ensinamentos úteis, quer teórico-metodológicos quer de índole mais prática, para a realização das diferentes etapas da pesquisa. Essas indicações de carácter processual são inicialmente apresentadas pelo docente e, depois, objeto de análise em situações concretas, aquando da apresentação dos projetos de pesquisa pelos doutorandos.

Avaliação / Assessment


A avaliação incidirá sobre: I - a participação nos seminários; II - a apresentação e discussão nas aulas de partes do projeto de pesquisa (primeira redação no fim do 1º semestre); III - a elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos desenvolverão as seguintes actividades: 1 - participação nos seminários; 2 - consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar; 3 - apresentação e debate de textos nas aulas seminariais; 4 - elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas; 5 - apresentação e debate do projecto de investigação em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo principal nesta UC é o alunos elaborarem uma proposta de pesquisa empírica. Primeiramente, o docente dá indicações sobre o modo de definir um problema de investigação, como recolher informação teórica e construir um quadro de análise e, ainda, como escolher procedimentos metodológicos e técnicos adequados a uma dada pesquisa. No entanto, será nas aulas seminariais que esses conhecimentos poderão ser apresentados e debatidos. A apresentação nas aulas dos projetos de pesquisa pelos alunos, seguida de discussão na turma, permite clarificar procedimentos e corrigir erros. Como estão previstas duas apresentações, os alunos poderão melhorar a sua proposta inicial, incorporando as críticas ouvidas na primeira apresentação, que julgarem pertinentes.

Observações / Observations


Nenhuma observação

Bibliografia Principal / Main Bibliography


7 Pennings, Paul; Keman, Hans; and Kleinnijenhuisb,, Jan (2006), Doing Research in Political Science. An Introduction to Comparative Methods and Statistics, London: Sage Publications. 6 Gerring, John (2007), Case Study Research - Principles and Practices, Cambridge: Cambridge University Press. 5 Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods 4 Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP. 3 Creswell, John W. (2003), Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, Thousand Oaks: Sage. 2 Brady, Henry E. and Collier, David (ed.) (2010), Rethinking Social Inquiry. Diverse Tools, Shared Standards, New York: Rowman & Littlefield. 1 Barakso, Maryann; Sabet, Daniel M.; Schaffner, Brian (2014), Understanding Political Science Research Methods. The Challenge of Inference, New York: Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Silverman, D. (2005): Doing Qualitative Research: A Practical Handbook. 2nd ed. London: Sage. Ritchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Ragin, Charles C. e Howard S. Becker (eds.) (1994), What Is a Case? Exploring the Foundations of Social Inquiry, Cambridge, Cambridge University Press. Punch, Keith F. (1998), Introduction to Social Research: Quantitative & Qualitative Approaches, Londres, Sage. Ragin, Charles (1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press. Peters, Guy B. (2012), Institutional Theory in Political Science: The New Institutionalism, London: Continuum. Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, NEW YORK , New York University Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The INTERNET Research Handbook: a Practical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press. Morton, Rebecca B. and Williams, Kenneth C. (2010), Experimental Political Science and the Study of Causality. From Nature to the Lab, Cambridge: Cambridge University Press. Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed. Thousand Oaks, New Delhi, London, Singapore: Sage. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2007), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, Oxford University Press. Charles Ragin,(1987), The Comparative Method. Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkley, University of California Press. Brady, Henry E. and David Collier (2004), Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards, Lanham, Rowman & Littlefield Publishers. Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb e Joseph M. Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press. Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press. Blaikie, Norman (2007), Approaches to social enquiry: advancing knowledge, Cambridge, Polity Press. Black, Thomas R. (1993), Evaluating Social Science Research: An Introduction, Londres, Sage. Babbie, Earl (1989), The practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company. Valdavida, M.C. (1998), Bancos de datos, Madrid, CIS. Robinson, John P., et al (eds) (1999), Measures of political Attitudes, San Diego/California, Academic Press Kittilson, Miki Caul (2007), ?Research resources in comparative political behavior?, Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, Oxford University Press, pp. 865-895. King, Gary (1997), ?Qualitative Overview?, in A Solution to the Ecological Inference Problem. Reconstructing Individual Behavior from Aggregate Data, Princeton, Princeton University Press, 1997, pp. 3-34. Kiecolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, Londres, Sage. Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Gerring, John (2004), "What is a Case Study and What is it Good For?", American Political Science Review, 98(2), pp. 341-53. George, Alexander L. and Bennett, Andrew (2005), Case Studies and Theory Developments in the Social Sciences, Cambridge, MA: MIT Press. Gauthier, Benoît, e Jean Turgeon (2003, 2000), « Os dados secundários », in Benoît Gauthier (org.), Investigação Social. Da Problemática à Colheita de Dados, Loures, Lusociência, pp. 417-446. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor. Druckman, James N. et al (ed.) (201), Handbook of Experimental Political Science, Cambridge: Cambridge University Press. Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. (eds.) (2005): The Sage Handbook of Qualitative Research, 3rd edition. Thousand Oaks, CA, London: Sage. Continental: Clivagens, Economia e Voto em Eleições Legislativas, 1983-1999,, Oeiras, Celta, pp. 33-43. Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.) (2008), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, OUP.Freire, André (2001), ?Metodologia?, in Mudança Eleitoral em Portugal Collier, David (2011), "Understanding Process Tracing", Political Science and Politics 44(4), pp. 823-30. Burgess, Robert G. (1997), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta.Collier, David (1999, 1991), ?El método comparativo: dos décadas de cambios?, in Sartori, Giovanni, e Leonardo Morlino, La Comparación en las Ciencias Sociales, Madrid, Alianza Editorial, pp. 51-81. (**) Bryman, Alan (2004, 2001), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press. Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16