Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Relações Internacionais
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A participação é obrigatória e os alunos devem ter preparado no mínimo as leituras essenciais recomendadas e contribuir para o debate em grupo acerca dos textos recomendados (artigos de revistas científicas e/ou capítulos de livros).Espera-se que os alunos tenham capacidade de leitura e compreensão de outra(s) língua(s) para além do português.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos se familiarizem com a disciplina, a diversidade de Teorias de Relações Internacionais e o carácter interdiscisplinar de RI. Pretende-se que consolidem os seus conhecimentos face às diversas abordagens ao estudo das relações internacionais e à trajectória história da disciplina científica de Relações Internacionais e com a trajectória da disciplina em Portugal. Espera-se que consolidem conhecimentos acerca da pluralidade de abordagens teóricas, acerca das possibilidades de cruzamentos férteis entre as problemáticas de Relações Internacionais e de Áreas de Estudos de modo a preparar a elaboração e realização dos trabalhos finais. A UC vai permitir aos alunos completar o trabalho final que corresponde à primeira versão do capítulo do Estado-da-Arte da Tese de Doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Consolidar conhecimentos acerca das Teorias no epicentro de RI e avaliar potencialidades e limitações das teorias clássicas, críticas e abordagens alternativas e/ou pós-positivistas. OA2 Examinar criticamente os modos através dos quais o Teorizar acerca do Internacional e a prática das relações internacionais se encontram intrincados.OA3 Conceber, definir e demonstrar a aplicabilidade de quadros teóricos e grelhas de análise face a questões centrais na agenda internacional e processos. OA4 Apresentar, debater e escrever de forma crítica sobre as Teorias de RI e seus conceitos centrais na sua relação com questões centrais na agenda internacional, com acontecimentos contemporâneos e com processos históricos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP. 1. 1: Introdução à disciplina de Relações Internacionais e Unidade Curricular. CP. 1 .2: Teorizar as relações internacionais. CP. 1.3 A trajectória da disciplina de RI. CP.2.1 Teorias de Relações Internacionais: clássicas. CP.2.2 Teorias de RI: Escola Inglesa de RI. CP. 2.3 Teorias de Relações Internacionais: marxistas e críticas.CP.2. 4 Teorias de Relações Internacionais: Construtivismo, abordagens alternativas e pós-positivistas.CP.2.5 Teorias de Relações Internacionais:Sub-áreas de Estudos de Segurança Internacional e Política Externa.CP. 3.1 Diálogos entre estudiosos de RI e de outras disciplinas de Ciências Sociais.CP. 3.2 Diálogos entre estudiosos de RI e de História.CP.3.3 Apresentações pelos Alunos.CP.4 CONCLUSÃO
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP 1.2, CP 1.3, CP 2 OA2: CP 1.2, CP1.3, CP2.5 OA3: CP.2.1, CP2.2, CP 2.3, CP2.4, CP 2.5 OA4: CP 1.3, CP.2.1, CP2.2, CP 2.3, CP2.4, CP2.5, CP3.1, CP.3.2, CP.3.3.
Avaliação / Assessment
A média ponderada dos elementos de avaliação é calculada da seguinte forma: a) participação contínua nas sessões (20%); b) apresentação oral e defesa de tema ou texto recomendado (20%); c) trabalho escrito final sobre o estado-da-arte em relação com o Projeto de Tese de Doutoramento (60%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas têm uma componente teórica e uma componente prática. As aulas teóricas compreendem a apresentação das principais perspectivas de análise, pressupostos teóricos e conceitos centrais. Nas aulas práticas mediante leitura dos textos recomendados os grupos terão de fundamentar um determinado posicionamento teórico (ou refutá-lo) com base em factos e dados empíricos originados no contexto dos estudos de caso prático. O docente irá aprofundar e esclarecer dúvidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Leitura de textos recomendados, debate da aplicabilidade dos conceitos centrais a casos práticos e Questões centrais na agenda internacional: OA1, OA2, OA3, O4 Apresentação Oral: OA4 Trabalho escrito (Capítulo Estado-da-arte): OA3, OA4.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Reus-Smit, C., and Snidal, D. (Eds.). (2010). The Oxford Handbook of International Relations. Oxford, New York: Oxford University Press. Jackson, R., Georg Sorensen (2010). Introduction to international relations: theories and approaches (4th ed). Oxford: Oxford University Press. Dougherty, J. E. et al. (2003). Relações internacionais: as teorias em confronto: um estudo detalhado. Lisboa: Gradiva. Cravinho, J. G. (2008). Visões do Mundo: as Relações Internacionais e o Mundo Contemporâneo (3rd ed.). Lisboa: ICS. Carlsnaes, W., et al. (Eds.). (2012). Handbook of International Relations (2nd ed.). Los Angeles: SAGE. Burchill, S. et al. (Ed.) (2009). Theories of International Relations. (4th ed.). New York: Palgrave. Brown, C., and Ainley, K. (2009). Understanding international relations (4th ed.). London: Palgrave Macmillan. Baylis, J., et al. (Eds.). (2011). The globalization of world politics: an introduction to international relations (5th ed.): Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Savigny, H., and Marsden, L. (2011). Doing Political Science and International Relations: Theories in Action. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan. Weber, C. (2013). International relations theory: a critical introduction (4th ed.). London & New York: Routledge. Jackson, P. T. (2011). The Conduct of Inquiry in International Relations. New York: Routledge. Dunne, T., et al. (2010). International Relations Theories: Discipline and Diversity (2nd ed.). Oxford: Oxford University Press. Uma lista de bibliografia detalhada (especificada em relação a cada aula) será entregue pelo docente na aula inicial.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16