Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Relações Internacionais
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como principais objectivos o desenvolvimento de competências para conceber, projectar e realizar um projecto de investigação científica na área das Relações Internacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Concretização de um projecto de investigação original de forma autónoma e que contribua para o avanço do conhecimento na área de estudos em que se insere. OA1.1- Domínio das ferramentas conceptuais, teóricas e metodológicas para a realização de uma investigação original de elevado nível de qualidade. OA1.2- Definir um corpo documental que sustente a investigação OA1.3- Definir um corpo bibliográfico que sustente a investigação OA1.4- Análise crítica e capacidade de comunicação fundamentada dos temas em estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1-Delimitação da temática e do campo de pesquisa CP2- Definição do objecto de estudo, problemática e objectivos CP3- Realização da revisão da literatura CP4- Definição do corpus documental CP5- Definição da utensilagem teórica, estratégias de análise e metodologias a implementar. CP6- Perspectivas teóricas e investigação empírica. CP7- Estratégias narrativas e de divulgação das conclusões.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1-CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA1.1-CP5 OA1.2-CP4 OA1.3-CP3 OA1.4-CP6, CP7
Avaliação / Assessment
A avaliação baseia-se em: I - a participação nos seminários; II - a apresentação e discussão nas aulas de textos da bibliografia; III - a elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento, em documento escrito com cerca de 20 páginas (Arial 12, espaço e meio, margens de 3 cm); IV - a apresentação e debate do projecto nas sessões finais de seminário.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A concretização dos objectivos desta Unidade Curricular faz-se, fundamentalmente, através de seminários, com a apresentação e debate das questões centrais, da orientação tutorial e, em número reduzido, de aulas teóricas. A experiência individual, e a leitura e debate de textos relevantes serão elementos igualmente contemplados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os estudantes desenvolverão as seguintes actividades que lhes permitirão atingir os objectivos de aprendizagem 1-participação nos seminários 2-consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar 3-apresentação e debate de textos nas aulas seminariais 4-elaboração de um projecto de investigação para tese de doutoramento 5-apresentação e debate do projecto de investigação em aula.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
WHITE, Hayden - «The question of narrative in contemporary historical theory» in The Content of the Form. Narrative Discourse and Historical Representation, Baltimore e Londres, The Johns Hopkins University Press, 1990, pp. 26-57. Oyen, Else (1990) (ed), Comparative Methodology. Theory and practice in International Social Research, London, Sage. FRANCE, Peter; St CLAIR, William (eds.) - Mapping Lives. The Uses of Biography, Oxford e Nova York, British Academy/Oxford University Press, 2002. BERTHELOT, Jean-Michel (ed.) - Epistémologie des sciences sociales, Paris, PUF, 2001. BERLIN, Isaiah - «O divórcio entre as ciências e as humanidades» in A Apoteose da Vontade Romântica. Uma Antologia de Ensaios, Lisboa, Bizâncio, 1999, pp. 1000-131. BEAUD, Michel - L?Art de la Thèse. Comment préparer et rédiger une thèse de doctorat, Paris, Éditions La Découverte, 1991. ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria Y Método, Barcelona, Editorial Crítica, 2.ª ed., 2003.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ragin, Charles C (c1987) The comparative method: moving beyond qualitative and quantative strategies Berkeley, University of California Press. S.113 RAG * Com (1997) Metodología de análisis de contenido : teoría y práctica, Barcelona, Paidós. S.133 KRI*Met (4 Exemplares) (1980) Content analysis : an introduction to its methodology, Newbury Park, Sage. S.133 KRI*Con Krippendorff, Klaus (c2004) Content analysis: an introduction to its methodology 2nd ed Thousand Oaks, Calif, Sage. S. 113 KRI * Con ( Estado: Não está emprestável na edição mais actual mas existem exemplares em espanhol (4) e a 1ª edição de 1980. S.198 Hol * Exp Hollis, Martin (1990) Explaining and understanding international relations Oxford, Clarendon. Flick, Uwe (2006) An introduction to qualitative research 3rd ed London, SAGE Publications. S.113 Fli* INT (Original em inglês: Bauer, Martin W and Gaskell, George (2000) Qualitative researching with text, image and sound: a practical handbook London, SAGE. ) (5 cópias disponíveis na Biblioteca) Bauer, Martin W and Gaskell, George (2008) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som : um manual prático , Petrópolis, Editora Vozes S.113 Fli* Int (QCA) and related techniques Thousand Oaks, Sage. S.113 Con Rihoux, Benoît and Ragin, Charles C (c2009) Configurational comparative methods: qualitative comparative analysis George, Alexander L (c2005) Case studies and theory development in the social sciences BCSIA studies in international security. Cambridge, Mass, MIT Press. S.112 Geo * Cas King, Gary (c1994) Designing social inquiry: scientific inference in qualitative research Princeton, N.J, Princeton University Press. S.112 Kin * Des
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16