Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Urbanos
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objectivo fundamental traçar um panorama diversificado de pensamento sobre a cidade, a partir dos contributos de várias disciplinas que se debruçam sobre o fenómeno urbano, ao mesmo tempo que se equacionam algumas das principais problemáticas contemporâneas na abordagem do urbano. Através de uma perspectiva multidisciplinar, pretende-se reflectir sobre as principais dinâmicas de crescimento e de transformação urbana que estruturam hoje as novas formas urbanas e sociais das cidades.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: - Domínio do conhecimento sobre as principais abordagens no entendimento da cidade, das suas dinâmicas de transformação e impactos nas estruturas sociais e espaciais; - Capacidade de identificar problemáticas dos estudos urbanos e sobre elas reflectir de forma integrada e multidisciplinar; - Capacidade de utilizar o aparelho teórico-metodológico fornecido, de forma crítica e autónoma, na construção e operacionalização de problemáticas urbanas, no domínio da investigação e em contextos profissionais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Formas de organização espacial 1. Urbanização e metropolização 2. Sistemas urbanos: evolução e tendências actuais 3. Intervenções urbanas: clássicas e informais II. Morfologia urbana e design 1. Urbanismo: da cidade jardim à cidade moderna e ao novo urbanismo 2. Conceitos de urbanismo. Instrumentos de leitura da cidade 3. Morfologia urbana: uma perspectiva comparada III. Dinâmicas de transformação urbana 1. A globalização e a cidade 2. Os processos de segregação socio-espacial na cidade pós-fordista: as novas economias urbanas e a estrutura socioeconómica das cidades 3. Os processos de segregação socio-espacial e as dinâmicas de gentrificação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A preocupação de fornecer uma visão alargada e multidisciplinar da diversidade de abordagens e de perspectivas sobre a cidade e o território orientou a selecção temática aqui incluída.Para isso foram reunidos contributos de várias disciplinas que, tendo como denominador comum, a análise do urbano, permitem fornecer um aparelho teórico e metodológico de análise e entendimento das principais problemáticas urbanas e das dinâmicas de mudança mais recentes.
Avaliação / Assessment
3 ensaios individuais, um por cada módulo de conteúdos, a entregar no fim do módulo respetivo. Cada ensaio contará 30% da avaliação, estando reservados 10% para a participação ativa nas aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino consiste na combinação de sessões expositivas e de discussão dos conteúdos programáticos, com sessões de apresentação e debate de estudos de caso sobre a diversidade de problemáticas e teorias da cidade e do território. Pretende-se, nestas últimas, o envolvimento e participação activa dos alunos na discussão das problemáticas e dos debates seleccionados, com a moderação dos docentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino, ao assentar na combinação de sessões expositivas e de discussão dos conteúdos programáticos com sessões de apresentação e debates sobre a diversidade de abordagens e de problemáticas dos estudos urbanos, adequam-se, coerentemente, aos objectivos da unidade curricular. Por um lado, ao objectivo de uma abordagem que contemple a abrangência e multidisciplinaridade de problemáticas, e, por outro lado, ao objectivo de formação de competências de reflexão crítica e de autonomia na identificação, construção e operacionalização de problemáticas urbanas.
Observações / Observations
Devido à actual situação provocada pela COVID-19, os conteúdos programáticos, bem como o processo de avaliação, poderão sofrer algumas adaptações, que serão oportunamente comunicadas, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
TEIXEIRA, M. VALLA, M.,1999, O Urbanismo Português. Século XIII-XVIII Portugal-Brasil. Lisboa: Livros Horizonte. SHORT, John, 2006, Urban Theory: a critical assessment, Nova Iorque: Palgrave. ROBERTS, P. W. & Sykes, H. (2000). Urban Regeneration: a Handbook. Sage Publications Ltd, 1st Edition, London. PARKER, S., 2004, Urban Theory and the Urban Experience, Encountering the city. New York: Routledge. LIN, Jan; Mele, Christopher, 2013, The Urban Sociology Reader, 2nd edition, New York, Routledge LAMAS, J. M. R. G., 2010. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: FCG, FCT. MCNEIL, Donald, 2017, Global Cities and Urban Theory, London, Sage Publication HARDING, Alan; Blokland, Talja, 2014, Urban Theory, London, Sage Publication CULLEN, Gordon, 1990 [1971]. Paisagem Urbana: Tratado de Estética Urbanística, Lisboa: Edições 70. ASCHER, François, 2010, Novos Princípios do Urbanismo. Seguidos dos Novos Compromissos Urbanos. Lisboa: Livros Horizonte.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-03