Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01742
Acrónimo :
01742
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa habilitar os estudantes a compreender os principais problemas e desafios enfrentados pelos territórios urbanos, bem como introduzi-los ao principais paradigmas teóricos que enformam a análise e a actuação sobre o desenvolvimento das cidades. É dado particular enfoque às políticas de desenvolvimento territorial e de cidade na UE e em Portugal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A. Compreensão e aquisição de conhecimentos - Conhecimento e compreensão dos principais problemas e desafios ao desenvolvimento enfrentados pelos territórios urbanos - Conhecimento e compreensão dos grandes paradigmas teóricos que enformam a análise e actuação sobre o desenvolvimento urbano - Conhecimento e compreensão das principais lógicas de actuação no campo do desenvolvimento territorial e políticas de cidade na UE e Portugal B. Aplicação de conhecimentos - Mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos reais; - Usar na prática fontes bibliográficas e empíricas diversas na análise de problemas concretos; C. Capacidade de análise e avaliação - Análise crítica e construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente. D. Competências de comunicação - Elaborar argumentos fundamentados, teórica, lógica e factualmente e comunicá-los a outrem; E. Competências de aprendizagem - Aprender a trabalhar em equipa - Estudar com autonomia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Introdução: Desenvolvimento, território e espaço urbano 2.Teorias e estratégias de desenvolvimento territorial a. O paradigma espacial b. O paradigma da ec. regional c. O paradigma territorialista 3.Transformações urbanas e desafios ao desenvolvimento a. Globalização, reestruturação económica e competitividade das cidades b. Estruturação intra-urbana, segmentação funcional e dualização social c. Dinâmicas urbanas, mobilidade e sustentabilidade d. Conectividade, sistemas urbanos e espaços rurais 4.Políticas de coesão e de desenvolvimento territorial a. Planeamento, ordenamento e desenv. territorial b. A evolução das politicas de desenv. e coesão na UE e em Portugal c. O planeamento urbano e as PDRL: objectivos, instrumentos e actores 5.Políticas de cidade e governança urbana a. Políticas de cidades e governança: questões conceptuais b. As cidades na agenda das políticas da UE c. A Política de Cidades em Portugal d. A governança das cidades em Portugal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa cobre os diferentes objectivos e competências específicas que se pretendem proporcionar na unidade curricular, de acordo com a correspondência seguinte: Objectivos da Aprendizagem (OA) x Conteúdos programáticos (CP) OA a) CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA b) CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA c) CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA d) CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA e) CP 1, 2, 3, 4 e 5

Avaliação / Assessment


A avaliação de cada aluno será baseada nos seguinte elementos: a) Trabalho ou teste individual, presencial: (50%) b) Trabalho de investigação em grupo, com apresentação e entrega posterior dos elementos escritos ou audiovisuais solicitados (50%) Os trabalhos serão efectuados a partir de um tema a fornecer, no início do ano lectivo, pela equipa docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As horas de contacto letivas estão estruturadas em três componentes: a) Sessões baseadas na exposição dos diferentes temas por parte dos professores e no debate e discussão com os alunos b) Sessões em regime de workshop, com apresentações por parte dos alunos e centradas na discussão de textos ou casos, em que estes desenvolvam as competências acima referidas. c) Visitas de Estudo com trajetos predefinidos que permitem promover a reflexão, in loco. Lisboa será o objeto privilegiado de análise.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos da unidade curricular são atingidos através de um leque diversificado de actividades educativas e de avaliação, que preparam e enquadram o trabalho autónomo do estudante pela transmissão de saberes teóricos, técnicos e metodológicos em contexto de aula, de orientação tutorial, de supervisão individual, de participação em trabalho de investigação em grupo, bem como ainda através de actividades de discussão dirigidas à aquisição de competências transversais de reflexividade, critica intersubjectiva e de exposição clara de conhecimentos. Ambos os elementos previstos nas metodologias de avaliação (tanto o teste individual como o trabalho de grupo) procuram avaliar os resultados em relação aos 5 objectivos de aprendizagem definidos (OA A, B, C, D e E). O regime de avaliação pretende que os alunos demonstrem que adquiriram quer os conhecimentos associados ao programa, quer as competências de comunicação oral e escrita, pensamento crítico, capacidade analítica de temas e argumentos complexos relacionados com as problemáticas em análise, bem como uma familiaridade com os métodos de investigação específicos.

Observações / Observations


---

Bibliografia Principal / Main Bibliography


UN-Habitat (2016),Urbanization and Development: Emerging Futures - World Cities Report 2016, Nairobi: United Nations Human Settlements Programme (UN-Habitat) Pólese, M. (1998), Economia Urbana e Regional, APDR, Coimbra Paddison, R. (Ed.) (2001), Handbook of Urban Studies, Sage Publications, London, UK. Lopes, R. (2001), Competitividade, Inovação e Território. Oeiras: Celta Lopes, A. S. (1995), Desenvolvimento Regional: Problemática, Teoria, Modelos, 4ªed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa LeGates, R.; Stout F. (Eds) (2016), The City Reader (6th ed.), Oxford and New York: Routledge Fainstein, S and DeFilippis, J. (2016 ) Readings in Planning Theory (4th Ed.), Chichester: Wiley Blackwell Costa, J. (coord.) (2005), Compêndio de Economia Regional, APDR, Coimbra CE (2011), Cidades de Amanhã: Desafios, visões e perspectivas. Bruxelas, Outubro de 2011 (Cities of tomorrow - Challenges, visions, ways forward) Benko, G. (1999), A Ciência Regional, Celta, Oeiras

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bibliografia complementar será indicada para cada aula. - Zukin, Sharon (2010). Naked city: the death and life of authentic urban places, Oxford ; New York : Oxford University Press - Zukin, Sharon (1995). The Cultures of Cities, Cambridge / Oxford: Blackwell - Wheeler, S; Beatley, T. (eds.) (2014) Sustainable Urban Development Reader (3rd ed.), Routledge - Wirth, L. (1938), 'O urbanismo como modo de vida', in O. VELHO, O fenómeno urbano, Rio de Janeiro: Zahar, 1979, pp. 90-113 - VVAA (2015) Revista rossio. estudos de Lisboa nº 5 (dossier "A Projeção de Lisboa. Utopias, visões e estratégias para uma cidade em movimento perpétuo", coord J. Seixas), Setembro 2015, http://issuu.com/camara_municipal_lisboa/docs/rossio_5_issuu - VVAA (2014) Revista rossio. estudos de Lisboa nº 4 (dossier "Olhar a cidade à luz da revitalização", Coord P. Costa), Dezembro 2014, http://issuu.com/camara_municipal_lisboa/docs/rossio_4_simples - Storper, M.( 2014). "Governing the Large Metropolis", Territory, Politics, Governance, Volume 2, Issue 2, 115-134 - Storper (2013), Keys to the City: How Economics, Institutions, Social Interaction, and Politics Shape Development, Princeton: Princeton University Press - Storper, Michael (1997), The Regional World: Territorial development in a Global Economy, The Guilford Press, New York / London - Soja, E. (2000), Postmetropolis: Critical Studies of Cities and Regions, Wiley-Blackwell - Simmel, G. (1902), 'A metrópole e a vida mental', in O. VELHO, O fenómeno urbano, Rio de Janeiro: Zahar, 1979, pp. 11-25Scott, Allen J. (2014) "Beyond the Creative City: Cognitive-Cultural Capitalism and the New Urbanism", Regional Studies, 48:4, 565-578 - Short, John R. (1996), The Urban Order: An Introduction to Cities, Culture and Power, Blackwell, Oxford - Scott, Allen J. (Ed.), (2001), Global City-Regions: Trends, Theory, Policy, Oxford University Press, Oxford - NewYork - Scott, Allen J. (2008), Social Economy of the Metropolis. Cognitive-Cultural Capitalism and the Global Resurgence of Cities, Oxford: Oxford University Press - Sassen, Saskia (2000), Cities in a World Economy, 2nd Edition, Pine Forge Press, California - Sassen, S. (1991), The Global City: New York, London, Tokyo, Princeton University Press, Princeton - New Jersey - Rémy, Jean e Liliane Voyé (1992), A cidade: rumo a uma nova definição?, Ed. Afrontamento, Porto, 1994 - Portas, N., Domingues, A., e Cabral, J. (coord.) (2003), Políticas Urbanas - Tendências, estratégias e oportunidades, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa - Mumford, L. (1961), The city in history : its origins, its transformations, and its prospects, Penguin Books - Miles, M; Hall, T.; Borden, I (Eds) (2004) The City Cultures Reader (2nd Ed.), Routledge - Moulaert, F., Sekia, F. ( 2003), Territorial Innovation Models: A Critical Survey. Regional Studies, 37(3): 289-302. - Marques, T. Sá (2005), Portugal na transição do século: Retratos e dinâmicas territoriais; Porto: Afrontamento - Lefebvre, H. (1991[1974]) The Production of Space. Oxford: Blackwell - Lees, L.; Slater, T.; Wyly, E. (Eds) (2010), The Gentrification Reader, Routledge - Landry, C. (2000), The Creative City: a toolkit for urban innovators. London: Comedia / Earthscan - Hall, Peter (2014) Cities of Tomorrow: An Intellectual History of Urban Planning and Design Since 1880, 4th Edition, Wiley-Blackwell - Hall, Peter (2002) Urban and Regional Planning (4th Ed.), Routledge - Hall, Peter (1998), Cities in Civilization. London: Pantheon - Ferrão, João (2013). "Governança, Governo e Ordenamento do Território em Contextos Metropolitanos" in Ferreira, A.; Rua, J; Marafon G. J.; Pinheiro da Silva A.C: (Org.), Metropolização do Espaço: Gestão Territorial e Relações Urbano-Rurais, Editora Consequência, Rio de Janeiro, pp. 255-281. - Ferrão, João (2011) O ordenamento do território como política pública, FCG, Lisboa - Fernandes, J. A. R. e Sposito, M. E. B. (Org.), A nova vida no velho centro nas cidades portuguesas e brasileiras, Porto: FLUP/CEGOT - Crevoisier, O., & Jeannerat, H. (2009). Territorial knowledge dynamics: from the proximity paradigm to multi-location milieus. European Planning Studies, 17(8), 1223-1241. - Birch, E. (Ed.) (2009), Urban and Regional Planning Reader, Oxford: Routledge - Benko, G., Lipietz, A. (orgs.) (1994 (1992)), As regiões ganhadoras - Distritos e redes: os novos paradigmas da geografia económica, Celta, Oeiras - Baptista, A. M. (2001), "Cidades, urbanização e economia em contexto de globalização", in Reis, J. e Mª I. Baganha (orgs.) A economia em curso: contextos e mobilidades, Edições Afrontamento, Porto, pp. 223-247

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16