Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01743
Acrónimo :
01743
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer a história da cidade atendendo às principais transformações do espaço urbano, dinâmicas sociais, principais atores e vivências entre os meados do séc. XVIII e o final do séc. XX. Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver competências críticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Compreender as principais transformações do espaço urbano e as dinâmicas sociais da cidade entre meados do séc. XVIII e o final do séc. XX, nomeadamente: a) diferentes conceções do espaço urbano, do espaço público, e transformação da arquitetura; b) o processo de metropolitanização oitocentista, os problemas e utopias associados à industrialização e aos novos ideais sanitários, o projeto urbano do Movimento Moderno e à sua crítica; c) alteração das imagens e representações das cidades e o seu peso na política urbana e na transformação do tecido urbano; d) os casos de estudo analisados; e) as dinâmicas dos grupos e as interações sociais desenvolvidas; f) os dilemas da manutenção da ordem pública e segurança na cidade; g) a ?questão social? e a diversidade de respostas que suscitou. Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver competências críticas pela discussão de fontes, textos teóricos e elaboração de um ensaio final.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Transformações do espaço urbano (sécs. XVIII -XX) 1) A cidade e as suas representações no contexto do Iluminismo. A Reconstrução de Lisboa: morfologia urbana, arquitetura e tratamento dos espaços públicos. 2) O processo de Metropolitanização oitocentista. Paris. 3) Representações da cidade industrial e sanitária vs. o ideal metropolitano. O socialismo utópico e os desenvolvimentos do urbanismo no final do final do século. Estudos de caso: Barcelona e Lisboa. 4) O projeto urbano do Movimento Moderno. Morfologia urbana, arquitetura e tratamento dos espaços públicos. 5) Da recuperação das formas históricas à cidade espetáculo. Perceção, conceção e vivências do espaço. II. Atores e vivências urbanas (sécs. XVIII-XX) 1) Industrialização, urbanização e dinâmicas da população. 2) Interações e conflitos: elites urbanas vs classes populares urbanas. 3) Os dilemas da segurança: norma e ordem no espaço público urbano. 4) A «questão social» na cidade. 5) Identidades e sociabilidades urbanas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos desta uc fundamentam-se na disponibilização, sistematização e análise de dados fundamentais para o conhecimento e a compreensão das principais transformações das cidades entre meados do séc. XVIII e o final do séc. XX. Coerentemente, os conteúdos programáticos foram estruturados em dois domínios fundamentais de análise: 1) a transformação do espaço, analisável a partir da equação da morfologia urbana, da arquitetura, do espaço público e do modo como foram sendo projetados e representados nos diferentes períodos; 2) os atores e as vivências urbanas, observados em eixos que abrangem as questões das interações sociais, da pressão industrial, dos dilemas da segurança, das identidades e das formas de sociabilidade. Ancorados em casos de estudo, os conteúdos programáticos adequam-se plenamente aos objetivos da uc.

Avaliação / Assessment


A avaliação final contempla a preparação e participação nos debates realizados nas aulas (20%) e na elaboração de um ensaio escrito final individual (80%) apresentado e discutido em aula.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas teóricas asseguradas pelas docentes, apoiadas pela análise e discussão de textos e pela apresentação e discussão dos ensaios finais individuais, em regime de seminário, relacionados com os conteúdos programáticos e entregues no final do semestre pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática que combina sessões expositivas com sessões de discussão dos textos e conteúdos referenciados nas sessões teóricas. Estes seminários visam o envolvimento e a participação activa dos alunos no debate de fontes e textos indicados pelas docentes. Pretendem igualmente discutir a construção dos trabalhos individuais finais. Contribui-se deste modo para cimentar os conhecimentos adquiridos e para o desenvolvimento de competências críticas e de investigação

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de ensino / aprendizagem e o processo de avaliação poderão sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


VAZ, Maria João (2014), O crime em Lisboa. 1850-1910, Lisboa, Tinta-da-China. PIÑOL, J-L. (1991), Le monde des villes au XIX siècle, Paris, Hachette. PETIT, J-G. e Y. Marec, dir. (1996), Le social dans la ville. 1750-1914, Paris, Ed. de l?Atelier. KALIFA, D. (2005), Crime et culture au XIXe siècle, Paris, Perrin. HARVEY, David (2003), Paris, Capital of Modernity. New York and London: Routledge GREEN, N. (1990), The Spectacle of Nature. Manchester: Manchester University Press. FORTUNA, C., org. (1997), Cidade, cultura e globalização.Oeiras: Celta. FARGE, A. (1986), La vie fragile. Violence, pouvoirs et solidarités à Paris au XVIIIe siècle, Paris, Hachette. CHOAY, F. (1965), L?urbanisme, utopies et réalités. Paris: Seuil. BOYER, M.C. (1994), The City of Collective Memory. Massachusetts: MIT. BERGDOLL, B. (2000), European Architecture 1750-1890. Oxford: University Press. BENJAMIN, W., (1989) Paris Capitale du XIX Siècle. Paris: Ed. du Cerf.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16