Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01744
Acrónimo :
01744
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


- Fornecer o quadro de reflexão e pesquisa científicas que apontam para a centralidade do consumo, da cultura e da qualidade de vida, na atual fase de desenvolvimento urbano das cidades de tipo europeu. - Capacitar os estudantes com ferramentas conceptuais e metodológicas que permitam o enriquecimento da formação de 2º ciclo, ao nível do enfoque multidisciplinar sobre consumo, cultura e qualidade de vida no contexto dos processos de urbanização.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Capacidade para formular um quadro de reflexão sobre os enfoques multidisciplinares de abordagem da centralidade do consumo, cultura e qualidade de vida, na actual fase de desenvolvimento das cidades. - Domínio de algumas ferramentas de operacionalização de conceitos e aplicações metodológicas, sobre aquelas temáticas, em contextos profissionais e/ou de prosseguimento de estudos pós-graduados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Cidades e Consumo 1.1. Consumo como eixo estruturador das economias e da vida urbana 1.2. Crescimento urbano e ?retail apparatus?: processos, fases, espaços e práticas 1.3. Mudança urbana e padrões de consumo: aspetos metodológicos e estudos de caso 2. Cultura, consumo urbano e desenvolvimento 2.1. Cidade, cultura, criatividade: questões conceptuais e metodológicas; 2.2. Actividades culturais e território 2.3. Cultura, dinâmicas criativas e espaço urbano; 2.4. Actividades culturais e revitalização urbana 2.5. Formas de governança e governação: políticas culturais, desenvolvimento territorial e criatividade urbana. 3.Qualidade de vida e desenvolvimento urbano 3.1. Contexto do surgimento da temática da qualidade de vida e da qualidade de vida urbana 3.2. As várias abordagens da qualidade de vida 3.3. Metodologias de diagnóstico e avaliação da qualidade de vida.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A crescente centralidade da cultura e do consumo coloca o tema da qualidade de vida como variável fundamental dos actuais modelos de cidade e das políticas urbanas. A unidade curricular tem como objectivos: a) fornecer o quadro de reflexão e pesquisa científicas que apontam para a centralidade do consumo, da cultura e da qualidade de vida, nas actuais cidades de tipo europeu; b) capacitar os estudantes com ferramentas conceptuais e metodológicas que permitam o enriquecimento da sua formação, ao nível do enfoque multidisciplinar sobre consumo, cultura e qualidade de vida no contexto dos processos de urbanização. Os três módulos permitem cerzir a coerência entre os respectivos conteúdos e os objectivos de focagem na centralidade do consumo, cultura e qualidade de vida, relacionamento entre aquela centralidade e a mudança urbana, fornecimento de ferramentas conceptuais e metodológicas e abordagem multidisciplinar, com aplicação específica aos conteúdos da unidade curricular.

Avaliação / Assessment


Elaboração de 3 ensaios individuais, um por módulo, associado a um dos temas abordados no módulo (e acordado com o docente), no qual será requerida a aplicação dos conhecimentos mobilizados no módulo (e na bibliografia de suporte respetiva) ao estudo de um caso empírico concreto. Cada ensaio terá no mínimo 3 páginas e no máximo 4, excluindo bibliografia, fontes, imagens, etc. Cada ensaio terá um peso de 1/3 na avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino consiste na combinação de uma componente expositiva e de discussão dos quadros teórico-conceptuais previstos nos conteúdos programáticos da unidade curricular, com uma componente de apresentação e discussão de materiais de pesquisa e instrumentos metodológicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tanto a metodologia de aulas como o sistema de avaliação propostos, ao assentarem na combinação de uma componente expositiva e de discussão dos conteúdos programáticos, com uma componente prática de trabalho de recolha e apresentação de materiais de pesquisa, adequam-se, coerentemente, aos objectivos da unidade curricular. Por um lado ao objectivo de fornecer o quadro de reflexão e pesquisa científicas que apontam para a centralidade do consumo, da cultura e da qualidade de vida, na actual fase de desenvolvimento urbano das cidades de tipo europeu. Por outro lado, ao objectivo de capacitar os estudantes com ferramentas conceptuais e metodológicas que permitam o enriquecimento da sua formação, ao nível do enfoque multidisciplinar sobre consumo, cultura e qualidade de vida no contexto dos processos de urbanização. Aquela metodologia de ensino e de avaliação de conhecimentos afigura-se, ainda, como adequada para a aquisição de competências que capacitem os alunos para formularem um quadro de reflexão sobre os enfoques multidisciplinares de abordagem dos temas da unidade curricular, e para o domínio de algumas ferramentas de operacionalização de conceitos e aplicações metodológicas, sobre aqueles temas, em contextos profissionais e/ou de prosseguimento de estudos pós-graduados.

Observações / Observations


(...)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Zukin, Sharon(1995) The Cultures of Cities,Oxford: Blackwell. -Sirgy,Joseph et al, (2003), Advances in Quality of life: theory and research, Klumer Academic Publishers -Scott,A. J.(2000) The Cultural Economy of Cities,London :age. -Rodrigues, Walter (2010) Cidade em Transição,Lisboa: Celta Editora. -Miles, Steven e Malcolm Miles (2004) Consuming Cities, Nova Iorque: Palgrave Macmillan. -Jaine, Mark; (2005) Cities and Consumption,Londres: Routledge. -Craglia,Max,(2000)Evaluating the Quality of life in European Regions and Cities: theoretical conceptualization, classical and innovative indicators, COR Studies, European Comission de Ciências Sociais. -Costa, P. (2007) A Cultura em Lisboa: competitividade e desenvolvimento territorial, Lisboa: Imprensa Cheltenham: Edward Elgar. -Cooke, P. and L. Lazzeretti (orgs.) (2007) Creative Cities, Cultural Clusters and Local Development, -Clarke, David B. (2003) The Consumer Society and the Postmodern City, Londres: Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Ransome, Paul (2005), Work, consumption and culture - affluence and social change in the twenty-first century, London: Sage. - OECD (2005), ?Culture and Local Development?, Paris: OECD - Landry, Charles (2000), The Creative City ? A toolkit for urban innovators, Comedia, EarthScan, London. - Camagni, R., Mailat, D., Matteaccolli, A. (Eds.) (2004), Ressources naturelles et culturelles, milieux et développement local. Neuchatel: EDES - Bauman, Zigmunt (2007), Consuming life, Cambridge: Polity Press. - Bauman, Zigmunt (1998), Work, comsumerism and the new poor, Buckingham: Open University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16